Início Nutrição Esportiva 7 dicas para Não Comer Doces e evitar a Sabotagem

7 dicas para Não Comer Doces e evitar a Sabotagem

Dicas para Não Comer Doces

Muitas pessoas optam em não comer doces quando querem se livrar dos quilinhos a mais.

Na teoria é mais fácil excluir o doce do que na prática, pois o organismo tem necessidade fisiológica de açúcar.

Primeiramente porque é fonte de energia e também porque os doces e carboidratos favorecem a produção de serotonina, o hormônio que dá sensação de bem estar.

Por estas razões não é nada fácil nos livrarmos da vontade de comer um docinho de vez em quando e para algumas pessoas esta necessidade parece ser ainda maior, mas será que é possível diminuir ou evitar assaltar a geladeira em busca de um pedaço de pudim?

Para responder esta e outras perguntas, nosso post vai mostrar algumas dicas para não comer doce ou para diminuir o seu consumo! Continue aqui e saiba mais!

 

Motivos que nos fazem Querer Comer Doce

 

# Produção baixa de serotonina.

# Baixa ingestão de alimentos ricos em cromo, magnésio, zinco, triptofano, vitamina B6, B9 e B12

 

# Vício em Açúcar

Estudos comprovam que o açúcar pode viciar como o fumo e o álcool, neste caso é preciso ficar em abstinência de doces para que organismo se acostume.

 

# TPM

Neste período a mulher produz menos serotonina e tem mudanças de humor, desencadeando  a vontade por doces.

 

# Ansiedade

Algumas pessoas quando estão ansiosas ou estressadas encontram alívio comendo doces, porém esta não é uma solução para diminuir a ansiedade e traz ganho de peso.

 

# Dormir mal

A insônia eleva o nível do cortisol que por sua vez ajuda a diminuir a produção da serotonina aumentando a vontade de comer doces durante o dia seguinte.

Como podemos perceber, o desejo de comer doces pode ser uma necessidade fisiológica devido a baixa produção de serotonina.

Leia também:

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce depois do Almoço

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

10 motivos para você fazer Musculação para Ansiedade (mantenha o controle)

Decidir não comer doce e restringir radicalmente pode não ser uma decisão acertada, pois poderá desencadear compulsões, por isso a melhor maneira é começar aos poucos a retirar o açúcar das refeições.

 

Períodos que aumentam a necessidade de Comer Doces

 

# Fim da Tarde

Neste período cai a produção de serotonina.

 

# Inverno

O organismo necessita de mais energia para produção de calor e precisa de mais glicose.

 

# Após o Almoço e Jantar

Quando fazemos uma refeição rica em carboidrato pode acontecer uma reação denominada hipoglicemia reativa, fazendo cair a glicose sanguínea, isso acontece em decorrência de uma alta súbita da insulina, fazendo com que o cérebro sinalize a necessidade da ingestão de glicose e assim surge a vontade de comer um doce.

Neste caso específico, não comer doce pode causar dor de cabeça e tontura, pois o cérebro entende que está sem energia e surgem sinais de fraqueza.

 

7 Dicas para não Comer Doce

 

#1 – Aposte em alimentos ricos em triptofano: este aminoácido atua na síntese de serotonina. Coma banana, grãos integrais, aveia, queijos, leite, castanha do pará, carnes, etc.

#2 – Diminua o consumo de açúcar aos poucos: quando se retira radicalmente o doce da sua rotina, pode desencadear compulsão, pois aumentará a necessidade. Comece retirando o açúcar de bebidas como sucos, café, chás.

#3 – Não pule o café da manhã: esta refeição ajuda a melhorar a disposição e energia para o resto do dia, quando ela não acontece, aumentará a fome e o desejo por doces.

#4 – Não use adoçantes: estudos comprovam que estas substâncias aumentam a necessidade do organismo em consumir açúcar, por isso para adoçar bebidas utilize açúcar de coco ou mel, com moderação.

#5 – Faça atividades físicas: praticar exercícios libera a produção de serotonina e sensação de prazer.

#6 – Coma mais frutas: a frutose( açúcar das frutas) é absorvido vagarosamente e aumenta a sensação de saciedade.

#7 – Consuma alimentos ricos em zinco, cromo, magnésio, vitaminas B6, B9 e B12: maçã (cromo), nozes e outras oleaginosas, granola, aveia, abacate, carnes, são exemplos de alimentos ricos nestes nutrientes.

 

Bônus!

# É possível utilizar um suplemento que ajudará a não comer doce, o picolinato de cromo, ele age diminuindo a vontade de comer massas e doces, sendo então um aliado para quem precisa diminuir a ingestão de açúcar.

# O picolinato de cromo é bem absorvido pelo organismo e age regulando a glicose, reduz a fome e regulariza o metabolismo energético, sendo uma opção para ajudar na redução dos níveis de glicose sanguínea.

Leia também:

O uso do Suplemento Picolinato de Cromo para Emagrecer

Lembrando que consultar um nutricionista é sempre adequado antes de tomar um suplemento e também para ajudar a não comer doce e estabelecer o melhor plano de emagrecimento ou tratamento nutricional.

 

Onde comprar o picolinato de cromo?

O picolinato de cromo é um suplemento que pode ser encontrado em farmácias, lojas de suplementos e lojas on- line.

Porém é possível comprar de fabricantes que garantem um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter ingredientes puros.

Na Growth Supplements é possível encontrar um suplemento de alta qualidade e 40% mais barato. Aproveite todas as promoções do site e adquira o Picolinato de Cromo com desconto sensacional de 40%. Clique aqui para conferir!

 

Para finalizar…

Para finalizar nosso artigo devemos lembrar que a produção de serotonina e o baixo consumo de alguns nutrientes estão diretamente relacionados com a necessidade do organismo em consumir açúcar.

 

Para não comer doce é preciso equilibrar então tais nutrientes.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo!

Não esqueçam de compartilhar!

Até a próxima!

 

Referência

Heisler LK, et al. Serotonina ativa o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal via Estimulação do Receptor 2C Serotonina. The Journal of Neuroscience 2007; 27 (26): 6956-6964. 26.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui