Por Marcio Vinhão – 30 de janeiro de 2015

Mas antes de responder a pergunta que dá origem ao texto, vou abordar um outro tema importante e que influencia diretamente na alteração das cargas de treinamento: Número de repetições abertas ou fechadas? 3x 8 ou 3x 8 a 10?
É evidente que, principalmente, para quem busca hipertrofia (aumento da massa muscular), deve-se trabalhar até a falha concêntrica, que é aquele momento que se tenta realizar a extensão de joelhos no agachamento por exemplo, elevando seu corpo com a barra nas costas e fica literalmente impossível produzir a energia necessária para vencer a resistência. É como dizem popularmente nas academias “travou”. Mas, muita calma nessa hora, não é qualquer pessoa que pode chegar a fadiga muscular momentânea, isso dependerá do lastro fisiológico adquirido com o tempo de treinamento (anos, meses) e do objetivo daquele ciclo.
Citei a questão de atingir a falha concêntrica, porque já escutei de muitos praticantes de musculação e até mesmo de professores que não importa o número de repetições, e sim, sempre trabalhar até a fadiga muscular momentânea. No entanto, o que define a característica do seu treino (metabólico, tensional ou ambos), sem falar das valências físicas que podem ser enfatizadas (força, resistência de força, potência) é o número de repetições e o ritmo de execução.
Imagine uma série de 8 a 10, sendo o ritmo de execução 2 na negativa e 1 positiva, total de 3 segundos por repetição. Ao final da sua série, você completará 30 segundos, se conseguir chegar até a décima repetição. É esse tempo de exercício que indica qual sistema energético estará sendo exigido prioritariamente, assim como o objetivo daquele ciclo de treinamento no âmbito das valências físicas a serem desenvolvidas e o tipo de estímulo para hipertrofia muscular.
Então, não adianta ir a academia e realizar todos os exercícios até a fadiga muscular momentânea, pois pode ser que você deva chegar na falha com 4 repetições ou 12, no qual qualquer modificação resultará em uma completa alteração do que se espera atingir com aquele treinamento. Rápida revisão dos sistemas energéticos.
Sistemas Anaeróbio ATP-CP:
Sistemas Anaeróbio Lática:
Sistema Aeróbio:
Vale lembrar que os três sistemas atuam simultaneamente, tendo a prevalência de um deles de acordo com o tempo que se realiza o exercício.
Então, se a ideia é atingir a falha concêntrica, sempre respeitando a finalidade proposta previamente para aquele período de treino (desenvolvimento de força máxima, resistência de força, estímulo metabólico, tensional ou ambos), é interessante utilizar as repetições abertas.
Vamos a um exemplo:
Agachamento 8 a 10 com 60 kg, onde completou-se 8 repetições e não chegou na fadiga muscular momentânea, por que não utilizar essas 2 que restam?
O objetivo de se trabalhar com repetições abertas é levar seus músculos a falência e atingir o máximo de trabalho muscular em todas as séries. Se fossem repetições fechadas, certamente você guardaria a barra e estaria jogando literalmente no lixo uma série do seu treino ou até todas, apenas procurando o peso ideal para as 8 repetições. Por isso, é necessário um controle rigoroso sobre os parâmetros de treinamento por meio de um diário de treino, pois são esses dados que indicam a carga para cada exercício e o melhor momento para se realizar alteração (para mais ou para menos). Para saber sobre Controle dos Parâmetros de Treinamento
clique aqui!Agora, vamos as cargas utilizando o mesmo exemplo (3 séries de agachamento de 8 a 10 com 60 kg) e as anotações do diário de treinamento.
Dia 1
1 série, 10 rep;
2 série, 10 rep;
3 série, 8 rep;Dia 2
1 série, 10 rep;
2 série, 10 rep;
3 série, 10 rep;Dia 3
1 série, 10 rep;
2 série, 10 rep;
3 série, 10 rep.
Completou o número máximo de repetições em dois treinos, está na hora de elevar a carga e continuar o controle.
Então, ficaria por exemplo, 3 série de Agachamento com 64 kg (+ 4kg)
1 série, 9 rep;
2 série, 8 rep;
3 série, 8 rep.
Quando será que feita a diminuição da carga?
1 série, 8 rep;
2 série, 6 rep;
3 série, 6 rep.
Abaixe os pesos na hora !!!!
Respondendo a questão feita pela menina na academia “você precisa é de um diário de treinamento, com isso fica fácil identificar o momento de realizar a alteração da carga”.
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
A gordura no fígado é conhecida tecnicamente como esteatose hepática e tem se tornado um…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
As mulheres naturalmente têm mais gordura corporal do que os homens, isso está comprovado devido…
O Guia de Treino ABCD é uma proposta para hipertrofiar músculos com eficiência, seguindo dicas…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
COMENTÁRIOS
Olá. Parabéns a todos que fazem parte deste maravilhoso site. Realmente dicas e ensinamentos perfeitos. Confio demais em todas as informações apresentadas aqui. Os meus treinos sempre tem algo de vocês. PARABÉNS...
Excelente texto! Continue desenvolvendo esse belo trabalho na área de educação física, parabéns! Muito obrigado. Abraço...
Texto esclarecedor, bem escrito, porém ainda fiquei com uma dúvida: em treinos de hipertrofia, com séries de 8 a 10, fazendo as três séries com 10 repetições com muita dificuldade, mesmo assim deve-se aumentar a carga? Obrigado!
Luiz Ferraz, se você consegue realizar as 10 repetições dentro da técnica correta, sim. O importante será o quanto irá aumentar de carga, pois se elevar em demasia não conseguirá chegar na terceira série dentro do número de repetições estipulados no treino. Lembre-se que sua série é de 8 a 10, ou seja, se fizer 8, 9 e 10, estará ok.
Valeu as dicas, vou utilizar esta formula do controle de repetições para ajustar as cargas para ver se funciona pra mim!
Eu gostaria de aumentar um quilo e meio por mês, se eu não aguentar esse 1 quilo a mais, eu só mantenho o mesmo peso e tento de novo no mês seguinte.
Quando é pras pernas eu em vez de aumentar uma placa eu coloco um peso bola em cima da placa, de 2 ou 3 quilos e vou aumentando aos poucos, senão me da dor nas costas.