22 set

10 Alimentos que você Não Deve Comer quando está em uma Dieta Para Emagrecer

Alimentos que você Não Deve Comer quando está em uma Dieta Para Emagrecer

Nós somos o que comemos! Esta é uma frase antiga. Mas que possui uma validade inquestionável. Principalmente quando nos encontramos em uma dieta para emagrecer.

Você, eu, todos somos influenciados, de certa forma e desde sempre, pela mídia e pelo nosso meio a consumirmos certos tipos de alimentos.

São milhares de propagandas e estímulos visuais que nos levam a comer fast foods e outros alimentos muito calóricos e que não agregam nada à saúde.

Isto claramente começa na infância e se ‘agrava’ na adolescência. Construção social moderna por excelência é a fase na qual, biologicamente, temos uma grande velocidade de crescimento. Temos também uma formação de padrões subjetivos e uma construção da identidade.

Não é a toa que grande parte das propagandas tem este público como alvo para empurrar produtos industrializados altamente calóricos. O alvo é a nossa suscetibilidade.

Acabamos levando este comportamento de consumo desenfreado pelo resto da vida. E quando nos deparamos, em algum momento, com a necessidade de ter uma dieta para emagrecer, é que emergem os problemas.

 

A dieta para emagrecer e os desafios psicossociais!

 

Temos que reeducar a nossa alimentação, reestruturar a forma que comemos, algo que pode ser desagradável e um pouco traumático às vezes.

Ironia máxima, a própria mídia que nos “empurra” estes alimentos repletos de calorias é a mesma que impõe padrões de beleza virtualmente inalcançáveis, construindo assim uma ideal de corpo que dificilmente será atingido pela maioria das pessoas.

Mas não só a idade e a mídia, características sociodemográficas como:

  • Idade;
  • Etnia;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;

São grandes influenciadores no consumo de alimentos.

Oras, vegetais, hortaliças, frutas e grãos integrais constituem uma dieta substancialmente mais caras do que uma baseada em alimentos calóricos.

Todos estes fatores influem no comportamento alimentar de uma pessoa. Segundo um estudo de J.M de Castro, a simples presença de outras pessoas à mesa pode aumentar significativamente a quantidade de alimento consumido e o teor calórico da refeição.

Ele chama isso de “facilitação social”. A desinibição do indivíduo e a maior duração da refeição, quando em companhia de amigos e parentes, favorecem este hábito.

Leia também:

O que é e como funciona o Jejum Intermitente

Como fazer o Chá de Hibisco para Emagrecer?

Dieta para aumento de Testosterona + Suplementação Adequada

Conheça os Benefícios do Chá de Hibisco na Redução de Peso + Receita

Conforme outro estudo, realizado na União Europeia com 14.331 pessoas a partir dos 15 anos, mais de 70% dos indivíduos pesquisados julgaram sua alimentação como saudável, mesmo que não fosse.

Esta distorção da avaliação de seu próprio consumo demonstra o quanto é necessário apontar alimentos que podem atrapalhar sua dieta de emagrecimento, e demonstra o quão pouco sabemos sobre o que comemos.

Por isso, neste artigo, vamos trazer 10 alimentos que você deve evitar comer quando se encontra em uma dieta de emagrecer.

 

Dieta para Emagrecer: 10 alimentos que devem ser evitados!

 

1. Pipoca de Micro-Ondas

Por mais que exista uma percepção de que pipoca de micro-ondas não é uma das comidas mais saudáveis do mundo.

Mas quando estão em uma dieta para emagrecer, dificilmente a pipoca de micro-ondas é retirada da lista de alimentos a se consumir.

É compreensível. Fonte de fibras, que provêm grande saciabilidade, ela pode parecer uma boa ideia se você está em uma dieta de emagrecer. Necessariamente não é.

A pipoca, quando preparada na panela, sem óleo e manteiga, pode ser um bom substituto ao lanche da tarde.

Mas, a pipoca de micro-ondas possui um nível elevado de sódio, com 270mg, enquanto a versão dela comum possui apenas 2mg. É uma diferença considerável.

O sódio retém os líquidos, causa mais sede e, consequentemente, dificulta o emagrecimento.

Sem dizer a manteiga, que é tão utilizada na pipoca. Cada colher colabora com 11,4 gramas de gordura e 10 calorias. A utilização de curry, ervas ou outros temperos menos calóricos é uma boa saída.

Isso sem falar na famigerada pipoca de cinema, que possui cerca de 1200 calorias, o que é grande parte da porção diária que podemos ingerir. Por isso, que no caso de pipoca de micro-ondas ou de cinema, é preciso ter cuidado.

 

2. Suco em Pó

Se os refrigerantes são vilões conhecidos de qualquer dieta para emagrecer que se preze, os sucos em pós não ficam muito atrás.

O suco em pó geralmente contém, em 10 gramas, 36 calorias e 8,6 gramas de carboidratos.

Ou seja, a maior parte do suco em pó é carboidrato puro. Os carboidratos são utilizados para produzir energia para o corpo. O excedente não utilizado é convertido em gordura e armazenado.

O carboidrato presente no suco em pó é diretamente oriundo do açúcar. Mais de 70% do suco em pó é açúcar puro.

Apesar do baixo número de calorias, os carboidratos que o suco em pó possui principalmente quando combinado com os encontrados em outros alimentos, podem atrapalhar consideravelmente sua dieta de emagrecer.

Sem dizer que, apesar de afirmarem que são sucos de frutas, fruta é o que menos você vai encontrar.

Menos de 1% da composição é feito de polpa de fruta, o resto são componentes químicos que, como você deve imaginar, não são muito bons para a saúde.

Por isso, se for tomar um suco, prefira um natural, feito diretamente da fruta, ou um bom copo de água. Vale muito mais a pena.

 

3. Açaí

Uma fruta brasileira que tomou o mundo, e que está relacionada a diversos mitos. Ele vem de uma espécie de palmeira e tem uma cor roxa bastante característica.

É fato que ela possui diversos componentes benéficos, como:

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
  • Vitamina E;
  • Fibras;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio.

Além de possuir poder antioxidante muito grande. Mas, mesmo com tudo isso, o Açaí pode atrapalhar na sua dieta para emagrecer?

A resposta é sim. E um dos maiores culpados é o xarope de guaraná que é adicionado à polpa, com o objetivo de deixá-la mais doce.

Sem dizer que, quando comemos, adicionamos frutas, granola, paçoca e diversos outros alimentos, que fazem o açaí se transformar em uma bomba calórica.

Uma tigela com 500 gramas de açaí com estes acompanhamentos mais comuns, ele pode chegar a até 1000 calorias. O que, de fato, atrapalha qualquer dieta.

Muitos falam que o açaí emagrece. Não há evidência na literatura científica que comprove. E não é comprovado que é um repressor de grupo, como afirma a especialista em nutrição Cara Rosenbloon, do Canadian Living.

Sem dizer que o número de gorduras e de carboidratos é bastante significativo. Se for consumir açaí, é melhor bater a fruta com mel. É a forma mais saudável.

 

4. Bebidas Alcoólicas

São antigos vilões das dietas para emagrecer. Toda bebida que possui álcool etílico engorda.

Isto acontece por que o álcool se transforma em hidrato de carbono, e produz, neste processo, cerca de 7kcal por grama.

O que muda é o tipo de bebida. 100 ml de bebida destilada fornece 238 kcal por 100 ml. Já o vinho, 85 kcal.

Um copo americano (pequeno) de cerveja fornece 43 kcal, sendo que metade são carboidratos.

Considerando que os refrigerantes, em um copo pequeno, têm 42 kcal por 100 ml, podemos observar que, potencialmente, as bebidas alcoólicas engordam mais que os refrigerantes.

 

5. Granola

Outro grande aliado da nova onda saudável da alimentação, a granola também pode atrapalhar nos seus objetivos de emagrecimento.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, meio copo de granola possui entre 200 e 300 calorias, de 12 a 16 gramas de açúcar, e até 15 gramas de gordura.

Sem dizer que ela é normalmente misturada com Iogurte e frutas, o que aumenta consideravelmente seu valor calórico.

Por mais que começar o dia com uma tigela de granola possa ser uma opção saudável, com os complementos, ela pode alcançar até 600 calorias. Um pouco pesado, não?

 

6. Sorvete

É difícil resistir a um bom sorvete, principalmente nos dias mais quentes. Mas se está em uma dieta para emagrecer, é importante tomar cuidado.

Com muito açúcar e gordura trans, além de corantes, estabilizantes, neurotoxinas e saborizantes, ele é um dos grandes vilões do emagrecimento.

Uma média de calorias dos sorvetes mais comuns é:

  • Sorvete crocante: 108 calorias;
  • Sorvete de flocos: 110 calorias;
  • Sorvete de creme: 113 calorias.

E esta quantidade de calorias é por uma bola de sorvete apenas. E possui em média 4 gramas de gordura.

Sem dizer que o sorvete não é recomendado para pessoas que possuem um colesterol alto, que são intolerantes a lactose e tem diabetes.

Mesmo os sorvetes com zero açúcar possuem uma grande quantidade de calorias. Por isso, é recomendado, se for irresistível, um sorvete de frutas, com pouco açúcar e o mais natural possível.

 

7. Leite Condensado

Esta forma de leite, altamente concentrada e com sabor atraente, que foi utilizada para alimentar soldados na guerra, mas, é altamente prejudicial a todos que desejam emagrecer.

Para ter ideia, em apenas 100 gramas temos mais de 320 calorias, imagine todo esse ‘arsenal calórico’ somando na dieta.

Além disso, o leite condensado possui altos níveis de açúcar e gordura, e mesmos aqueles que prometem gordura zero, ainda possui altíssimos níveis de açúcar.

É bom evitar, até mesmo pequenas quantidades.

 

8. Comidas Congeladas

Parecem ser super práticas, mas, na verdade são um perigo se você se encontra em uma dieta para emagrecer.

Elas são carregadas no sódio, ás vezes com muito mais do que o recomendado para um único dia, além de gordura saturada, açúcar e carboidratos.

Este sódio é colocado para a comida ter um sabor melhor, e acaba deixando que a consome com sede, e acaba consumindo bebidas altamente calóricas.

Além disso, algumas pode conter conservantes e mesmo a diminuição dos nutrientes (vitaminas, minerais), além do discreto, mas sempre presente riscos de estarem vencidas e adulteradas.

 

9. Queijo Ralado

O parmesão ralado possui alta quantidade de gorduras e sódio, o que aumenta consideravelmente o número de calorias de qualquer refeição.

Sabe-se que em apenas uma colher de sopa, 44 calorias estão presentes, o que pode pesar no prato.

Se você deseja muito comer queijo ralado, tente utilizar queijo ricota ou um outro queijo magro em substituição, porém, não se descuide da quantidade.

E sempre que possível evite!

 

10. Comida Processada

Geralmente carnes, como linguiças, salsichas, salame, bacon e outros embutidos, que possuem muito sódio e gorduras.

Outro motivo por que elas devem ser banidas de qualquer dieta de emagrecer é a presença de neurotoxinas, que inibem o emagrecimento.

Apesar de serem produtos de nossa cultura, eles devem ser evitados, pois podem possuir inclusive o nitrito e o nitrato, que são potencialmente cancerígenos.

 

Estes são alguns alimentos que devem ser evitados quando for fazer uma dieta para emagrecer.

Nossa mensagem é: Não ceda aos estímulos e foque nos seus objetivos para conseguir emagrecer com saúde e sem recaídas trágicas!

Porque saber o que comer é a sempre a melhor escolha e ter consciência do que ingerimos é o primeiro passo.

E se a leitura deste post lhe foi útil, leve-o a mais pessoas compartilhando nas redes!

 

Referências

Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar / Transtheoretical model approach in eating behavior – Natacha Toral; Betzabeth Slater. Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

Castro JM. Socio cultural determinants of meal size and frequency. Br J Nutr 1997.

Kristal AR et al. Psychosocial correlates of healthful diets: baseline results from the Working Well Study. Prev Med 1995.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.