Top 10 alimentos que Aumentam a Imunidade (lista)

Alimentos que Aumentam a Imunidade
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Para ter saúde é preciso apostar em uma alimentação diversificada em nutrientes, pois a ciência já comprovou várias vezes que existem alimentos que aumentam a imunidade.

Nossa imunidade é a defesa contra vários agentes nocivos e para combatê-los necessitamos primeiramente ter a munição adequada para atacar estes inimigos e é através da alimentação que conseguiremos iniciar um plano de ataque.

Dietas muito restritivas podem contribuir para a queda da imunidade.

Por isso restringir alimentos só deve acontecer em casos de alergias e intolerâncias alimentares, ou enfermidades específicas que podem piorar com a ingestão daquele alimento, fora isso, a dieta deve ser rica com todos os grupos alimentares e ter moderação naqueles que são mais calóricos.

A natureza é sábia e distribuiu com muita inteligência nutrientes diferentes em diferentes tipos de alimentos, pois o corpo tem necessidades distintas dependendo das nossas condições de saúde, época do ano e fase da vida.

Manter o sistema imunológico forte afasta a possibilidade de entrarmos em contato com fungos, vírus e bactérias, desta maneira é importante enriquecer nossa dieta com os alimentos que Aumentam a Imunidade.

Quer saber mais sobre estes alimentos?

No post, vamos abordar quais são os alimentos que ajudam a imunidade além de discutirmos o que pode ocasionar a queda da imunidade e também o que a estimula.

 

Como funciona o sistema Imunológico

 

Nosso sistema imunológico é formado por células de defesa chamadas macrófagos.

Estes são os primeiros requisitados e agem capturando agentes estranhos no organismo e dão o sinal de alerta para o resto dos combatentes do sistema imune.

Ao receberem a mensagem dos macrófagos, outras células entram em ação, os glóbulos brancos, linfócitos T e linfócitos B e assim inicia a ação contra os invasores.

Para a produção destas células é preciso nutrientes e assim entram em ação os alimentos para aumentar a imunidade, pois são eles que fortalecerão e favorecerão a produção destas células.

 

Causas da queda da Imunidade

 

Não são apenas doenças o câncer, AIDS, lúpus, anemia e desnutrição, entre outras que fazem a imunidade cair.

Existem alguns fatores que muitas vezes não são conhecidos pela maioria das pessoas, confira:

# Fumo

# Variações hormonais: TPM, menopausa.

# Gestação

# Uso prolongado de alguns medicamentos como cortisona, dipirona, antibióticos.

# Exercícios físicos extenuantes

# Estresse

Em todos estes casos um cuidado especial com a alimentação é fundamental e a inclusão dos alimentos para aumentar a imunidade também.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

 

Sintomas de imunidade baixa

 

# Cansaço excessivo

# Infecções recorrentes

# Febre

# Diarreia por mais de 15 dias

# Vômitos

# Tonturas

 

10 alimentos que Aumentam a Imunidade

 

Os nutrientes fundamentais para o sistema imune incluem as vitaminas A, complexo B, C, D, E e também os minerais cálcio, ferro, selênio e zinco, portanto estes são os componentes que devem estar presentes nos alimentos que aumentam a imunidade.

 

#1 – Frutas Cítricas

Acerola, limão, laranja, tangerina, kiwi, etc. São ricas em vitamina C, antioxidante que ataca os radicais livres e defende o organismo do ataque de bactérias e vírus.

 

#2 – Vegetais Verde-Escuros

Espinafre, couve manteiga, agrião, rúcula,etc…

São ricos em ácido fólico (faz parte do complexo B), este nutriente ajuda na produção das nossas células de defesa, linfócitos T e B (glóbulos brancos).

 

#3 – Carnes

São proteínas de alto valor biológico e com vitaminas do complexo B e zinco, mineral que protege contra gripes e outras doenças.

 

#4 – Cereais Integrais

São ricos em vitaminas do complexo B e também contém boa quantidade de zinco.

 

#5 – Oleaginosas

Sementes de gergelim, girassol e de abóbora: são ricos em ácidos graxos e gorduras mono insaturadas, além de serem ricos em zinco e vitamina E.

 

#6 – Iogurte, Kefir e outros Probióticos

estes alimentos têm lactobacilos que atuam na saúde do intestino, diminuindo as bactérias nocivas e aumentando a colônia de bactérias benéficas.

 

#7 – Mel

É fonte de vitaminas C e complexo B e dos minerais selênio, ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio.

 

#8 – Alho

Rico em vitaminas A,C e E, age como antibiótico natural.

 

#9 – Gengibre

É rico em vitamina B6 e C, age como anti bactericida e anti inflamatório.

 

#10 – Curcuma (ou açafrão da terra)

Seu componente principal é a curcumina que favorece o fortalecimento do sistema imunitário.

É rica em vitaminas A, B,C, D e minerai como cálcio, ferro e magnésio.

 

Suplemento Vitamínico para Imunidade Baixa

 

Bem mais completo que suplementos específicos e tradicionais o Multivitamínico da Growth Supplements, oferece quantidades adequadas (por unidade) de vários elementos importantes para melhorar a imunidade, entre eles:

  • Zinco;
  • Cromo;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Iodo;
  • Cobre;
  • Selênio;
  • Manganês;
  • Molibdênio

Além de vitaminas do tipo: A, C, D, E

As cápsulas individuais do Multivitamínico da Growth – que podem e devem ser tomadas diariamente – por pessoas maduras que precisam vencer a imunodeficiência, são ainda mais recomendadas para atletas e participantes de musculação que desejam manter a imunidade em alta.

Disponibilizado em embalagens com 120 cápsulas coloridas, o Multivitamínico Growth Supplements não necessita de receituário e pode ser adquirido diretamente no site do fabricante, garantindo assim legitimidade, melhor preço e entrega ágil. Clique e confira!

 

Finalizando…

Para melhorar nossa imunidade devemos tomar alguns cuidados e ter uma boa qualidade de alimentação, sono e evitar estresse desnecessário.

Podemos incluir alimentos que ajudarão a fortalecer nosso organismo.

No entanto é  importante ressaltar que os alimentos para aumentar a imunidade terão maior efeito se forem regularmente consumidos, de preferência no mínimo 2 vezes por semana.

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como melhorar a imunidade com a alimentação.

 

Obrigada por nos acompanharem!

Até a próxima !

 

Referência

S..S.R, et al.Micronutrientes e sistema imunológico. Rev. bras. alerg. imunopatol. 2010; 33(1):08-13.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui