23maio

Biotipo e suas características: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Biotipo Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

De acordo com a Dra. Böhme, o biotipo foi descrito em 1940, por Sheldon W. O biotipo possui três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo que são: endomorfia, mesomorfia e a ectomorfia. Destaca-se que os biotipos são características herdadas geneticamente por cada indivíduo, cada qual com suas características próprias e que devem ser levadas em consideração ao se exigir resultados além dos quais a sua genética permite.

 

Biotipo e suas principais características

 

 

Ectomorfo: é naturalmente magro, com baixo percentual de gordura. Possui dificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possui uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita;

Mesomorfo: facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possui estrutura óssea ideal, tem os ombros largos e a cintura estreita, além de uma caixa torácica larga;

Endomorfo: possui muita facilidade em ganhar peso. É naturalmente pesado, tem os ombros largos, caixa torácica e cintura largas. Apesar de ganhar peso com muita facilidade, normalmente o peso que ganha é mais gordura do que músculo, tendo sempre dificuldade para perdê-lo. Ainda mais dificuldade para perder gordura.

 

No vídeo abaixo o personal Fernando Sardinha explica as características e particularidades de cada biotipo, confira!

 

 

 

Referências Bibliográficas

BÖHME, Maria Tereza Silveira; Componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79.

 

Salvar

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

26 comentários em “Biotipo e suas características: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

  1. Bixo, impressionante os videos do Sardinha, tenho que ver 1 por dia para animar a continuar malhando.
    Sou Endomorfo puro a e luta contra o peso é constante.

  2. Vídeo excelente! Sanei diversas dúvidas que muitos artigos, sobre o assunto, me deixaram.

    Parabéns ao professor Sardinha. Sempre com vídeos de altíssima qualidade de conteúdo e ao site Dicas de Treino, por indicar.

  3. Sardinha,
    Você é muito bom em sana as duvidas e ajudar o pessoal aqui do DT.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Sou ectomorfo e tenho essa dificuldade de ganhar massa.

    1. Só malhar e se alimentar de forma adequada, incluindo na dieta bastante carboidratos e fibras!
      Como a perda de açúcar e grande por ser Mesomorfo, pode ser ingerida de forma energética!

  4. Agachamento, passando da linha de 90º a um contato do Fêmur com a Tíbia, causando atrito entre os mesmos, ou seja, prejudicial a longo prazo, trabalho muscular excelente, mas se falando de Saúde, treino ruim..

    1. Acredito que você esteja um pouco equivocado Rodrigo Lobo, pois o “contato” entre Fêmur e Tibia ocorre apenas em suas epífises (através da capsula articular).

  5. Excelente vídeo professor.
    Só corrigindo que algumas vezes o sr. se refere a glândula tireoide como sendo o hormônio!
    Parabéns pelo trabalho exemplar!

  6. Você é o melhor eu aprendo todo dia com seus textos!
    Gosto de ver seus vídeos por causa da forma correta que você os emprega . Aumentei consideravelmente em 3 meses de exercícios aplicados 12 kg não sei como fiz mais fiz estava com 72k e agora to com 84 . Valeu mesmo!

  7. Excelente, mini palestra gostei tirou minhas duvidas!!!
    Sou Marlon Barreto de Macapá-AP, formado em Edu. Física e praticante de Musculação.
    Tinha duvidas sobre meu biotipo, posso me considerar um Ectomorfo.
    Parabéns Fernando Sardinha!!!

  8. Sou biotipo mesomorfo. Achava estranho o fato de ser mulher e ter ombros largos, torax largo e cintura estreita, apos um tempo comecei a treinar e percebi que o meu biotipo proporciona- me um treino mais intenso e com variacoes de carga constantes.. O que “pega” mesmo e a difuculdade para perca de peso, no meu caso. rsrs

  9. Opa, tudo bem? Realmente a classificação do sheldon é válida, mas a passagem que ele fez das estruturas ósseas para chegar a conclusões sobre tendências fisiológicas e hormonais das pessoas eu creio que não. Mesmo no livro dele, ele diz que as pessoas podem mudar de biotipo ao longo do tempo. No mais, mesmo que não se concorde com o que eu disse acima, no estudo dele realizado para o Atlas of Men, ele constatou que a grande maioria das pessoas possuia uma maioria de traços mesomórficos. Então é bom ficar atento porque muitas pessoas podem se considerar um biotipo que não são de fato, enquanto pecam em outros pontos dos seus treinos.

    Abraços..

  10. Tem uns casos raros igual a pessoa quem vos fala, o mais procurado nas competições fisiculturista é o ectomesomorfo!!

    Altura: 1,95
    Tórax: 1,35
    Cintura: 90
    Peso: 115 Kg
    Braço: 55

  11. Eu tenho uma curiosidade sobre meu biotipo eu tenho características de meso com ecto tenho uma dorsal muito larga cintura fina e as pernas e os braços finos..
    Eu treino com a mesma intensidade cada parte corpo mais tem pessoas que me falam pra parar de treinar costa seria correto parar de treinar costas?

    1. Felipe, em muitos casos é necessário reduzir ou fazer um treino diferente para um determinado grupo muscular quando o individuo tem um desenvolvimento assimétrico.

      Como é muito importante manter a simetria, acredito que deveria ser revisto o seu treino.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *