Exercício Físico na Gravidez: pode ou não ser praticado?

exercicio-fisico-na-gravidez No passado, acreditava-se que o exercício físico deveria ser evitado no período gestacional, principalmente, próximo ao termo, pois esta poderia promover o aumento da atividade uterina.

A partir da década de 90, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia reconheceu as indicações e benefícios da prática da atividade física durante o período gestacional. (ACOG, 1994).

Além do pré-natal, as estratégias implementadas ao atendimento às gestantes, conta com o trabalho de uma equipe interdisciplinar que incentiva a prática da atividade física. (BATISTA,2003).

Os benefícios para a gestante que faz atividade física atingem todo o organismo materno, reduz e previne lombalgias, aumenta a flexibilidade, diminuição do ganho ponderal, do estresse cardiovascular, refletindo em frequências cardíacas mais baixas, maior volume sanguíneo em circulação, maior oxigenação, menor pressão arterial, prevenção à trombose e varizes, além de redução do risco de diabetes gestacional. (BATISTA DC  ET  AL, 2003).

Entretanto, muitas gestantes não têm acesso ao pré-natal e a programas de atividades físicas, principalmente a população de baixa renda.

A gestação é um fenômeno fisiológico e sua evolução se dá, na maior parte das vezes, sem apresentar complicações. Porém, existe uma parcela das gestantes que por apresentarem características específicas ou por sofrerem algum agravo, apresenta maior probabilidade de evolução desfavorável, tanto para a mãe quanto para o feto. Esse grupo é chamado de gestante de alto risco, onde a vida da mãe ou do feto tem maiores chances de ser atingida por complicações.

A adaptação ao exercício físico depende da idade, estrutura corporal, tipo de exercício, ambiente, temperatura, estado de saúde e nutrição da mãe. Por esses motivos, a gestante que já faz exercícios físicos ou não deve ir ao médico ginecologista e fazer os exames necessários para iniciar um pré-natal seguro. A liberação médica é fundamental para que continue ou inicie o programa de exercícios com segurança.

 

 “O ideal é contratar os serviços de um educador físico especializado em gestantes”

 

Artigo anteriorBCAA Powder – Entendendo os benefícios para melhor recuperação e alta performance.
Próximo artigoEntenda como acelerar a Queima de Gordura
Catia Portilho
Cátia é Atleta de Powerlifting, Bacharel em Educação Física e Pós-graduada em Educação Física adaptada a portadores de necessidades especiais. Trabalha como Educadora Física, Personal Trainer e jornalista.

4 COMENTÁRIOS

  1. It is not that I want to duplicate your site, but I actually like the style. Could you tell me which design are you using? Or was it custom produced?

  2. I simply want to mention I am all new to blogging and site-building and certainly savored your website. Most likely I’m planning to bookmark your site . You absolutely come with fabulous writings. Bless you for sharing your website page.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui