Testosterona Baixa? Entenda como melhorar a Testosterona Naturalmente

Entenda Como Aumentar a Testosterona Naturalmente

Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia para aumentar a testosterona de forma natural? E, afinal, será que realmente é possível elevar os níveis de testosterona naturalmente?

O profissional Leandro Twin CREF 128544 G/SP, especialista em treinos e consultor em dietas, defende que é possível aumentar a testosterona naturalmente.

Baseado em evidências científicas e com grande experiência com seus alunos de musculação, o professor Twin, alerta sobre o uso de alguns suplementos que apesar de prometerem desempenho em alguns casos não farão diferença e ressalta que o uso de anabolizantes na verdade pode diminuir a produção de testosterona.

Antes de entender como aumentar a testosterona naturalmente, é importante entender como ela é produzida, suas funções, o que diminui sua produção dentre outros tópicos importantes.

 

Como é produzida a Testosterona

 

A testosterona é produzida no corpo do homem e em menor quantidade no corpo da mulher.

Esta produção começa em uma parte do cérebro que é o hipotálamo.

O hipotálamo estimula a hipófise (glândula do cérebro) a liberar o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH).

No corpo do homem, o LH chega aos testículos, onde estão as células de Leydig, responsáveis por  produzir a testosterona.

Nas mulheres o LH chega aos ovários onde é produzida a testosterona além dos hormônios progesterona e estriol.

Depois da testosterona ser produzida, ela chega à corrente sanguínea e fica biodisponível para ser usada pelo organismo em funções como regular as características sexuais secundárias, aumentar o ganho de massa magra e regular a libido.

Whey Protein Growth

 

Consequências de níveis Baixos de Testosterona

 

Os homens e mulheres são afetados com problemas de saúde e perda de qualidade de vida quando a testosterona tem níveis baixos.

 

Sintomas de Baixa Testosterona nos Homens

  • Queda da libido;
  • Perda de massa muscular e óssea;
  • Depressão;
  • Alterações de humor;
  • Queda de cabelo.

 

Sintomas de Baixa Testosterona nas Mulheres 

  • Baixa libido;
  • Fadiga;
  • Perda de massa magra e óssea.

 

Em um estudo realizado no Reino Unido por Marriott e colaboradores, foi investigada a relação entre níveis baixos de testosterona e maior incidência de demência em homens idosos.

Neste estudo, os resultados apontaram que houve mais casos de demência no grupo de homens que tinham um nível mais alto de SHBG e mais baixo de testosterona.

Apesar destes resultados, a conclusão foi de que é preciso mais estudos para certificar esta relação entre declínio cognitivo em idosos e baixos níveis de testosterona.

 

Como Aumentar a produção de Testosterona Naturalmente

 

(Leandro Twin via YouTube)

 

Fatores que Diminuem a Produção de Testosterona

 

O déficit na produção de testosterona pode acontecer em qualquer idade.

O professor Leandro Twin, baseado em sua experiência e em evidências científicas, alerta para  fatores que prejudicam a produção hormonal, independentemente de ser homem ou mulher.

Entre os principais, estão:

 

Excesso de Exercícios FísicosO overtraining provoca estresse no organismo, diminuindo a testosterona.


Privação de Sono
Dormir mal afeta diretamente a regulação hormonal.


Má Alimentação
– Dietas desequilibradas, pobres em nutrientes essenciais, prejudicam a produção hormonal.


Deficiência de Zinco
– Este mineral é fundamental para a síntese da testosterona.


Sobrepeso
– Os adipócitos (células de gordura) secretam estradiol diminuindo a testosterona.


Baixo Peso
– Extremos de peso corporal afetam negativamente os níveis hormonais.


Uso de Anabolizantes
– O uso dessas substâncias sinaliza para o corpo parar a produção natural do hormônio.


Deficiência de vitamina D
Esta vitamina é fundamental para a produção hormonal.

 

Além destes fatores abordados que contribuem com a queda da produção de testosterona, segundo estudos ainda existem patologias que também prejudicam a produção hormonal como diabetes e doenças que afetam o hipotálamo como tumores.

Para aumentar a testosterona naturalmente é preciso ajustar a rotina dos treinos, melhorar a alimentação e ter uma boa qualidade de sono, mas não basta ter apenas uma alta produção da testosterona, é preciso também que este hormônio esteja biodisponível.

 

Diferença entre produção de testosterona total e testosterona livre (biodisponível)

 

Com base no vídeo o professor Leandro Lima ressalta que quando falamos sobre testosterona, é importante entender que a quantidade produzida pelo corpo (testosterona total) é diferente daquela que será utilizada, na verdade a testosterona livre é que realmente estará disponível para o corpo usar.

A maior parte da testosterona produzida se liga a uma proteína chamada Globulina Ligadora de Hormônios Sexuais (SHBG), esta proteína serve como um transportador e ao se ligar na proteína, a testosterona a maior quantidade de testosterona se torna indisponível.

Whey Protein Growth

Leia também:

Tudo sobre Testosterona

Lista dos Top 10 Fármacos para Secar (emagrecer)

Lista dos Top 10 Fármacos para Ganhar Massa Muscular

A Importância do sono para Aumentar a Testosterona

Dra. Samira: 5 exercícios para Aumentar a Testosterona

Lista dos melhores Alimentos que Aumentam a Testosterona

Sobra uma pequena porcentagem da testosterona que circula livremente, sem a SHBG.

Essa é a testosterona livre (biodisponível) que se liga a receptores das células para desempenhar suas funções.

Existem alguns medicamentos que aumentam a quantidade de SHBG como alguns tipos de diuréticos, a metformina (usado para diabetes tipo 2) e o tamoxifeno (usado em casos de câncer de mama).

 

O que isso significa?

 

Quando os níveis de SHBG são muito altos, sobrará mais proteína que se ligará a mais testosterona, diminuindo a testosterona livre.

Isso significa que, mesmo com a produção de testosterona total normal, podem surgir sintomas de deficiência do hormônio, pois a quantidade disponível para o corpo usar é baixa.

Por isso, apenas o exame de testosterona total não é suficiente para um diagnóstico, pois a testosterona livre é um indicador mais preciso da função hormonal do que a testosterona total.

Além do exame de testosterona total e livre, existe também o exame para detectar se a SHBG está alta, tendo este tipo de informação é possível tomar medidas para aumentar a produção de testosterona naturalmente.

 

Para finalizar…

É possível aumentar a produção de testosterona naturalmente a partir de mudanças de hábitos alimentares, tendo uma alimentação equilibrada e rica em minerais como o zinco, melhorando a qualidade do sono, diminuindo o estresse, tendo uma rotina adequada de exercícios físicos sem exageros, principalmente exercícios de força.

Além destas medidas, existem alguns suplementos que também podem ajudar, mas para acertar qual o melhor é preciso consultar um nutricionista ou médico.

Leia também:

Tudo sobre Testosterona

Lista dos Top 10 Fármacos para Secar (emagrecer)

Lista dos Top 10 Fármacos para Ganhar Massa Muscular

A Importância do sono para Aumentar a Testosterona

Dra. Samira: 5 exercícios para Aumentar a Testosterona

Lista dos melhores Alimentos que Aumentam a Testosterona

Segundo um estudo publicado por Clemesha e colaboradores em 2022, sobre a eficácia dos suplementos para aumentar a testosterona, há controvérsias.

Suplementos como ZMA, feno grego e tribulus terrestris, por exemplo, não mostraram resultados consistentes.

Ter uma boa qualidade na alimentação, descanso adequado, boa prática de exercícios físicos e evitar consumir suplementos que não tenham eficácia são medidas que beneficiam tanto para aumentar a produção de testosterona naturalmente como melhora a qualidade de vida.

 

Referências

Marriott RJ,et al.. Lower serum testosterone concentrations are associated with a higher incidence of dementia in men: The UK Biobank prospective cohort study. Alzheimers Dement. 2022 Oct;18(10):1907-1918. 

Clemesha CG, Thaker H, Samplaski MK. ‘Testosterone Boosting’ Supplements Composition and Claims Are not Supported by the Academic Literature. World J Mens Health. 2020 Jan;38(1):115-122. 

Hall SA, Araujo AB, Esche GR, Williams RE, Clark RV, Travison TG, et al. Tratamento da deficiência androgênica sintomática: resultados da Pesquisa de Saúde Comunitária da Área de Boston. Arch Intern Med. 2008

Mulhall JP, Trost LW, Brannigan RE, Kurtz EG, Redmon JB, Chiles KA, et al. Avaliação e tratamento da deficiência de testosterona: diretriz da AUA. J Urol. 2018.

 

Whey Protein Growth
Artigo anterior7 Exercícios para Antebraços (Sequência completa para Hipertrofia)
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui