25 set

Dia de Descanso é para quem TREINA, não para quem quer!

Descanso é para quem TREINASou um defensor incondicional do dia de descanso programado para quem treina. Para quem TREINA, isso deve ser bem frisado! Vou até explorar essa definição ‘quem treina’ para todos se avaliarem.

A pessoa que Treina:

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  • Realiza todas (ou a esmagadora maioria) das séries até a falha concêntrica com segurança e destreza;
  • Tem uma técnica de execução muito bem apurada. Digo apurada e não perfeita, por que se a pessoa treina sempre até a falha muscular, pequenos erros podem provocar grande fadiga, mas a pessoa está totalmente estruturada para lidar com isso com extrema segurança;
  • A pessoa é especialista em esgotar a musculatura alvo, não em carregar peso, feito um guindaste;
  • Bem, acredito que essa definição já poderia excluir uns 90% dos matriculados em uma academia convencional… Fazer o que, é a triste realidade.. Para quem não treina, ou seja, apenas malha (aquela musculação recreativa), na minha opinião, o dia de descanso é desnecessário.

Resumindo… DIA DE DESCANSO É PARA QUEM PODE, NÃO PARA QUEM QUER. A importância do dia de descanso já se justificaria apenas com a célebre frase: “É no descanso que crescemos”. O bombeamento ‘pumping’ provocado pelo treino ainda faz a maioria dos praticantes pensarem que estão crescendo durante a sessão. Durante o treino você não cresce! Você se desgasta! Você se consome! Você usa! É no descanso apropriado que tudo é reposto e então a musculatura usada durante os treinos, se recompõem e aumentam de tamanho! Um fenômeno já tão bem documentado ainda é negligenciado por pura teimosia.

Bem, uma justificativa que ouço bastante para pularem o dia de descanso é que se sentem bem para treinar continuamente. Bem, nesse caso tem duas coisas:

  1. A pessoa faz um treino tão submáximo (fraco) que poucos dias dão e sobram para se recuperar totalmente. Segundo, agora já é para quem treina e quer manter evoluções permanentes. Ai estamos falando de superar a estagnação. Essa ‘evolução contínua’ não se percebe de uma semana para outra, e sim a longo prazo;
  2. Quando treinamos intensamente um determinado grupo muscular, para voltarmos a treinar este, não basta apenas recuperar totalmente. É NECESSÁRIO RECUPERAR TOTALMENTE E UM POUCO MAIS! Isso para que consigamos evoluir continuamente. Então, não basta se sentir bem para treinar novamente.

Para que se entenda: quando nos recuperamos totalmente, estamos em nosso 100% de recuperação. Isso não serve! Isso apenas mantém nossa performance! Precisamos passar disso.

Estaremos prontos para treinar mais intensamente e evoluir, quando estamos 110% recuperados. Ou seja, quando você está quase totalmente recuperado, aproximadamente entre 80-100% recuperado, ainda não é hora de treinar, mas você se sente bem para treinar.

Para quem treina, os dias de descanso programados, permitem uma recuperação plena, que é peça chave para superar as barreiras de treinamento.

 

“Dia de descanso só serve para quem Treina de Verdade”

 

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