Por Eder Lima – 15 de dezembro de 2015

Existiam basicamente dois tipos de cinturões, ambos fabricados em couro rígido de camadas superpostas e com fivela de dupla.
O cinturão mais usado pelos levantadores olímpicos e basistas possui uma largura constante que dependendo do tamanho do indivíduo. Esta pode ser de 10 ou de 15 cm (tipo 1, na ilustração);
O cinturão adotado pelos fisiculturistas e malhadores recreacionais tem a frente mais estreita, com 10 cm e a parte posterior bem mais larga, algo em torno de 15 a 20cm, de maneira que essa parte preencha o espaço entre as últimas costelas e o ilíaco (tipo 2, na ilustração);
Não muito tempo atrás, surgiram os cinturões feitos em cordura recobrindo telas de EVA e fechamento em velcro com pequena diferença entre a parte posterior ligeiramente mais larga que a anterior, combinando os dois tipos anteriores (combinado, na ilustração).
O cinturão tem dois propósitos básicos:
1) Reduzir o stress sobre a coluna lombar enquanto o indivíduo retoma a posição vertical vindo de qualquer movimento em que tenha havido uma flexão do quadril;
2) Evitar a hiperextensão da coluna lombar nos levantamentos acima da cabeça.
O cinturão reduz o stress sobre a coluna lombar por compressão do conteúdo da cavidade abdominal. Isto aumenta a pressão intra-abdominal (PIA), que por sua vez, promove um maior suporte da face anterior das vértebras lombares bem como, reduz a pressão intradiscal. Esta ação combinada permite, que os músculos eretores espinhais (que seriam os responsáveis pela sustentação da coluna lombar) façam menos força durante os levantamentos
O cinturão evita a hiperextensão lombar por formar uma parede rígida em torno da sessão média corporal, como se conectasse a caixa torácica ao quadril. Isto não limita apenas os movimentos posteriores da coluna, mas também os movimentos laterais e rotacionais.
A sensação física do cinturão contra a pele, favorece ainda ao seu usuário uma maior consciência corporal do posicionamento da coluna, durante os exercícios.
O cinturão durante a execução dos exercícios deve estar o mais justo possível, para que o usuário possa colher os benefícios deste. Entretanto, há uma alta demanda física pelo uso deste e assim logo ao acabar o exercício o mesmo deverá ser imediatamente afrouxado!
Pesquisas mostram que o uso do cinturão apertado durante os exercícios eleva ainda mais a pressão arterial, especialmente se for usada a manobra de valsalva e tenderá a permanecer elevada, caso não se afrouxe o cinturão ao final da série!
É completamente injustificável a utilização do cinturão em exercícios onde a musculatura de sustentação lombar não seja realmente solicitada, como quando em agachamentos, levantamentos terra e desenvolvimentos acima da cabeça, mas com cargas muito elevadas (quando durante a fase de força e treinando de 6 repetições para baixo). Para qualquer outro exercício ou intensidade de carga abaixo de 90% 1RM é pura perda de tempo. Ainda por cima teremos um agravante
! O uso contínuo do cinturão leva a uma perda de força isométrica (a que sustenta a postura) dos músculos do abdômen (especialmente o Transverso do Abdômen) e da mesma forma dos Eretores Espinhais.RESUMO DA ÓPERA: caríssimos (as) caso você não esteja em plena fase de força, esqueça o cinturão em casa. O importante é que preste atenção em sua postura durante a execução dos exercícios mantendo a musculatura sustentatória contraída e permitir que essa também se fortaleça à medida que suas cargas aumentem!
Salvar
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
COMENTÁRIOS
Muito bom, estava na dúvida se era necessário ou não..
Esse site é ótimo!
Obrigado!
Artigo muito rico e necessário...
Foi muito importante saber sobre a proteção do cinto!