16ago

Beba SUCO DE BETERRABA para melhorar seus resultados nos TREINOS!

Suco de Beterraba para o TreinoA beterraba é uma planta que apresenta betacaroteno, um antioxidante que quando metabolizado pelo organismo é transformado em vitamina A. A vitamina A participa da defesa do organismo e representa uma ótima proteção contra as infecções, possibilitando uma recuperação mais rápida contra doenças, além de ser essencial para o bom funcionamento dos olhos, boca e pele.

Alguns estudos estão relatando que o suco de beterraba contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuídos em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância quando entra em contato com o organismo humano é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixando a pressão arterial normal.

Quando é realizado exercício em hipóxia, ou seja, baixo teor de oxigênio, o músculo fica com sua função reduzida para tolerar esse exercício. Um estudo realizado com indivíduos saudáveis, consumindo suco da raiz da beterraba somado a exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável, mostrou que com ingestão do suco reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício.

Outro estudo realizado com ciclistas demonstrou que o consumo de suco da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída dos ciclistas.

Com isso, o uso do suco de beterraba uma hora após o termino da atividade física, juntamente com aminoácidos, é excelente para otimizar a recuperação, e ainda deixa a musculatura mais preparada para o próximo treino. Isso porque o óxido nítrico é um ótimo vasodilatador que auxilia no transporte de mais nutrientes para o músculo e elimina as toxinas do corpo com mais facilidade.

Por isso, alguns trabalhos vêm mostrando que o consumo do suco de beterraba auxilia nos treinos, aumentando a rapidez de recuperação e eficiência dos músculos.

Tudo em excesso é prejudicial. Tomar muito suco de beterraba pode causar diarreia e dores abdominais, sendo assim consulte sempre uma nutricionista antes de incluir algo na sua dieta.

 

Beba Suco de Beterraba e Treine Mais!

 

Referências Bibliográficas:

Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists;
Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia;
Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans;
QUEIROZ, Salete & BATISTA Alzir. Funções biológicas do óxido nítrico. Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo – São Carlos – SP.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

46 comentários em “Beba SUCO DE BETERRABA para melhorar seus resultados nos TREINOS!

  1. Muito Interessante Juliana, o problema é que pra tomar um suco da raiz da beterraba nao deve ser muito fácil nem gostoso ne? rs

    Mas nós atletas anonimos sempre tentamos otimizar nossos resultasdos.
    Obrigada pela contribuição.

    1. Deixo a dica, tomo sempre na centrifuga.
      Meia beterraba pequena uma cenoura media, misturo com suco de duas laranjas + gelo.
      Uma delicia!

    1. Olá Tati,

      Lá vai a receita do suco:

      1 beterraba média;
      1 cenoura grande;
      2 laranjas;
      600ml de água;
      Açúcar ou adoçante a gosto

      Retire toda a casca da beterraba e raspe a cenoura, corte em pedaços menores e bata bastante no liquidificador junto com o sumo das duas laranjas, água e o açúcar ou adoçante ao seu gosto. Coe numa peneira e ponha num recipiente para sucos. Serve 4 copos. Espero ter ajudado!

  2. A dois meses comecei a pedalar, e correr, montei uma rotina de treino muito puxada, e diária, todas as manhãs pedalo cerca de 25 km e na parte da tarde 3x por semana corro 7km,, junto a isso fiz uma reeducação alimentar (não tão severa) o resultado é que em dois meses baixei dos meus 86,6 kg para 77,5kg. ótimo resultado, porém até o momento não fiz nenhum uso de suplementos, e comecei a sentir fadiga muscular, falta de força mesmo… devido a grande intensidade do exercício. pensei em usar suplementos, mas acredito q com uma boa reeducação alimentar, ainda consigo adiar o uso de suplementos, que acho q devem ser usados quando a pessoa já estiver em um nível mais extremo do esporte. achei muito interessante o artigo, e fica a pergunta:

    poderia fazer o suco de beterraba associado as alimentos que fornecem aminoácidos? como as sementes de trigo integral, o gérmen de trigo, a cevada???

    1. Oi Meu nome é Sonia tenho 51 anos adoro academia tomo de manhã antes do treino beterraba batida com goiaba força total sem fadiga depois de uns minutos tomo café com pão integral.
      Malho 2 hrs de segunda a sexta uma hora de aeróbica é uma hora de musculação.

  3. Só esqueceram que carnes e embutidos são ricos em nitritos… e essas substâncias são já conhecidamente cancerígenas. Aumentam o risco de câncer de intestino e de estômago

    1. Samuel,
      Oportuna a sua colocação.Obteve resposta quanto ao risco que nitritos podem degenerar em risco de câncer intestinal? O Artigo diz que o organismo humano transforma o nitrito contido na beterraba em nitrato. Esse sim será o componente aliado. Ficou esclarecido?

    1. Olá Diego, devido à função de VASO DILATADOR que contem na raiz da beterraba, seria funcional ingeri-lo 30 min antes do treino e 30 min depois. Dessa forma lhe trará grandes resultados.

  4. Olá Juliana!
    Muito interessante todas as suas dicas!
    Moro em Ponta Grossa e venho passando por um triste dilema, os profissionais que procurei até hoje muito poucos me ajudaram. Sempre que digo que vou procurar um nutricionista para me orientar eles dizem que é desnecessário.

    1. Claudia, com o passar de alguns anos frequentando academias posso dizer que meus melhores resultados vieram quando aliei o “Treino junto com uma boa Dieta”.
      Quando você tem os dois aliados pode ter certeza que o resultado vem de forma muito mais rápida. Sendo assim acredito que uma consulta com um profissional de Nutrição é muito importante! Para seu caso consulte um Nutricionista Esportivo, depois que você tiver fito isso comente aqui seu resultado!

      Abraço,
      Roberto

    2. Cláudia, bom dia. É mais freqüente nas academias nos dias de hoje pessoas palpitando e induzindo a fazer exercícios assim ou assado, tomar isso ou aquilo. Porque conhecem um alguém ou já tomou e se tornou cobaias delas próprias. Cada um de nos temos resultados e sintomas diferentes por termos organismo individuais com respostas para cada corpo físico. Resumindo. Procure por profissionais conceituados e conhecidos e continue treinando e se alimentando bem pesquisando, lendo, vendo ou ouvindo sobre atividades física ou musculação. Que juntando sua força de vontade, dedicação, perseverança seu objetivo sera conseguido a longo ou pouco prazo. Não de ouvidos terceiros nem a impulsos negativos. Em breve vc se tornara uma ” bodybuilding “

  5. Meus parabéns pela dica!!! Comecei a tomar o suco de beterraba e funciona mesmo perguntei a minha nutricionista se tinha algum problema ela aprovou pode beber melhorou meu desempenho tanto nas corridas de rua quanto nas flexões e abdominais e barra fixa, consigo me exercitar sem fadiga sem contar que treino com tornozeleira e outra coisa eu comecei a tomar o suco mas pelo benefício do que pelo sabor não vou misturar nada e para o suco dar mais resultado como energia eu acredito que não precisa misturar mais nada porque para mim já é uma bomba atômica, lavei a beterraba cortei algumas fatias e coloquei água filtrada e bati no liquidificador coloquei em uma peneira até sair todo liquido acrescentei mas um pouquinho de água o bagaço eu guardei na geladeira para mais tarde fazer uma salada c/azeite.

    Obs: Pessoal que pratica atletismo seja o que for profissional ou não, evite o açúcar não coloque porque a beterraba já possui, quer misturar laranja e maça tudo bem mas fuja do açúcar e do sal, se acrescentar outras substancias ao suco de beterraba em vez de trazer benefício vai prejudicar e pode trazer doenças como diabete e outras mais. *apenas uma ideia minha…

    1. Olá Roney, tudo bem? Vou seguir suas dicas sem adoçante e sem açúcar, já a um mês estou conseguindo me desvincular disso rs.
      Queria saber se batido com a beterraba com laranja ou limão também daria certo? E outra, se é melhor tomar antes do treino ou quando chega do treino. Obrigada!

  6. Gente, minha nutri passou apenas meia beterraba, pois mais do que isso não é necessário para obter resultados ou uma beterraba bem pequena. Pode variar, fica gostoso junto com uma fruta ácida ou uma maçã. Uso meia beterraba grande, uma fruta ácida que pode ser duas fatias de abacaxi, um limão ou uma laranja. Também coloco sempre uma maçã, uma cenoura pequena. Pode variar fazendo apenas beterraba com limão e gengibre. Ainda beterraba com limão e couve. Fica uma delícia, podem acreditar. Nem uso nada para adoçar, apenas completo o copo com água. As frutas e a beterraba já são super doces.

  7. Tomo 30 minutos antes, coloco beterraba e gengibre que ajuda a acelerar o metabolismo, estou amamentando e não posso tomar o termogênico por enquanto rs

    1. Mariângela, acredito que os dois! Você estar com o pensamento em algo, estar focado em algo é muito positivo e com certeza isso interfere no seu treino. Com relação ao suco devido aos seus benefícios também é um ponto positivo..

      Sendo assim acredito que os dois juntos podem ajudar muito!

  8. Pra mim é o melhor é mais gostoso suco natural.

    Beterraba associada a laranja, limão e gengibre.

    Eu tomo sem açúcar porque a beterraba e laranja são ajudam a adoçar.

  9. 1 beterraba
    1 maçã
    1 cenoura
    2 rodelas de abacaxi
    1 pedaço de gengibre
    1 folha de couve ou um pouco de espinafre

    Fica uma delicia e da uma disposição tanto pra corrida quanto pra musculação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.