Entenda como funciona ou pelo menos como deveria funcionar um Planejamento de Treino

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Planejar - Planejamento de TreinoPlanejar uma rotina de treinamentos não é algo novo. O planejamento de um treinamento existe desde os jogos olímpicos antigos… O que??! Não acredita?? São provas disso manuais sobre planejamento e treinamento escritos por Flavius Philostratus (170-245d.C.) para atletas gregos. Esses manuais ensinavam ao leitor como treinar para uma competição e a importância da recuperação, infelizmente esta última muito negligenciada hoje em dia.

O mais interessante sobre o que citei no parágrafo anterior é que a organização da sessão de treinamento é muito semelhante a organização de um treinamento moderno. Pensando nessa premissa convenhamos que, por ser uma prática tão antiga, TREINAR SEM UM PLANEJAMENTO, sem organização, sem um método, dieta e descanso adequados, é algo pré-histórico!! Não vai te levar a lugar algum não é?! Ou talvez leve, mas você tem ideia para onde está indo?! Duvido muito…

O planejamento é provavelmente uma das ferramentas mais importantes que um treinador tem. Usando procedimentos metódicos e científicos o treinador poderá estruturar um processo de treinamento, que permitirá levar aos objetivos propostos. É uma arte baseada em ciência e por isso, lembre-se: desenhar qualquer um desenha, fazer ARTE é outra conversa…

A arte de guiar o trainee (aluno) elimina os treinos aleatórios e sem propósito, que ainda são muito utilizadas por vários treinadores digamos, mal informados. Um plano de treinamento remove conceitos inadequados como “você tem que treinar forte o tempo todo”. Nada que ocorre em um planejamento deve acontecer por acidente, respostas devem ocorrer como resultado do plano de treinamento.


Um jeito interessante de ver esse plano de treinamento é como sendo um sistema de administração da fadiga… É o que fazemos, quando é hora de treinar forte, você vai arrebentar de treinar forte, mas quando for para recuperar, aí você deve recuperar… Introduzimos um estímulo que cause uma resposta fisiológica que induza à recuperação, o que permite que o trainee se adapte àquele estímulo.

Ahhhhhhh, ta começando a entender?? Significa que, se você mandar lenha no treino todos os dias, o resultado não será tão interessante. Organização e planejamento são as chaves para o sucesso…

Para criar um plano de treinamento efetivo, o treinador estabelece um caminho de desenvolvimento de longo prazo que otimize o potencial do trainee. Para que este atinja seus resultados de longo prazo, ele é monitorado com avaliações periódicas que são interpretadas e usadas para ajustar os estímulos do treinamento.

O plano de treinamento deve evoluir de acordo com a taxa de progresso do atleta e o conhecimento continuamente em expansão do treinador…

 

 “Se você fracassa em planejar, você planeja fracassar”

 

Referência Bibliográfica:

Tudor O. Bompa. Periodização, Teoria e Metodologia do Treinamento

 

Salvar

Salvar

Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats
Chamada Grupo Whats

3 COMENTÁRIOS

    • Obrigado pelo feedback Denis!
      Com relação aos e-mails.. Na lateral direita do nosso site tem uma opção chamada “Receba novidades em seu E-mail” insira seu nome e e-mail, em breve você passa a receber informações por e-mail!
      Abraço e boas leituras!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui