A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Quem treina sabe da importância da testosterona para ganho de massa muscular. O hormônio é o que traz as principais características masculinas ao corpo, como a formação de músculos, ossos mais fortes e largos e até os pelos no corpo.

No texto, vamos nos aprofundar nesse assunto e explicar de forma bem objetiva se a testosterona artificial traz ou não algum efeito relevante para esses objetivos que citamos.

Além disso, explicaremos também como estimular a produção do hormônio de forma natural e qual sua ação no corpo feminino.

 

Testosterona para ganho de Massa Muscular

 

A testosterona para ganho de massa muscular não apenas traz ajuda a esse objetivo, mas é essencial para que ele realmente ocorra.

Quando há níveis baixos do hormônio, tanto em homens quanto em mulheres, a hipertrofia se torna um desafio muito maior e não ocorre na maioria das vezes – até que o problema seja corrigido por meio de dietas ou de reposição, quando necessário.


O hormônio testosterona é conhecido por ser masculino, porém, seus efeitos são sentidos em homens e mulheres.

Nos homens, ele é capaz de trazer saúde óssea, aumentar os músculos, ajudar a lidar com excessos de gorduras, diminuir problemas de depressão e até aumentar os níveis de energia.

Nas mulheres, embora com efeitos mais brandos, a testosterona também é responsável por essas funções.

Leia também:

ZMA: para que serve, efeitos colaterais, como tomar

Entenda porque o ZMA aumenta os níveis de Testosterona e GH

Por isso, é válido dizer que a testosterona para ganho de massa muscular é um ponto quase crucial e fundamental para que os resultados nos treinos ocorram.

Produzida e aumentada naturalmente quando os treinos começam, é raro ser necessário usar hormônios sintéticos – eles só devem ser ministrados mediante recomendação médica.

 

Nível de Testosterona ganho de Massa Muscular

 

O nível de testosterona varia muito dependendo de fatores como idade, atividades físicas desempenhadas e, claro, alimentação de cada indivíduo.

Além disso, a testosterona em homens é muito maior do que em mulheres – daí derivam as diferenças entre homens e mulheres.

Vamos entender os níveis normais:

Em homens: Os níveis variam de 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Esse valor pode até mesmo dobrar em casos onde há hipertrofia.

Em mulheres: Os níveis são bem menores, chegando no máximo a 60 nanogramas por decilitro de sangue. O excesso de testosterona na mulher é mais prejudicial do que no organismo masculino – embora ambos devam ser evitados.


 

Testosterona efeitos no corpo Masculino

 

Os efeitos da testosterona para ganho de massa muscular são vários.

No corpo masculino são os que acontecem quando o homem atinge a adolescência.

Além disso o hormônio também traz:

Aumento da massa muscular de forma bastante acentuada: Sabe-se que homens com maior índice de gorduras, costumam ter baixa do hormônio – essa não é uma regra, porém, é uma estimativa bastante comum.

Por isso, quando os homens desejam aumentar os músculos, induzir a produção de testosterona é uma ótima saída quando os treinos falham.

Aumento das características masculinas: Além da força física que fica mais acentuada com os níveis altos de testosterona, as características masculinas também devem aumentar, como os pelos no corpo e engrossamento da voz.

É por isso que acontece grandes mudanças quando o homem entra na adolescência, onde os hormônios chegam a níveis da idade adulta.

Vale citar que todas essas características do aumento da testosterona são benéficas, desde que tudo ocorra de forma natural. Quando há uma indução do hormônio sintético, o corpo pode não reagir bem e surgem os efeitos colaterais, como agressividade e depressão.

 

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Testosterona para Musculação Feminina

 

A testosterona para ganho de massa muscular também pode ser sentida por mulheres.

Porém, os efeitos no corpo feminino costumam ser mais sutis, já que não é recomendado que elas induzam de forma artificial a produção do hormônio.

Com suplementos e dieta, a mulher pode conseguir mais da testosterona de maneira natural e garantir efeitos como:

# Mais massa magra e diminuição de celulites.

# Mais força física e energia para os treinos.

# Menos gordura localizada e os famosos “pneus”

Esses são alguns efeitos da testosterona no corpo feminino, especialmente quando ela é produzida naturalmente.

Além dos efeitos estéticos, a mulher pode sentir mais sensação de bem-estar, e um coração mais saudável.

 

Testosterona Bioidêntica na Musculação

 

A testosterona para ganho de massa muscular também costuma ser adquirida por meio da testosterona bioidêntica – uma espécie de hormônio sintético que pode ser utilizado de algumas formas, como:

# Em gel, por meio de aplicações direto no corpo (ela será absorvida durante os treinos e no restante do dia);

# Por meio de adesivos, que funcionam da mesma maneira que o gel;

# Ou, por meio de injeção, que deve ser feita sob supervisão de um médico.

Independente da forma como essa forma de testosterona sintética for aplicada, é sempre recomendado procurar um médico para ter certeza da sua necessidade de reposição.

No geral, apenas a suplementação é suficiente – bem como a dieta. A testosterona para ganho de massa muscular deve ser sempre dosada!

 

Exercícios que Aumentam a Testosterona

 

Alguns exercícios têm mais tendência de aumentar a testosterona para ganho de massa muscular.

Separamos quais são eles:

# Musculação: Sem dúvidas, a musculação é um dos exercícios que mais estimulam a produção do hormônio. Por ser um exercício de força, ela age no sistema nervoso central e promove melhor fabricação hormonal.

# O mesmo vale para exercícios como crossfit ou aeróbicos mais intensos, como é o caso da bicicleta – que age nos músculos da perna.

 

Suplemento para estimular o Aumento da Testosterona

 

Como indicação para conseguir estimular o aumento da testosterona naturalmente, uma boa ideia é utilizar os chamados pré-hormonais, como é o caso do ZMA.

Com alguns dos minerais mais importantes para a produção do hormônio, como o zinco, o os pré-hormonais garantem aumento dos níveis sem trazer efeitos colaterais indesejados.

No caso do ZMA podemos citar também o magnésio como um dos minerais principais da sua composição: ele é capaz de auxiliar na síntese de ATP, uma molécula importante para que o corpo tenha energia e consiga aguentar os treinos. Clique aqui e confira!

 

Além de suplementos, a testosterona pode ser otimizada com uma alimentação balanceada – indicamos que você procure um nutricionista de confiança para que ele faça um plano alimentar com essa finalidade.


A importância da testosterona para ganho de massa muscular é inegável, afinal, é ela a responsável pela formação dos músculos e para a garantia de diminuição da gordura corporal acumulada.

Por esses motivos, não podemos esquecer que o hormônio deve estar sempre com os níveis equilibrados, especialmente porque o excesso também é problemático.

Para haver um valor razoável, a melhor saída é optar pela suplementação e também por uma dieta voltada aos seus objetivos.

 

Referências

1. Associação Médica Brasileira (AMB)
2. Médico urologista Archimedes Nardozza Jr., professor afiliado da Universidade Federal de São Paulo

 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui