Cuidado com o consumo excessivo de Sucos

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

consumo excessivo de SucosMuitos dos alimentos que consumimos são alvo de grande publicidade como sendo “saudáveis”, “fitness”, ou que ajudam a emagrecer. Pois bem, muitos não passam de pura enganação! Pensando nessa questão vou falar um pouco sobre os sucos.

Desde franquias de sucos, empresas de dietas prontas, redes de lanchonetes e até muitos profissionais de saúde nos passam a mensagem de que os sucos são 100% saudáveis e que emagrecem, mas isso não está nem perto de ser verdade.

A sacarose é um dos principais açúcares das frutas e é formada por uma molécula de glicose e uma de frutose. Quando ingerimos a fruta inteira, além da água e açúcares, ingerimos muitas fibras que acabam diminuindo a absorção dos açúcares da fruta (menor o pico de insulina) e também aumenta muito a saciedade.

Quando esprememos a fruta, tiramos todas as fibras e deixamos apenas a água, algumas vitaminas e muito açúcar. Nosso tubo digestivo é então inundado com essa alta concentração de sacarose, que está dividida em GLICOSE e FRUTOSE, através da ação da enzima sacarase.

A quantidade que ingerimos de glicose geralmente 20% vai para o fígado, o restante vai para o resto do corpo abastecer nossas células de energia. Ao chegar no fígado geralmente a glicose é armazenada na forma de glicogênio ou utilizada para fornecimento de energia. Quando em excesso pode sofrer reações enzimáticas e ser acumulada como gordura (menos de 1%).


Já a frutose, 100% do consumido vai para o fígado e 30% desses acabam virando gordura,seja acumulando nas células ou aumentando triglicerídeos e colesterol.

Além disso a frutose ainda é responsável por:

  • Inibir a supressão da GRELINA (hormônio que quando comemos é inibido e a fome passa);
  • Não estimula LEPTINA (hormônio que da a mensagem de saciedade ao cérebro);
  • Promove acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática);
  • Esteatose hepática deixa o fígado insensível a ação da INSULINA – aumento de ácidos graxos livres;
  • Aumenta ação do CORTISOL (hormônio catabólico para músculos e que favorece acúmulo de gordura).

 

Fique ligado, nem todos os Sucos são o o que parecem!

 

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Post AnteriorConstruindo Tríceps Trincados
Próximo PostGRAVIDEZ: Como manter ou voltar à forma após a Gestação
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu passei um bom tempo, consumindo no café da manhã, uma vitamina de frutas ,mamão ,banana, maçã, leite desnatado, mel de abelha, aveia, chia, sementes linhaça,etc.. Comia muito carboidratos, pães etc.
    Por ocasião de um check up, o meu clínico geral, perguntou se eu bebia diariamente, eu falei, que raramente bebia. Eu estava com uma esteatose hepática. O que contribuiu muito, foi o meu sedentarismo, da época.

    Voltei há 10 anos a praticar atividades físicas, com uma frequência de 5 a 6 vezes por semana. A estestose já diminuiu bastante.
    O meu café da manhã atual, como mamão, abacate, banana, aveia integral, mel, dois ovos cozidos, café e uma fatia pão integral.
    Comentando com o meu clínico, ele afirma que comer frutas cortadas, não interfere na esteatose.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui