METENOLONA – Para que serve, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

O que é Metenolona, como tomar
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A Metenolona é um tipo de anabólico tomado sob o nome comercial de Primobolan que antigamente era conhecido como Nibal é uma droga injetável.

É usado para aumento de força e melhoria da recuperação muscular de praticantes de exercícios pesados, pacientes com anemia ou em recuperação de cirurgias.

A prescrição desse medicamento é permitida em alguns países somente através de profissionais formados em medicina.

Que, neste caso, usam para tratamento de algumas doenças que causam perda muscular excessiva, como a AIDS, ou casos mais extremos de traumas musculares graves.

No entanto muitos atletas e fisiculturistas no mundo todo acabam usando para ciclagem, como forma de obterem ganho de massa muscular.


Acredita-se até que o esteróide ficou mundialmente conhecido após Arnold Schwarzenegger ter ficado famoso no mundo do fisiculturismo.

Neste artigo vamos entender com mais detalhes no que consiste essa substância, seus efeitos sobre o organismo e os sintomas causados pelo excedente de dosagem do esteróide metenolona.

Leia com atenção as informações compartilhadas adiante para saber mais sobre Metenolona ou Primobolan.

 

O que é Metenolona?

 

Esse medicamento é um androgênico e anabólico indicado para tratamento de anemias graves, perda muscular causada pela síndrome da imunodeficiência adquirida, traumatismos musculares, etc.

Só que no fisiculturismo e mesmo entre outros atletas ele é usado como anabolizante para desenvolver a musculatura

Na maior parte do mundo, a metenolona também é usada por praticantes de academia que desejam aumentar os músculos rapidamente.

O que é Metenolona, Benefícios, Colaterais e Como TomarÓbvio que a figura de Arnold Schwarzenegger também serviu como um tipo de propaganda para a substância.

Além disso, o medicamento reúne os benefícios de efeitos significativos com menores riscos à saúde.

Esse é um produto altamente concentrado, mas com potencial reduzido para efeitos colaterais.

Entretanto, Isso não significa que não haja efeitos colaterais pelo uso da substância, como veremos isso mais detalhadamente adiante.


Em suma, essa substância tem o potencial de ser altamente eficaz no corpo com menores riscos de problemas advindos de efeitos colaterais do primobolan.

 

Para que serve a Metenolona?

 

Normalmente, essa substância é usada para a manutenção da força muscular e da massa.

Atletas dos gêneros masculino e feminino usam a metenolona por ter menos efeitos danosos ao sistema endócrino do que outros anabolizantes esteróides.

Além disso, a substância tem bons resultados se tomada oralmente, não sendo necessária a aplicação de injeções dolorosas durante a ciclagem dos atletas.

Porém, existem cuidados que devem ser observados para o uso da substância. Entre  competidores de diversas áreas olímpicas e do esporte, os quais foram testados, acusou  doping para a metenolona.

Contudo, Metenolona é considerada como tratamento legítimo, de acordo com órgãos responsáveis pelo controle de substâncias medicamentosas, para os seguintes casos:

  1. Terapia hormonal para homens com deficiência de hormônios de androgênica comprovada por exames clínicos.
  1. Tratamento de casos de anemia aplástica que sejam responsivos a anabolizantes andrógenos.

Em alguns países, o esteróide também é liberado para uso após traumas musculares ou acidentes de alta gravidade para facilitar a recuperação e que causam estados catabólicos.

 

Benefícios

 

A metenolona age diretamente sobre o metabolismo, estimulando a fase anabólica dos praticantes de exercícios físicos.

Ajuda também na construção muscular com consequente queima de gordura, sendo tecnicamente um dos anabolizantes menos nocivos à saúde disponíveis.

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Caso seja associado a uma dieta rica em suplementação durante a ciclagem proporciona melhores resultados na construção das fibras musculares.

Além disso, como dissemos acima pode também ser usada para o tratamento de doenças sérias que têm como consequência o comprometimento das fibras musculares.

Na lista de vantagens em usar Primobolan, destaca-se:

# Causa menos efeitos colaterais que podem não ser somente indesejados mas prejudiciais à saúde;

# Tem bons efeitos se tomada oralmente, apesar de ter sua formulação de injeção subcutânea disponível. A forma oral pode ter uma meia-vida de três dias sendo consumida em uma única dose diária;

# Pode ajudar na perda de gordura corporal exigindo menores combinações de esteróides potencialmente prejudiciais ao organismo;

# Maximiza a síntese proteica, fazendo o atleta maximizar todos os benefícios da suplementação que consome, bem como seus treinos de academia;

# Não tem um efeito anabolizante para deixar “gigante” ou “monstro”, mas tem o efeito de melhorar e aumentar a massa muscular em graus esteticamente desejados por muitos atletas;

# Há também um aumento de força muscular envolvido, que pelos efeitos não exagerados da substância permite que o atleta não perca a agilidade;

# Tem efeito benéfico sobre o sistema imunológico, favorecendo não somente a recuperação muscular, mas também a manutenção da saúde a longo prazo.

 

Funções

 

Vamos falar mais especificamente sobre as funções da metenolona para o organismo.

A absorção via oral é muito rápida, já a absorção intramuscular dependerá da composição da ampola porém é geralmente mais lenta e duradoura.

Esse anabólico atua diretamente sobre o estímulo das seguintes funções no organismo:

# Sobre glândulas que atuam diretamente nas funções sexuais masculinas como a próstata;

# Aumento e crescimento muscular;

# Melhoria do sistema imunológico, permitindo uma rápida recuperação após os treinos;

# Diminuição de episódios de gripes, resfriados e doenças relacionadas ao baixo metabolismo;

# Serve também para aumentar a velocidade de recuperação muscular após cirurgias e acidentes;

# Pode ser usada para tratar doenças como a anemia causada pela falta sistêmica de glóbulos vermelhos no sangue;

# Ajuda na queima de gorduras durante os treinos e ciclagem ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade de recuperação muscular pós-treino;

# Leva a expansão muscular de maneira condizente.


Além disso, existem dosagens mais seguras que não têm efeito tão negativo sobre os órgãos internos.

Porém é preciso realizar um acompanhamento médico para poder fazer uso da substância devidamente.

É importante dizer que apesar da metenolona ser um anabolizante androgênico, ele pode ser usado por mulheres, porém, haverá alguns efeitos colaterais advindos desse tipo de anabolizante quando utilizado.

 

Sintomas de Excesso

 

Sabe-se que essas substâncias não devem ser tomada indevidamente. Há sintomas que podem ser identificados como de excesso e que talvez exijam uma regulação da dose para uma dosagem menor ou até a descontinuação.

Alguns sinais de excesso de metenolona estão relacionados:

 

Depressão e Pensamentos Suicidas

Esse tipo de sintoma pode ocorrer quando uma pessoa faz uso prolongado de altas doses da substância e para abruptamente.

Com o uso excessivo, o corpo para de produzir naturalmente a testosterona, quando o consumo da substância é interrompido o corpo pode passar por uma fase de adaptação perigosa.

Perda da libido ou do apetite sexual, também ocorre quando há uma interrupção brusca do uso, principalmente quando a pessoa vinha usando doses altas.

Outros aspectos que o excesso de metenolona pode ser evidente consistem em:

 

Aumento da Agressividade

Há estudos de casos que já ligam o uso de doses excessivas indiscriminadamente desse tipo de substância com o aumento da agressividade nos indivíduos que a tomam;


 

Problemas Cardíacos

Esse tipo de sintoma é grave e pode ser uma indicação não somente de dosagens altas de metenolona, mas também da combinação indevida com outros anabolizantes.

O coração também é um músculo, portanto o crescimento geral da musculatura também afetará estruturas musculares cardíacas.

O músculo cardíaco também que terá que trabalhar mais para bombear o sangue ao corpo afinal estará maior e mais pesado.

 

Problemas no Fígado

A grande maioria dos anabolizantes são processados no organismo através do fígado.

Portanto, se você fizer um uso a longo prazo e indiscriminado desse tipo de substância poderá ter um grave problema de fígado ligado a altas dosagens de anabolizantes.

 

Câncer

Já há estudos científicos que ligam o uso excessivo de anabolizantes ao aparecimento de determinados tipos de cânceres.

Isso não ocorre somente com outros anabolizantes mais “pesados”.

A metenolona também está incluída nessa lista apesar de ser considerada mais segura tem seus fatores de carcinogenicidade de acordo com estudos.

 

Efeitos colaterais da Metenolona

 

Neste tópico não falaremos de efeitos negativos advindos do uso indiscriminado da metenolona.

Vamos falar adiante de efeitos colaterais que podem surgir em doses consideradas seguras em pessoas que têm indicação para tomarem a substância:

 

Masculinização

Por ser um esteróide androgênico é um dos efeitos colaterais mais comuns e que pode ser observado com maior clareza em mulheres.

 

Alterações na Voz

Isso ocorre pela quantidade de testosterona e em função da masculinização advinda dessa substância no organismo.

A voz se torna mais grave e forte porque os músculos das cordas vocais também são afetados pela utilização da metenolona.

 

Queda de Cabelo

Esse é um tipo de esteroide que provoca a androgenia, por isso tende a diminuir a quantidade de cabelo em pessoas que já tenham histórico de queda capilar ou calvície na genética familiar.

 

Efeitos colaterais de origem Psicológica

 

Mudanças repentinas de humor, irritabilidade, aumento do comportamento agressivo, impulsividade, mania/hipomania, euforia, depressão ou insônia.

Esses efeitos, são de certa forma, esperados em certas dosagens e se você tiver algum episódio ligado a alterações psicológicas drásticas, a indicação é que descontinue o uso do medicamento ou diminua as dosagens.

Você poderá alcançar os resultados desejados com treino, dedicação e suplementação que não tenha tantos efeitos sobre seu organismo.

 

Ingestão

 

A indicação é que seja tomada via oral ou por injeções subcutâneas.

O nome comercial no Brasil mais usado é o Primobolan, Primobolan é um esteroide que pode ser encontrado com dosagens em via oral e injetáveis.

Sempre siga as indicações da bula ao tomar a medicação via oral de acordo com seu peso corporal e quantidade de doses diárias.

No caso do Primobolan, pode ser uma única dose ao dia, porém dependerá da indicação médica.

Ao fazer uso de injeções subcutâneas o indicado é que você procure um profissional de medicina.

Ele terá a preparação necessária para decidir a dosagem ideal e também a habilidade de fazer a aplicação nas localidades corretas.

Evitando problemas graves que também podem advir de injeções indevidamente aplicadas.

 

Para finalizar…

Neste artigo falamos sobre o anabólico metenolona, considerado um dos mais seguros para uso e também com efeitos mais leves sobre o organismo.

Mas, lembre-se:

O uso indiscriminado pode trazer malefícios à saúde que podem ser irreversíveis.

O ideal é que você sempre consulte um médico preparado para lhe orientar de forma que alcance seus resultados estéticos mantendo a sua saúde mental e física.

 

Você gostou deste artigo? Curta o nosso trabalho deixando seu like e compartilhe essas importantes informações com amigos e conhecidos que estejam usando ou querendo fazer uso da substância.

 

Referências

IRIART, J. A. B.; CHAVES, J. C.; ORLEANS, R. G. Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Caderno de Saúde Pública, v. 25, n. 4, p. 773-782, 2009.

Cecchetto F, Farias P, Silva PRP, Corrêa J. Onde os fracos não têm vez: discursos sobre anabolizantes, corpo e masculinidades em uma revista especializada. Physis (Rio J.) 2012.

Moraes DR, Castiel LD. Análise do conteúdo sobre os usos de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) em resumos de periódicos científicos e em sítios eletrônicos governamentais de seis países. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui