12jun

Biotipo e suas características: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Biotipo Ectomorfo, Mesomorfo e EndomorfoDesde o nascimento, cada indivíduo traz características biológicas que o definem fisicamente. Tratam-se dos biotipos, também chamados de somatótipos, que são herdados geneticamente. Isso explica porque algumas pessoas comem demais e não engordam, assim como algumas ganham peso com mais facilidade, por exemplo.

Em 1940, o americano William Sheldon classificou o biotipo em três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo que são: endomorfia, mesomorfia e a ectomorfia. Conhecer o seu biotipo pode te ajudar a ter resultados mais satisfatórios no treino, já que cada um exige uma dieta e foco diferente.

 

Biotipo e suas principais características

 

Como visto, os três biotipos definem as estruturas corporais. Seja em relação ao acúmulo de gordura, como também no tamanho dos ossos. Geralmente, nosso corpo possui características de dois biotipos, sendo que um prevalece mais que o outro.

 

CARACTERÍSTICAS DOS ECTOMORFOS

 

São naturalmente magros, com baixo percentual de gordura. Possuem dificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possuem uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.

Dicas de treino aos ectomorfos:

  • Os resultados demoram mais para aparecer;
  • Os treinos devem ser pesados;
  • É preciso ter paciência e persistir, já que muitos desistem em pouco tempo por possuírem menor resistência;
  • Durante os primeiros meses, faça treinos de adaptação;
  • Aumente os pesos gradualmente para chegar nos exercícios avançados;
  • Treine em até uma hora para evitar overtraining;
  • Coma bastante e não pule nenhuma refeição.

 

CARACTERÍSTICAS DOS MESOMORFOS

 

Podem ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possuem estrutura óssea ideal, têm os ombros largos e a cintura estreita, além de uma caixa torácica larga. Mesomorfos não encontram muitos desafios ou barreiras durante os treinos, já que possuem um corpo praticamente atlético e os resultados são obtidos com maior facilidade.

Dicas de treino aos mesomorfos:

  • Busque criar um bom plano de treinamento e dieta;
  • Utilize técnicas como o drop set;
  • Faça exercícios compostos;

 

CARACTERÍSTICAS DOS ENDOMORFOS

 

Possuem muita facilidade em ganhar peso. São naturalmente pesados e têm os ombros largos, caixa torácica e cintura largas. Apesar de ganharem peso com muita facilidade, normalmente o peso que ganham é mais de gordura do que músculo, tendo sempre dificuldade para perdê-la.

Dicas de treino aos endomorfos:

  • Aposte nos exercícios aeróbicos;
  • Planeje uma boa dieta, com a redução de carboidratos.

 

No vídeo abaixo, o personal Fernando Sardinha explica as características e particularidades de cada biotipo, confira!

 

 

Referências Bibliográficas

BÖHME, Maria Tereza Silveira; Componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79.

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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26 comentários em “Biotipo e suas características: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

  1. Bixo, impressionante os videos do Sardinha, tenho que ver 1 por dia para animar a continuar malhando.
    Sou Endomorfo puro a e luta contra o peso é constante.

  2. Vídeo excelente! Sanei diversas dúvidas que muitos artigos, sobre o assunto, me deixaram.

    Parabéns ao professor Sardinha. Sempre com vídeos de altíssima qualidade de conteúdo e ao site Dicas de Treino, por indicar.

  3. Sardinha,
    Você é muito bom em sana as duvidas e ajudar o pessoal aqui do DT.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Sou ectomorfo e tenho essa dificuldade de ganhar massa.

    1. Só malhar e se alimentar de forma adequada, incluindo na dieta bastante carboidratos e fibras!
      Como a perda de açúcar e grande por ser Mesomorfo, pode ser ingerida de forma energética!

  4. Agachamento, passando da linha de 90º a um contato do Fêmur com a Tíbia, causando atrito entre os mesmos, ou seja, prejudicial a longo prazo, trabalho muscular excelente, mas se falando de Saúde, treino ruim..

    1. Acredito que você esteja um pouco equivocado Rodrigo Lobo, pois o “contato” entre Fêmur e Tibia ocorre apenas em suas epífises (através da capsula articular).

  5. Excelente vídeo professor.
    Só corrigindo que algumas vezes o sr. se refere a glândula tireoide como sendo o hormônio!
    Parabéns pelo trabalho exemplar!

  6. Você é o melhor eu aprendo todo dia com seus textos!
    Gosto de ver seus vídeos por causa da forma correta que você os emprega . Aumentei consideravelmente em 3 meses de exercícios aplicados 12 kg não sei como fiz mais fiz estava com 72k e agora to com 84 . Valeu mesmo!

  7. Excelente, mini palestra gostei tirou minhas duvidas!!!
    Sou Marlon Barreto de Macapá-AP, formado em Edu. Física e praticante de Musculação.
    Tinha duvidas sobre meu biotipo, posso me considerar um Ectomorfo.
    Parabéns Fernando Sardinha!!!

  8. Sou biotipo mesomorfo. Achava estranho o fato de ser mulher e ter ombros largos, torax largo e cintura estreita, apos um tempo comecei a treinar e percebi que o meu biotipo proporciona- me um treino mais intenso e com variacoes de carga constantes.. O que “pega” mesmo e a difuculdade para perca de peso, no meu caso. rsrs

  9. Opa, tudo bem? Realmente a classificação do sheldon é válida, mas a passagem que ele fez das estruturas ósseas para chegar a conclusões sobre tendências fisiológicas e hormonais das pessoas eu creio que não. Mesmo no livro dele, ele diz que as pessoas podem mudar de biotipo ao longo do tempo. No mais, mesmo que não se concorde com o que eu disse acima, no estudo dele realizado para o Atlas of Men, ele constatou que a grande maioria das pessoas possuia uma maioria de traços mesomórficos. Então é bom ficar atento porque muitas pessoas podem se considerar um biotipo que não são de fato, enquanto pecam em outros pontos dos seus treinos.

    Abraços..

  10. Tem uns casos raros igual a pessoa quem vos fala, o mais procurado nas competições fisiculturista é o ectomesomorfo!!

    Altura: 1,95
    Tórax: 1,35
    Cintura: 90
    Peso: 115 Kg
    Braço: 55

  11. Eu tenho uma curiosidade sobre meu biotipo eu tenho características de meso com ecto tenho uma dorsal muito larga cintura fina e as pernas e os braços finos..
    Eu treino com a mesma intensidade cada parte corpo mais tem pessoas que me falam pra parar de treinar costa seria correto parar de treinar costas?

    1. Felipe, em muitos casos é necessário reduzir ou fazer um treino diferente para um determinado grupo muscular quando o individuo tem um desenvolvimento assimétrico.

      Como é muito importante manter a simetria, acredito que deveria ser revisto o seu treino.

      Abraço!

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