31 ago

Hipertrofia Muscular: 10 sacadas importantes para obter os melhores resultados!

Dicas para ter Hipertrofia Muscular

A hipertrofia muscular prova que o corpo humano é realmente a “máquina” mais complexa, exata, com feitos e efeitos intrigantes.

No primeiro momento, hipertrofiar músculos pode parecer um objetivo que necessita conhecer muitos termos técnicos certo?

O que não é verdade, pois não existe muito segredo para compreender como o corpo humano pode ser modificado com base nessa estratégia de treinamento.

Sabe-se que durante atividades físicas os músculos passam a ser estimulados por meio dos impulsos nervosos.

Dessa forma, ocorre a contração muscular que contribui para o ganho de massa. Mas essa é apenas uma informação inicial a respeito da hipertrofia muscular.

A complexidade do organismo humano somado a grande quantidade de músculos, torna essa área bastante abrangente.

Além de claro, ser interessante de ser estudada, especialmente, por aqueles que desejam usufruir dos benefícios proporcionados pela hipertrofia.

Para começar, nada melhor do que entender bem o conceito.

Afinal, a definição está diretamente ligada com a ideia de crescimento das células musculares. E, portanto, é fundamental para atingir níveis interessantes de desenvolvimento corporal.

Para responder perguntas como:

Qual o melhor caminho para a hipertrofia muscular?

Que benefícios o shape hipertrofiado pode trazer a pessoa?

E várias outras…esse post foi preparado. Aproveite a leitura!

 

O que é Hipertrofia Muscular?

 

Hipertrofia muscular é a forma física alcançada (conhecida por monstro) após manipulação de grupos musculares.

Diz-se também, que para hipertrofiar, necessitamos e dependemos do aumento de massa corporal.

Em termos práticos, o atleta que passa por esse processo, na grande maioria dos casos, explora a prática de atividade física com intensidade, descanso e alimentação.

Em termos mais técnicos, pode-se dizer também que ocorre desenvolvimento do músculo esquelético. Esse resultado pode ser obtido graças ao crescimento das células componentes.

E todo esse processo fisiológico é caracterizado pelo estímulo gerado a partir de atividades físicas.

Ao ser submetido a esse tipo de situação, o corpo reage de maneira a causar tensão no tecido muscular.

Para causar esse feito, a estratégia mais comum é recorrer a musculação devido a sua eficiência.

No entanto, pode-se dizer que é preciso alinhar esse tipo de atividade com uma boa alimentação. Além de precisar de estímulos, o corpo também precisa receber os nutrientes necessários para conseguir se desenvolver.

A partir dessas considerações sobre hipertrofia muscular, é chegada a hora de entender quais são os tipos de transformações existentes e de que maneira elas ocorrem.

 

O que ocorre na Hipertrofia Muscular?

 

O atleta quando se submete a uma rotina de treinos com a devida orientação, pode desfrutar do crescimento muscular.

E esse processo, conhecido como hipertrofia, pode ser dividido em dois tipos: sarcoplasmática e a microfibrilar.

A primeira é caracterizada pelos seguintes pontos:

  • A sarcoplasmática é bastante visada por atletas que desejam obter um desenvolvimento muscular e ao mesmo tempo desfrutar de um aumento de força;
  • Ao contrário da microfibrilar, esse tipo não costuma exigir tanto dos músculos. Por isso, também pode ser interessante para aqueles que não desejam sobrecarregar tanto os tecidos;

Por meio dessa estratégia de treino, o corpo recebe muitos estímulos que favorecem o processo metabólico.

Leia também:

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

A partir disso, substâncias presentes no sarcoplasma passam a apresentar maior concentração. Como, por exemplo, mitocôndrias, glicogênio, minerais, mioglobina e dentre outras;

Em questões prática, a implicação é de que as repetições dos exercícios devem ser feitas de maneira rápida e com carga reduzida.

Para efeitos de cálculos, o recomendado é que seja realizado uma diminuição de 30% a 50% do peso máximo que o atleta utiliza normalmente;

Além disso, também é fundamental que a pausa de descanso seja breve.

Essas são algumas peculiaridades apresentadas pela hipertrofia sarcoplasmática.

Já em relação às características da microfibrilar:

  • Nesse caso, a caracterização de hipertrofia muscular focada em microfibrilar ocorre quando o atleta desenvolve a sua rotina de treino com peso superior ao que está acostumado;
  • Por exigir tanto do organismo, é esperado desse tipo de treinamento a ocorrência de pequenas lesões nas fibras musculares;
  • Para essa estratégia, é aconselhável realizar pausas de três a quatro minutos. Além disso, deve-se estar atento a velocidade dos exercícios, pois deve ser mais lenta.

Antes de qualquer atleta se submeter a esse tipo de treinamento, deve-se levar em consideração o alto grau de risco nas articulações.

Mas isso, de certa forma, é esperado uma vez que a carga é mais intensa.

 

Qual a maneira mais rápida de gerar a Hipertrofia?

 

Hipertrofiar músculos rapidamente é um anseio comum para quem está iniciando na musculação.

É preciso deixar claro que não existe uma única estratégia para atingir esse objetivo. Afinal, cada atleta precisa ser avaliado individualmente para entender as características do corpo.

A partir desse estudo, o orientador físico é capaz de ter um norte para definir que tipo de treinamento é mais recomendado, como deve ser alimentação e quais regiões do corpo é preciso ter mais cuidado.

Apesar disso, pode-se destacar algumas premissas básicas sobre hipertrofia muscular.

Quando o objetivo é desenvolver a musculatura, os atletas precisam ter consciência dessas considerações, que são:

 

1. Comer bem depois do treino

A alimentação é um dos pilares da hipertrofia. Após período de treino estressante, o corpo precisa receber nutrientes para se recuperar.

Por isso é que se deve ter cuidados especiais com a refeição pós-treino, incrementando-a com mais proteína do tipo Whey Protein.

 

2. Treinos intensos

Hipertrofia é movimento e ação, igualmente deve seguir uma sequência intensa de treinos criadas por quem tem experiência no assunto, ou seja, o professor.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Logo, as orientações recebidas são feitas para serem seguidas.

 

3. Variação de treinos

É normal e totalmente esperado que exista anseio no desenvolvimento de certas áreas do corpo conforme o desejo de cada atleta. Contudo, para a hipertrofia muscular saudável é importante que haja progresso equilibrado.

 

4. Riqueza na dieta

Cada alimento apresenta conteúdo nutricional diferente, ou seja, pode ser mais rico em determinados nutrientes e vice-versa. Para conquistar hipertrofia muscular de maneira rápida é fundamental ter alimentação bem equilibrada.

 

5. Descanso

Apesar da expectativa para hipertrofiar rápido, é essencial entender que o descanso também faz parte desse processo de ganho de massa muscular.

 

O que é o treino de Hipertrofia?

 

Sumariamente é pensar em um tipo de treino específico para grupos musculares e que podem ser em séries do tipo AB ou ABC.

Através destas frequências, todo o planejamento de treino, alimentação e até mesmo descanso será feito.

Entretanto não podemos deixar de mencionar o outro objetivo da hipertrofia: definição!

Tanto é que quem já teve a oportunidade de consultar orientações profissionais certamente deve se lembrar que uma das primeiras perguntas a ser feita é: hipertrofia ou definição.

É totalmente compreensível que não haja clareza sobre qual caminho seguir, especialmente, para os casos de pouco experiência. Apesar disso, não existe muito segredo para tomar uma decisão em relação a essa indagação.

Leia também:

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Conforme já discutido, a hipertrofia muscular tem como propósito desenvolver a musculatura para crescimento. Para isso, avaliações podem ser feitas para identificar qual a melhor estratégia para se seguir.

Por outro lado, o foco em definição visa, basicamente, a modelação dos músculos, neste caso uma boa escolha seriam os Circuitos e outros, com frequência AB, por exemplo.

Com exercícios devidamente preparados, os atletas têm a oportunidade de deixar o corpo mais torneado, mas, sem necessariamente ter o interesse de crescimento.

Inclusive, é muito comum os atletas buscarem a hipertrofia em um primeiro momento para somente depois passarem para a etapa de definição. Essas são as principais diferenças existentes entre os dois conceitos.

 

Sintomas da Hipertrofia Muscular

 

Antes de tudo é preciso perceber se o corpo está recendo o estímulo certo e na quantidade ideal, isso sugere mais uma vez que o acompanhamento para a hipertrofia é essencial.

Saiba que o processo de transformação da musculatura, mesmo sendo lento, incentiva o corpo a se adaptar aos estímulos recebidos.

Diante disso, é esperado que haja certo nível de inchaço nos músculos após a execução do treino, por exemplo.

O efeito visual percebido pelos demais é um bom indicador de que está hipertrofiando.

Sobre sintomas da hipertrofia podemos dizer que:

  • De certa forma, pode ser esperado o ganho de peso devido ao aumento da massa muscular;
  • Percebe-se o dilatamento de veias sutilmente ou sobressaliente.

Algumas pessoas também podem sofrer com a questão da flexibilidade dos tecidos.

Motivos de sobra para continuar confiando e seguindo nas orientações feitas pelo especialista a respeito do alongamento, intervalos e frequência de treino.


Hipertrofia Muscular Feminina

 

Além dos pontos já destacados, também é de interesse discutir um pouco a respeito da hipertrofia muscular feminina. Inclusive, vale a pena esclarecer que as colocações feitas até aqui também são válidas para as mulheres.

Claro que o número de repetições e peso pode não ser exatamente o mesmo, mas o objetivo de crescimento muscular, sem dúvida, pode ser aproveitado por ambos os sexos.

Para facilitar esse processo, existem algumas dicas que podem ser levadas em questão:

  • Assumir treinos desafiadores;
  • Treinar pelos menos três vezes durante a semana;
  • Seguir dietas ricas em proteínas;
  • Reduzir a ingestão de carboidratos;
  • Buscar regularidade no descanso;
  • Ter paciência;
  • Suplementar somente com produtos recomendados.

Essas são algumas dicas para nortear a hipertrofia muscular feminina.

 

10 sacadas importantes para obter Hipertrofia Muscular

 

Hipertrofiar pode ser um grande desafio para quem está iniciando na musculação ou em outros esportes, mas, confie e seja persistente porque vale pena.

Algumas dicas para auxiliar nessa busca são:

  1. Procure treinar pelos menos duas vezes na semana o mesmo grupo muscular;
  2. Atividades denominadas multiarticulares são ótimas para hipertrofia;
  3. Busque variedade na intensidade dos treinos;
  4. Aumente o consumo de alimentos ricos em proteínas;
  5. Mantenha regularidade nos treinamentos;
  6. Reserve tempo para que o organismo possa descansar;
  7. Evite o consumo de suplementos com falsas promessas, use somente recomendados;
  8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
  9. Tenha disciplina para seguir a dieta;
  10. Mantenha o corpo sempre hidratado.

Essas são algumas orientações para ajudar no processo de hipertrofia muscular.

 

E, para aqueles que almejam resultados ainda maiores, nada melhor do que contar com ajuda do Whey Protein da Growth Supplements, para complementar a dieta.

Vale conhecer mais sobre este importante e essencial suplemento para quem deseja a hipertrofia muscular. Além disso, na Growth Supplements, é possível encontrar Whey Protein com valor inferior em até  40%  menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Aproveite o tema e envia perguntas, igualmente compartilhe este post na rede social que preferir!

Lembre-se ainda de buscar ajuda para alcançar músculos saudáveis  e com muita saúde, acima de tudo.

 

Referências

“Muscle hypertrophy response to resistance training in older women”. Journal of Applied Physiology.

POLLOCK, M. L.; WILMORE, J. H. & FOX, S. M. Função musculoesquelética. In: Exercícios na saúde e na doença. Rio de Janeiro: Ed. Medsi. p.135-153, 1986.

Novaes, J. S.; Vianna, J. M. Personal training e Condicionamento Físico em Academia. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

 






DICAS RELACIONADAS


5 comentários em “Hipertrofia Muscular: 10 sacadas importantes para obter os melhores resultados!

  1. Sou fã de vocês. Simplificam muito bem os temas para atender vários tipos de público. Trabalho na área da saúde também. Sou nutrólogo pós graduado pela ABRAN e residente em clínica médica. Parabéns. Forte abraço para vocês.

  2. Muito bom o artigo. Sempre treino e tive todas essas orientações e a principio que sempre levei a sério é que quem treina, exercita os músculos nunca deve passar fome para o ganho muscular.
    Espero que tenham me orientando bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.