27 maio

Alimentos para Aumentar a Imunidade + Suplemento

Alimentos para Aumentar a Imunidade + Suplemento

Muito se fala sobre alimentos para aumentar a imunidade, especialmente em épocas de frio, onde doenças oportunistas tomam podem aparecer para debilitar os organismos menos protegidos – ou seja, os que estão com a imunidade baixa.

Por esse motivo, vamos falar um pouco sobre esses alimentos e explicar de forma geral o que é o conceito de imunidade para a comunidade médica. Além disso, vamos explicar se existem sucos ou suplementos capazes de unir forçar com o objetivo de deixar o nosso corpo mais saudável. Confira!

 

O que é Imunidade?

 

Antes de explicarmos quais são os alimentos para aumentar a imunidade, precisamos conceituar o que é a imunidade. De maneira bem geral, ela é todo o conjunto de células de defesa e toda a proteção que nosso organismo tem. Uma pessoa com “alta imunidade” costuma ser menos propensas às doenças e aos riscos de sofrer com ataques externos – como os de vírus e de bactérias.

A imunidade se divide em dois tipos: imunidade nata e imunidade adquirida. Vamos entender melhor:

  • A imunidade nata é aquela que provém do ser humano naturalmente. São nossas células de defesa, nossa proteção básica.
  • A imunidade adquiria é aquela que surge após o corpo criar anticorpos para se livrar de uma determinada doença.

Tendo em mente que existem dois tipos de imunidade, podemos dizer que a imunidade nata sempre pode ser reforçada, por meio de alimentação de qualidade e até mesmo com o uso de suplementos – há casos onde eles são fundamentais para evitar problemas.

 

Quais são os sintomas da imunidade baixa?

 

Os sintomas da imunidade baixa podem variar, dependendo do grau que o problema se encontra.[1] Em casos mais amenos, podemos notar:

  • Propensão para gripes, resfriados e dores de garganta.
  • Problemas de estômago e sensação de fadiga intensa durante o dia.
  • Irritabilidade e estresse excessivo.

Nos casos mais graves, podem haver:

  • Problemas mais severos, como pneumonias ou gripes muito debilitantes.
  • Excesso de sono e incapacidade de conseguir prosseguir com as tarefas diárias.
  • Doenças oportunistas de alta gravidade.

Em ambos os casos, é essencial procurar um médico. Mesmo que o problema da imunidade possa ser resolvido apenas com suplementação ou com alimentos específicos, a consulta médica pode detectar causas mais graves, como doenças diversas.

Leia também:

Vitamínicos e Minerais: O que é, para que serve, benefícios, ingestão

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Suplementos Vitamínicos que ajudam na Memória e na Concentração

Veja como Aumentar a Imunidade com Alimentação e Suplementação

É importante ter em mente que a saúde debilitada é porta para diversos problemas mais sérios – e que o corpo precisa estar com a proteção em dia para contornar os inúmeros vírus e bactérias que circulam pelo ar todos os dias. Fique de olho!

 

Alimentos para Aumentar a Imunidade

 

Embora a maioria das pessoas acredite que a vitamina C seja a principal vitamina para proteger o corpo, ela não é a única. Separamos mais abaixo alguns dos principais alimentos para aumentar a imunidade. Confira:

Alimentos ricos em proteínas: No geral, carnes são excelentes alimentos para aumentar a imunidade. Além de ricas em proteínas, elas possuem nutrientes fundamentais para o corpo humano, como minerais e vitaminas no geral. Por isso, quem é vegetariano, precisa repor os nutrientes com a ajuda de nutricionistas e médicos.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Frutas de diversos tipos: Obviamente, frutas ricas em vitamina C, como o abacaxi e a laranja, são excelentes alimentos para aumentar a imunidade. Porém, é importante saber que as frutas ricas em gorduras, como o abacate, também devem fazer parte do seu cardápio diário. A dica é mesclar entre as mais diversas frutas ao longo da semana.

Arroz, feijão e carboidratos no geral: Arroz e outros carboidratos ajudam na imunidade de uma forma geral. Além disso, leguminosas como o feijão e a lentilha devem fazer parte do seu dia-a-dia sempre que possível.

Além desses alimentos para aumentar a imunidade, devemos também citar as gorduras derivadas de animais e as verduras. No geral, o que podemos dizer é que a alimentação variada e equilibrada ainda é a única forma de garantir uma vida saudável!

 

Receita de Suco para imunidade baixa

 

Separamos uma receita de um suco para aumentar a imunidade. Ela tem alguns dos ingredientes mais importantes para esse objetivo: frutas ricas em vitamina C, uma das vitaminas mais indicadas para aumentar a imunidade. Anote o passo-a-passo:

 

#Suco de Abacaxi com Laranja e Couve

 

INGREDIENTES

  • 150ml de água
  • 200g de abacaxi
  • 2 laranjas
  • 2 folhas de couve

 

MODO DE PREPARO

  1. Descasque a laranja, tire as sementes e corte em cubinhos
  2. Corte o abacaxi em rodelas e pique bem as folhas de couve
  3. Coloque tudo no liquidificador e bata bem

 

Está pronto! Esse suco é excelente para a imunidade – não só pelas frutas ricas em vitamina C, como também pela couve, que uma das folhas verdes mais ricas em ferro, mineral fundamental para nossa saúde em geral.

Vale a pena tomar o suco sempre de manhã ou logo antes dos treinos, em conjunto com uma boa fonte de carboidratos simples, como tapioca, batata-doce ou mesmo pão integral. A refeição é completa e bastante leve para praticar atividades físicas em seguida!

 

Imunidade baixa, qual suplemento pode ajudar?

 

Às vezes, apenas a alimentação não é suficiente para corrigir os problemas com a imunidade, se tornando necessário o uso de suplementos mais específicos para esses casos.

No geral, os mais indicados para baixa imunidade são os multivitamínicos, que agem de forma generalizada no corpo humano. Nós indicamos como uma fonte confiável de vitaminas o Multivitamínico da Growth Supplements, que passa por inúmeros testes de qualidade e tem aprovação pela ANVISA e outros órgãos responsáveis.

Para compreender para que serve o Multivitamínico indicamos a leitura do post Multivitamínico: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar, suplementação.

A comercialização é feita em embalagens (frascos) que contém 120 unidades (cápsulas revestidas, cada uma oferecendo 700mg de multivitamínico) livres de glúten e sem quantidades significativas de carboidratos e gorduras.

No site da Growth Supplements o preço pode chegar até 40% a menos que lojas convencionais, já que a empresa trabalha com venda direta da fábrica. Clique e confira!

 

Cuidar na nossa saúde é fundamental para que os treinos sejam de qualidade e para que possamos seguir firmes em nossos objetivos. Os alimentos para aumentar a imunidade, assim como os suplementos, são ótimas opções para que você garanta ao seu organismo os melhores cuidados possíveis.

Mas não se esqueça: toda mudança de dieta ou todo novo suplemento alimentar introduzido no seu dia-a-dia deve ser indicado por um nutricionista que conheça suas reais necessidades físicas. Para quem treina pesado, se preocupar em ter auxílio profissional é ainda mais importante!

 

Referência

1. Caio Rosenthal, Infectologista

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.