09 nov

Os Shakes da Herbalife podem ser considerados uma solução ou problema?

Shake HerbalifeVerão chegando, as academias lotando e as “milagrosas” lojas de Herbalife lucrando exponencialmente. Normal, as pessoas veem naquele suplemento a solução de seus problemas, mas será mesmo?! A priori fiz uma simples busca no Google com as palavras-chave “Herbalife”, “perder” e “peso” e me veio 1.020.000 resultados. Caramba, tem muita gente sendo enganada! Logo após procurei em bases de dados relatos sobre o uso do suplemento e me apareceram alguns resultados constatando não somente a perda de peso, mas algumas patologias provindas da ingestão de Herbalife ®. E ai, vamos aos estudos?

Schoepfer e Colaboradores em seu estudo publicado no Journal of Hepatology em 2007, analisaram 10 pacientes que foram encaminhados para a pesquisa por meio de um questionário enviado pelos pesquisadores em todos os hospitais públicos suíços, onde o critério de inclusão envolvia a prevalência e resultados de hepatotoxidade pelo uso de Herbalife ®. A biópsia hepática de 7 dos 10 pacientes mostraram necrose hepática assim como colestease em 5 dos pesquisados. A avaliação da reação à droga foi classificada como certa em 2 dos pacientes, 7 deles prováveis, e 1 dos mesmos com possível caso confirmado. Concluíam então, que a série de casos analisados implicariam no uso do Herbalife ® e a toxicidade hepática pode ser considerado um problema grave.

Em outro estudo, Elinav e Colaboradores (2007) foi notado um crescente uso indiscriminado de produtos que não apresentavam todos os ingredientes na embalagem e em 2004, com a identificação de novos 4 casos de hepatite aguda, a associação foi novamente ao uso de Herbalife ®. No total, 12 pacientes com lesão hepática que consumiam o suplemento foi objeto de estudo dos pesquisadores. Os resultados das biópsias do fígado mostraram em um deles cirrose biliar primária e outro com hepatite B, assim como lesão hepática ativa, inflamação portal com um grande número de eosinófilos e outras consequências causadas nos hepatócitos. Entre os pacientes, um deles desenvolveu insuficiência hepática sub-fulminante e outros dois, insuficiência hepática fulminante. Dentre os casos de hepatite, após tentativas em pacientes, um deles veio à óbito por complicações após transplante e três deles, continuaram com o consumo de Herbalife ® após o estudo, quando as enzimas hepáticas já se encontravam normalizadas, surgindo com isso, o segundo surto de hepatite. O estudo mostrou que a ingestão de Herbalife ® foi associada à hepatite aguda em pacientes que já sofrem da doença hepática inicialmente.

Stickel e Colaboradores (2009) relatam que, as circulação de relatos das lesões hepáticas oriundas do consumo de Herbalife ® resolveram aferir dois pacientes que apresentaram hepatite colestática e cirrose, e foram descartadas causas decorrentes do uso de álcool e drogas sintéticas, neoplasias e doenças hepáticas virais. Porém, os pacientes confirmaram que consumia em longo prazo o suplemento Herbalife®. Com essas informações, os pesquisadores através de procedimentos laboratoriais examinaram se haveria contaminação microbiana e o resultado, mostrou a identificação das bactérias gram positivas Bacillus subtilis. Os exames da biópsia dos indivíduos não mostraram hipersensibilidade à drogas, e não havia contaminação com produtos químicos ou metais pesados. Assim, presume-se que o uso crônico de Herbalife ® no qual mostrou um crescimento de Bacillus subtilis, resultou em uma hepatotoxicidade nos dois pacientes do referido estudo.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Manso e Colaboradores (2011) ponderaram em publicações anteriores associadas a relatos de hepatotoxidade com o uso de produtos da Herbalife ®. Os relatos resultaram em 20 notificações de indivíduos com danos hepáticos, com 12 destes carecendo de hospitalização. Os danos nos hepatócitos eram vistos em 9 dos pacientes, com valores de bilirrubina indicando a icterícia e um deles, ainda desenvolveu cirrose. Porém, neste estudo não houve identificação de qualquer ingrediente hepatotóxico conhecido. Mas, os resultados suportam ainda possíveis patogêneses decorrentes de um provável uso de Herbalife ®, pondo em risco a segurança do fígado com a ingestão deste suplemento dietético.

Assim como Chen e Colaboradores (2010) relataram casos com pacientes que sofreram lesões hepáticas aguda, induzida por uma perda de peso decorrente do uso de suplementos dietético contendo ervas. Dentre os 3 pacientes relatados, 1 utilizou um suplemento Hydroxycut ® e os outros 2 tomaram Herbalife ®. O resultado foi comprovado após biópsias hepáticas e se notou através do corte histológico, lesões induzidas por drogas onde as pacientes relataram o consumo de Herbalife ® para a perda de peso, assim como outra paciente que divulgou fazer uso do mesmo a 4 meses, com vários produtos da linha Herbalife ® nas formas de chás, comprimidos e shakes.

Desta forma, foi visto que o suplemento Herbalife ® não é o mais adequado para a perda de peso, pois em todos os estudos foram notados hepatotoxidade e até mesmo, a contaminação de uma bactéria gram-positivo Bacillus subtilis que é uma das causadora de inflamações nos hepatócitos. O problema evidenciado em muitas pessoas, são as mudanças drásticas que realizam no consumo alimentar em busca da perda de peso, e muitas vezes, as escolhas são “produtos milagrosos” que na verdade não trazem resultado algum e normalmente,  deixam sequelas nos indivíduos. Por isso, procure um nutricionista para adequar sua alimentação de acordo com seus objetivos.

 

Referências Bibliográficas

Chen, G. C. Ramanathan, V. S.; Law, D.; Funchain, P.;  Chen, G. C.; Francês, S.;  Shlopov, B.; Eysselein, V.;  Chung, D.; Reicher, S.;  Pham, B. V. Acute liver injury induced by weight-loss herbal supplements. World J. Hepatol., v. 2, n. 11, p. 410-15, nov., 2010.

Elinav, E.; Pinsker, G.; Safadi, R.; Pappo, O.; Bromberg, M.; Anis, E.; Keinan-Boker, L.; Broide, E.; Ackerman, Z.; Kaluski, D. N.; Lev, B.; Shouval, D. Association between consumption of Herbalife® nutritional supplements and acute hepatotoxicity. Journal of Hepatology, v. 47, n. 4, p. 514-20, oct., 2007.

Manso, G.; López-Rivaz, L.; Salgueiro, M. E.; Duque, J. M.; Jimeno, F. J.; Andrade, R. J.; Lucena, M. I. Continuous reporting of new cases in Spain supports the relationship between Herbalife® products and liver injury. Pharmacoepidemiology and Drug Safety, v. 20, n. 10, p. 1080-87, oct., 2011.

Stickel, F.; Droz, S.; Patsenker, E.; Bogli-Stuber, K.; Aebi, B.; Leib, S. L. Severe hepatotoxicity following ingestion of Herbalife® nutritional supplements contaminated with Bacillus subtilis. Journal of Hepatology, v. 50, n. 1,p. 111-17, jan., 2009.

Schoepfer, A. M.; Engel, A.; Fattinger, K.; Marbet, U. A.; Criblez, D.; Reichen, J.; Zimmermann, A.; Oneta, C. M.; Herbal does not mean innocuous: Ten cases of severe hepatotoxicity associated with dietary supplements from Herbalife® products. Journal of Hepatology, v. 47, n. 4, p. 521–26, oct., 2007.

 

Salvar

Salvar






DICAS RELACIONADAS


10 comentários em “Os Shakes da Herbalife podem ser considerados uma solução ou problema?

  1. Eu usei e me ajudou a emagrecer um pouco. Contudo, contribuiu para levar a esteatose moderada para grave e hoje estou proibida pela minha nutrologa de consumir qualquer tipo de suplemento do tipo “shake”. Por orientação nutricional, no pós treino, somente Fortifit, se necessário.

  2. Fiz uso de Shake por um ano, onde mantive meu peso. O problema que eu via, é que no meu caso eu substituía o almoço, dessa forma ás 14h já estava com muita fome. Acredito que a substituição da janta e não almoço teria tido um melhor resultado.
    Particularmente eu gostava, porém não sei se o mesmo provocou algum problema, pelo menos naquele período não foi perceptível.

    O meu ponto de vista é:
    Se for ver tudo quando é tipo de suplementos pode acarretar em problemas caso seja consumido de forma desnecessária ou abusiva.
    Li uma vez que a DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO ESTA NA DOSAGEM, dessa forma penso que se for utilizado com moderação não teríamos problemas.
    Mas para finalizar acredito que a orientação de um Nutricionistas seria a melhor escolha para quem precisa reduzir peso.

  3. Utilizo os produtos a 16 anos, sou formado em Engenharia de Alimentos. Noto uma grande melhora nos meus indices de energia e disposição, mantenho meu peso e não tenho qualquer problema hepático ou outro qualquer, minha saúde é impecável.

    Acredito que você devia se informar um pouco melhor e ler outros artigos como os do Jornaul of Obesity por exemplo, você seguiu uma linha única mostrando apenas um lado da moeda, procure o outro. Como você é um “formador de opinião”, sugiro que seja imparcial e leve apenas a mensagem aos leitores. E sobre a Herbalife, lhe pergunto, se fosse dessa maneira e os produtos de fato não trouxessem benefícios e sim apenas malefícios, será mesmo que seriam comercializados em 92 paises?

    Abraço

    1. Olá Jonas Rosin, você é do mesmo grupo de estudos de Heber e Ignarro? É que estes caras publicavam artigos falando dos benefícios até serem repreendidos pela National Academy of Sciences por de alguma maneira terem “esquecido” de avisar que eram funcionarios da Herbalife quando publicaram um estudo meio que tendencioso.
      Não estou aqui defendendo que não se deve usar o suplemento, porém me mostre mais que 2 ou 3 artigos que mostrem biópsias de usuários crônicos que não tiveram esteatose hepática, cirrose, hepatite e outra lesões hepáticas. Estou aqui esperando seu comentário. Posso te passar o nome de alguns caras que não entendem quase nada de suplementação e não defendem o uso do mesmo alegando em seu artigos e posts os mesmos casos e até outros como Dr. Paulo Gentil, Dr. Bruno Fischer, Cleydson Sobral, Guto Galamba e por ai vai… Abraço.

  4. Ola Eduardo, achei bem informativo! Me diz uma coisa com relação aos outros shakes que tem no mercado, como o linea shake, o diet way, diet shake etc será que eles causam o mesmo efeito que esse da herbalife?

  5. Bom, como você disse a herbalife faz mesmo muuuuuuito mal, mas no caso foi pra minha gordurinha localizada a mais, pra minha anemia, pra minha indisposição… uso há anos e claro que conheço outros q como eu usam há muito tempo e que estão em perfeita saúde! Logico q há quem tome de forma errônea, mas não podemos culpar uma empresa por causa de algumas pessoas… Enfim, boa noite e experimente o produto pra conhecer, eu também tinha preconceito e hoje sou apaixonada!

    1. Não há argumentos contra a ciência, não me contento com “em mim funciona” ou “não tive problemas”.
      Junte pesquisadores e faça um relato de caso.
      Abraço!

  6. Olha gente, para perder peso nada mais que uma boa alimentação e treino físico, bom sono e cuca fria o resto é só para ganhar dinheiro…

  7. A empresa Herbalife atua em mais de 90 paises, todos eles tendo de passar por um rigoroso
    teste de saúde, sendo uma equipe de varios médicos nutricionistas, entre outros, muito bem
    formados (ANOS E ANOS DE ESTUDOS E ESPECIALIZAÇÃO) e qualificados para poderem
    liberar o uso e comércio dos produtos para todas as MILHÕES DE PESSOAS daquele devido
    país.
    Acho até meio engraçado algumas pessoas que se dizem nutricionistas que recém se formam
    e dizem que os produtos da Herbalife fazem mal.
    Use o produto corretamente, fale depois.
    A equipe médica dos produtos da Herbalife tem uma capacidade EXTREMAMENTE maior inclusive
    que a equipe médica que liberou o produto no país em questão.
    São CENTENAS de médicos altamente qualificados desenvolvendo os produtos!

    *Quando eu digo ALTAMENTE QUALIFICADOS, não é exagero!
    Pois na equipe além de nomes extremamentes renomados no mundo, existe uma série de critérios
    extremamente rigidos para deixar o produto em total condição para poder beneficiar todas essas
    pessoas desses mais de 90 países!

    “Hááá mas falar é fácil, me diz alguem então “RENOMADO” da equipe da Herbalife???”

    Claro, sem problemas algum.. podemos começar com…:

    >>David Heber (CANDIDATO A PREMIO NOBEL DE MEDICINA EM 2005)

    quer mais algum…?

    >>>Louis Ignarro (VENCEDOR PREMIO NOBEL DE MEDICINA EM 1998)

    >>>Jame McManus, Janice Thompson, Kim Krumhar, Mario Rosenberg…….

    Esses são só alguns dos membros da Equipe médica de peritos da Herbalife.
    TODOS RENOMADOS CIENTISTAS E NUTRICIONISTAS, OS MELHORES DO MUNDO.

    Alguem tem noção da bobagem que é ler alguns comentários do tipo:
    “Ain Herbalife faz mal”

    Estudem anos e anos, e mais alguns anos, se tornem especialistas, não só isso.. se tornem
    o MELHOR MÉDICO DO SEU PAÍS, e TALVEZ assim consigam em algum momento uma
    INDICAÇÃO ao premio nobel. Entendem a grandeza da equipe da Herbalife?

    Depois que conseguirem tudo isso, podem falar algo de ruim.

    Vale lembrar que além dessa equipe principal da Herbalife, CADA PAÍS tem uma equipe de
    varios e varios médicos rigorosamente selecionados e capacitados também.
    No caso aqui do Brasil um dos médicos mais renomados se trata do renomado Dr. Nataniel Viuniski

    Ponham o nome dele, como todos os outros citados ai no google, e tirem suas próprias conclusões
    sobre a qualidade e veracidade dos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.