Por Michael Alexandre – 30 de maio de 2016

Bulking ou off season é o período onde o atleta ou o praticante recreativo de musculação, busca ganhos gigantes em um curto período, onde pretende ter grande volume e tamanho em um determinado espaço de tempo.
Cutting ou On Season é onde o atleta corre atrás do prejuízo feito pelo bulking, após ter ganhado todo peso extra em gordura e água, tentando eliminar o mais rápido possível e manter a massa muscular adquirida durante o processo, normalmente usado em pré competições ou por muitos aventureiros.
Então vamos lá!
Nosso corpo possui um limiar genético natural, ou seja, vai chegar em um certo ponto que não importa o que você faça que o corpo responderá bem pouco ou não responderá mais em relação aos ganhos de massa muscular, exceto pelo uso de hormônios, claro!
Através de alguns especialistas, foi feito estimativas no qual nosso pode ganhar de massa muscular livre de gordura ao decorrer dos anos de treinamento e espero que fique claro que essas estimavas, foram avaliadas na grande maioria, porém tem suas exceções em relação aos mais e menos privilegiados geneticamente falando. Contudo, o padrão é igual para a maioria.
Lyles Mcdonalds e Alan Aragon estabeleceram que no primeiro ano de treinamento pode-se ganhar de 9-11kg (em torno de 900 g/mês), segundo ano de 4~5kg (450~500 g/mês), terceiro ano de 2~2,5 kg (200 g/mês) e no quarto ano em diante de 500 g ~1 kg, ou seja, os ganhos irão diminuir de acordo com seu avanço nos treinamentos até uma hora que irá se estagnar. Esse valores são baseados em indivíduos que tiveram consistência e constância em seus treinamentos e planos alimentares bem elaborados para sua individualidade.
Ao final de 5 anos, você adicionará em torno de 18~23 kg de músculos mantendo o mesmo ou até diminuindo o seu percentual de gordura, ou seja, se você começou a treinar com 10% de gordura e 50 Kg, em 5 anos você pode estar em torno de 70 kg com 10% ou menos no percentual de gordura.
Há outros métodos que são considerados mais fidedignos em relação ao peso que você poderá chegar com uma percentagem “x” de gordura, que é o método de Casey Butt´s onde é levado em consideração o perímetro do pulso e tornozelo, além da altura. Também, o método de Martin Berkhan´s onde é feito a altura em cm menos 100 e assim você descobrirá seu peso em competição, ou seja, extremamente definido e depletado de glicogênio ou altura em cm menos 95~98 onde será seu limiar em condições naturais, aproximadamente ~10% de gordura.
A Resposta é: SIM! Então, seguindo esse raciocínio vale a pena fazer uma dieta na qual você enche o corpo de calorias adicionais, buscando ganhos mais rápidos, sendo que você vai obter os mesmo ganhos com uma dieta mais equilibrada sem adicionar água e gordura em seu corpo, devido a dieta altamente calórica? Com certeza não vale!
Lembre-se que falo isso para pessoas em ambiente hormonal natural, que não fazem o uso de recursos ergogênicos.
Então, não há o porquê fazer dietas extremistas, no qual será feito um “bulk” buscando um ganho absurdo de peso, sendo maior parte de peso ganho gordura e água e depois um “cut”, sendo muito restritiva causando um impacto negativo muito grande ao corpo, fazendo o mesmo degradar boa parte da sua massa muscular que tanto lutou para ganhar devido a uma má elaboração dietética.
Não tenha pressa, seus ganhos serão sempre os mesmos, tenha paciência, tenha consistência, tenha disciplina e busque seu limite sem se preocupar com o tempo, o que importa é saúde! Acima de tudo, busque profissionais como o nutricionista e o educador físico para avaliar seu caso com maior especificidade.
Lembre-se que varia de pessoa para pessoa em relação aos ganhos. Porém, a regra é a mesma: mantenha ganhos lentos e com qualidade do que ganhos rápidos e com adicionais indesejáveis de gordura.
Não existe ganhos imediatos! Tenha paciência e disciplina sempre e acima de tudo bom senso!
Salvar
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
A gordura no fígado é conhecida tecnicamente como esteatose hepática e tem se tornado um…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
As mulheres naturalmente têm mais gordura corporal do que os homens, isso está comprovado devido…
O Guia de Treino ABCD é uma proposta para hipertrofiar músculos com eficiência, seguindo dicas…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
COMENTÁRIOS
Então, essa é justamente uma dúvida que eu e muitos possuem. Para aumento de massa muscular, é necessário ou não ingestão de calorias adicionais, para o corpo promova essa aumento? Porque se ficar no zero a zero, o corpo não vai dedicar a energia apenas para manter o massa atual?
Olá amigo, você precisa calcular seu metabolismo basal para ver quantas calorias precisa ingerir para ganhar massa, para manter ou perder peso assim como calcular a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras etc... Abraço!