23 set

10 dicas para Treinar quando estiver com Energia Baixa

Treinar quando estiver com Energia Baixa

Todo mundo tem dias ruins, onde é difícil manter a concentração em pequenas atividades diárias e a vontade de fazer determinadas coisas é muito baixa. Nestes dias, treinar quando estiver com energia baixa é algo quase que massacrante.

Porém, mesmo com a energia baixa é preciso manter o foco, seguir em frente e fazer seu treino. Quando você fica dias sem treinar o ritmo é perdido e se torna difícil chegar aos resultados que você deseja. Por esse motivo, fazer um esforço a mais para continuar treinando é muito importante.

Quando você se sente sem energia e desmotivado com os treinos precisa buscar alternativas que façam com que você dê conta de fazer o treino até o fim. Para isso, trouxemos 10 dicas valiosas para treinar quando estiver com sua energia baixa.

 

10 dicas para Treinar quando estiver com Energia Baixa

 

1. Mantenha o Foco

Mesmo que você não sinta nenhuma vontade de ir para a academia, tenha em mente que o resultado final depende de atividade contínua e de muito foco. Mesmo com a energia baixa, prepare-se para o treino e resolva na academia junto com seu professor ou personal como será o procedimento dos exercícios. O que não pode nessa hora é se deixar levar pela falta de preguiça.

 

2. Identifique a Causa

Caso você se sinta sem animo e com a energia baixa durante muito tempo, vale investigar a causa. Pode ser causado por falta de sono de qualidade, alimentação ou estresse. Se sentir mal durante muito tempo e sem vontade de manter os treinos ou até mesmo coisas simples da vida pode ser reflexo de algum problema mais grave.

 

3. Alimentação rica em Carboidratos

Ao se planejar para treinar quando estiver com energia baixa, o consumo carboidratos são fundamentais. Principalmente uma hora antes dos treinos, consumir banana, granola e aveia, seria uma boa pedida!

Separamos aqui uma lista com 10 Alimentos para comer no Pré-Treino.

 

4. Ouça música durante o Treino

Ouvir uma música que te lembra de momentos bons anima qualquer situação. Não é a toa que nas academias é sempre possível ouvir músicas bastante animadas e enérgicas, já que são muito úteis na hora de dar um gás ao treino. Leve sua playlist para a academia e malhe ao som de suas músicas favoritas, isto pode ajudar a levantar seu astral.

 

5. Respire Adequadamente

Pare um tempo e preste atenção à sua respiração. A respiração faz com que o corpo “acorde”, descansando os músculos e ajudando a respirar com mais consciência nos exercícios, fazendo com que você canse menos na hora de treinar.

O post Você sabe respirar? Entenda a importância da RESPIRAÇÃO em seu TREINO! pode ajudar nessa questão.

6. Faça aquecimentos Antes dos Treinos

Os aquecimentos e alongamentos são muito importantes, já que abrem as fibras musculares e aumentam a circulação do sangue. Os aquecimentos funcionarão na hora de te dar um pouco mais de energia para o começo dos treinos. Assim que começar vai se sentir com mais vontade de continuar o treino até o fim.

 

7. Bi-sets

O bi-sets consiste em combinar dois exercícios de uma vez só. Isso fará com que o treino renda mais e o resultado seja o mesmo. Para os dias em que não se sente com muita energia, utilizar este tipo de treinamento faz com que a carga de peso dos exercícios diminua, mas sem perder intensidade.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Separamos um explicando como funciona a técnica Bi Set – Guia sobre a Técnica + Exemplo de Treino.

 

8. Repetições Lentas

As séries superlentas podem ajudar a chegar aos resultados do treino com mais rapidez, mas devem ser feitas com o acompanhamento do personal, já que quando feitas de maneira errada causam lesões aos músculos.

Ler um pouco sobre Entenda a importância da fase EXCÊNTRICA nos Treinos pode ajudar nessa questão!

9. Isometria

A isometria acontece quando você fica estático durante uma repetição, contraindo os músculos. Além disso a isometria pode potencializar os treinos.

 

10. Suplementação Intra Treino

O consumo de BCAAs durante ao treinar quando estiver com energia baixa é importante pois os aminoácidos ajudam amenizar o cansaço corporal.

Separamos um post totalmente dedicado ao BCAA, com ele você pode entender sua função BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função e como tomar.

Como treinar quando estiver com energia baixa no Período Menstrual?

 

Durante o período menstrual, que dura em média 5 dias, o corpo da mulher tem a produção de estrogênio diminuída, o que faz com que tenha menos disposição para as atividades físicas. Além disso, também são muito comuns as cólicas menstruais, que tem intensidade diferente de mulher para mulher.

Durante este período, é importante diminuir a intensidade dos exercícios, mas mantê-los também pode fazer muito bem, já que diminui as dores abdominais e o cansaço das pernas causado pela menstruação.

 

Para finalizar…

Vários motivos como a insônia, alimentação pobre e o período menstrual  podem afetar seus treinos com a falta de estímulo e a energia baixa. Porém, para que seu ritmo não seja perdido é muito importante manter o foco e seguir em frente. Com uma alimentação enérgica e aquecimentos pré-treino você consegue bons resultados.

É importante ressaltar que se persistirem os sintomas de desânimo e falta de energia deve-se consultar um especialista, já que isto pode estar relacionado com algum problema mais grave de saúde ou apenas a falta de sono regular.

Leia também:

10 Alimentos para comer no Pré-Treino

10 Alimentos para comer no Pós-Treino

10 Alimentos para comer Antes de Dormir

Taurina: O que é, para que serve, benefícios, onde encontrar

O Cortisol Alto pode prejudicar seu físico, entenda como melhorar os Níveis desse Hormônio

Em certas ocasiões, vale a pena tirar um tempo para descansar, mas é importante não deixar de lado a rotina de exercícios.

Com 10 dicas para aumentar a energia e adaptar os treinos aos dias em que você não se sente muito bem é possível manter o ritmo na academia e conquistar seus objetivos quanto ao corpo que você almeja.

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.