10 Vantagens e Desvantagens da Dieta LowCarb (atenção)

Vantagens e Desvantagens da Dieta LowCarb
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Vantagens e Desvantagens da Dieta LowCarb é o tipo de informação realmente útil, ainda mais para quem deseja iniciar neste estilo de vida.

Um dos médicos mais famosos do mundo, Robert C. Atkins, ou simplesmente Dr. Atkins é também o dono, em partes, de uma das dietas mais famosas a Low Carb.

Em suma, nessa dieta preza-se o consumo de proteína na maior parte, seguida de vegetais, algumas frutas, gorduras e pouquíssimo ou nada de carboidrato.

Nesse programa alimentar, podemos enxergar certamente uma forma de tratamento anti-obesidade, especialmente para gerações futuras.

Podemos também utilizá-lo como forma de prevenir doenças provindas do sobrepeso, por exemplo, diabetes, Síndrome Metabólica, etc.

A sustentação da Low Carb está exatamente na ideia de que uma dieta com menos hidrato de carbono, pode sim trazer uma série de vantagens, especialmente no longo prazo.

A dieta Dr. Atkins de codinome Low Carb é um divisor de opiniões em grupos de gprofissionais como nutricionistas, nutrólogos, médicos e usuários naturalmente.

Assim sendo, vemos a necessidade de abordar vantagens e desvantagens da Dieta LowCarb e por isso elaboramos este post.

 

Vantagens e Desvantagens da Dieta LowCarb

 

Vencer o diabetes é uma das premissas inegáveis e tangível da Low Carb. Porém, a permissão para mais gordura no prato poderá ser um fator relevante quando o assunto é colesterol, por exemplo.

De certo, o que se sabe, é que a Low Carb emagrece e bem rápido, traz também aumento considerável em saúde naqueles que estão no sobrepeso.

Não se é rígido em relação a quantidade de carboidrato permitido na dieta Low Carb. Pois existem variações com relação a valores específicos deste macronutriente para serem consumidos diariamente.

Leia também:

Sendo assim ,nada melhor do que conhecer as vantagens e desvantagens da dieta low carb, porque é assim que saberá se ela serve para você.

 

5 vantagens da Dieta Low Carb

 

#1 – Com a dieta Low Carb sua Fome é Inibida

Na low carb, como dissemos, existem um incremento de alimentos proteicos.

Naturalmente este item, que também é um macronutriente, inibe a fome, pois tem efeito saciador enorme.

Como nessa dieta se preza a ingestão de comida natural, primitiva, digamos, e quase nada de carboidrato, podemos ficar mais tempo sem sentir vontade de comer.

Publicações recentes na American Journal of Clinical Nutrition (uma revista sobre medicina) uma solução anti obesidade é aumentar o nível de proteína na dieta para reduzir o consumo calórico diário.

 

#2 – Tudo diminui: Glicose, Colesterol, Triglicerídeos …

Doenças nas coronárias é uma consequência do triglicerídeos alto, que é um malfeitor silencioso.

Quando consumimos muito carboidrato (açúcar, farinha, ácidos graxos) também aumentamos as chances do triglicerídeos alto.

Enquanto isso, o colesterol LDL, também aumenta, e nos remete para outros problemas, como o desenvolvimento de doenças cardíacas, entre elas derrames, infartos, AVC (acidente vascular cerebral).

Agora, a maior diferença está mesmo é na saturação da glicemia. Com a dieta low carb, a insulina se mantém estabilizada e as chances de desenvolver diabetes ficam ainda menores.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Lembramos que a Dieta Low Carb é uma das mais poderosas entre dietas para melhorar o LDL (colesterol do bem).

 

#3 –  Com a Low carb, Emagrecer é Rápido

Dietas restritivas em carboidratos são as mais dinâmicas para o emagrecimento rápido.

Isso se deve pelo ajuste na ingestão de comida, obviamente. Porém o mérito dessa perda de peso rápida é propriamente da redução de carboidratos, principalmente os simples.

Menos farinha e açúcar processados, e os quitutes que destes elementos são provenientes, incorre em menos comida calórica e com gordura ruim.

Leia também:

Entretanto, se você aderir a uma dieta low, ainda mais com alimentos simples, e manerar no consumo de queijos e nuts recomendadas, chega a ser espantoso a quantidade de quilos que irá mandar embora e em pouquíssimo tempo.

 

#4 – Pressão arterial Sob Controle

Hidratos de carbono sob controle, influenciam positivamente para pressão sanguínea dentro de níveis normais.

Sabemos que grande parte da população brasileira está sofrendo com a hipertensão. Os motivos são muitos, entre eles:

  • Fobias sociais;
  • Insônia;
  • Sedentarismo;
  • Vícios.

Mas, o principal é o consumo excessivo de comida repleta de carboidrato.

Uma pessoa que sofre com a hipertensão, lamentavelmente tem seu tempo de vida mais curto, ou, não goza de uma saúde com qualidade, pois sempre estará em grupos de riscos.

Sendo assim, entre as vantagens e desvantagens da dieta low carb, podemos dizer que essa é uma das mais proeminentes.

 

#5 – É uma dieta fácil de ser Seguida

Veja bem, quando queremos algo na vida temos que nos dedicar concorda? Para emagrecer com a dieta low carb isso também é relevante.

Saiba que o cardápio low carb é muito atraente ao paladar, mesmo que muitos insistem em dizer o contrário, além do mais é extremamente variado.

Essa vantagem, lhe permitirá a reeducação alimentar, principalmente, porque:

  • Novos alimentos serão adicionados a sua rotina alimentar;
  • Temperos naturais são permitidos e assim terá sabor em cada refeição;
  • A possibilidade de variação em receitas é incrível, o que agrada até paladares mais impertinentes;
  • Não é necessário o policiamento ostensivo quando estiver em um restaurante ou evento, pois sempre encontrará algo permitido na low carb para comer.

Estas são algumas vantagens notórias quando seguimos a dieta low carb, e como prometido, vamos pontuar agora 5 desvantagens. Acompanhe!

 

5 Desvantagens da dieta Low Carb

 

Comer como nossos ancestrais comiam é uma das questões propostas na low carb.

Partindo do ponto de que no passado não tinha açúcar, farinha, refrigerante, fast food, etc podemos ter certo grau de certeza que a comida low carb fará bem a nossa saúde.

Porém, é necessário mencionar que algumas versões ou adaptações reduzem drasticamente a ingestão de carboidratos e nesse momento, o organismo poderá sim sentir negativamente os efeitos dessa ação.

Em síntese, quando pensamos em vantagens e desvantagens da dieta low carb, no segundo aspecto, também podemos apontar 5 situações.

 

#1 – Uma certa “fraqueza” poderá se fazer Presente

A energia física é, em grande parte, proveniente de carboidratos.

Alguns estudos dizem que uma pessoa privada de comer esse macronutriente poderá sentir dor de cabeça e uma sensação de fraqueza aparente, ainda mais no início.

Assim sendo, a pessoa encontraria dificuldades para gerenciar a rotina de trabalho, estudos, vida social e  ir a academia ou de se exercitar regularmente, etc.

De fato, a dieta low carb, controla a glicemia como vimos acima, e para muitas pessoas isso pode levar a essa sensação.

Neste caso, ajustar a dieta é algo a se pensar, quem sabe até melhorando a ingestão de carbos através de frutas permitidas.

 

#2 – O mau-humor parece se Manifestar

Essa hipótese está na lista de vantagens e desvantagens da dieta low carb, porque é tema de muitas pesquisas.

Até mesmo o endócrino Marcio Mancini, já mencionou estudos feitos em Cambridge (Reino Unido).

Na Universidade local, esses estudos apontaram a queda na produção de serotonina no cérebro em decorrência da privação de carboidratos.

Como sabemos, dependemos deste neurotransmissor para sensações de bem-estar, logo, sem essa manipulação na secreção, existe a probabilidade de mau-humor atípico, inclusive.

 

#3 – Poderá não surtir mais efeitos no Longo Prazo

Vamos aqui mencionar o estudo que foi realizado em 2016 e reproduzido na Endocrinology and Metabolism Clinics of North America.

Na ocasião, estudiosos argumentaram que a low carb, assim como a dieta paleolítica  não são sustentáveis em um prazo maior.

Estes mesmos especialistas disseram que reduzir apenas carboidratos não é uma estratégia eficiente para garantir o emagrecimento no longo prazo.

Em contrapartida, confiam que somente a redução de calorias/dia substancialmente é que poderá servir para perder peso.

 

#4 – O intestino pode não Funcionar Bem

Então… esse é um tópico interessante e deve ser pontuado na lista de vantagens e desvantagens da dieta low carb.

De fato, essa desvantagem faz todo sentido, não precisamos nem de estudo científico para lhe explicar.

Porque é relevante a fibra na dieta para auxiliar na formação do bolo fecal e posteriormente providenciar a eliminação pelos trâmites (que não vamos detalhar) até a defecação.

A fibra de frutas e carboidratos, especialmente de tubérculos e grãos, são providenciais para evitar constipação.

Logo, se nos privamos desses alimentos, é indubitável que o intestino estará propenso a “travar”. Em contrapartida emagrecer também será mais lento e difícil.

É por isso que, se pretende aderir a dieta low carb, inevitavelmente precisará consumir muito líquido, principalmente água pura.

 

#5 – Dizem que dá Halitose

Existem indícios de que a putrefação do bolo fecal, decorrente da ausência do carboidrato, leva ao mau hálito.

Isso porque com mais proteínas, também podemos acumular toxinas, Assim sendo, mais uma vez entra em cena o bom senso.

Talvez ajustes na dieta poderiam vir a contribuir para evitar este inconveniente.

 

Finalizando…

Concluímos lhe dizendo que é isso é o que temos a dizer hoje sobre vantagens e desvantagens da dieta low carb.

Gostaríamos de saber se você já experimentou essa dieta e quais foram as reações mais visíveis (positivas e negativas).

Se gostou do nosso trabalho, lembra de compartilhar com aqueles que ainda não conhecem a Low Carb!

 

Referências

XAVIER, S. C. Dietas pobres em hidratos de carbono na perda de peso corporal. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 2017.
SILVA, F. M. et al. Papel do índice glicêmico e da carga glicêmica na prevenção e no controle metabólico de pacientes com diabetes melito tipo 2. Arq. Bras Endocrinol Metab, v. 53, n. 5, p. 560- 571, 2009.
GHARTE, I., RAASTAD, T., & SUNDGOT-BORGEN, J. (2011). Long termeffect of nutrition counseling on desired gain in body mass and lead body mass in elite athletes. App Physiol Nutr Metab, v. 36, n. 4, p. 547-554, 2011.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui