12 dez

Inclua o Treinamento Pliométrico em sua rotina!

Treinamento Pliométrico

Pliométria pode ser mais bem descrita como “reação de explosão” em um treinamento de força. Este tipo de treinamento envolve poderosas contrações musculares, em resposta a um rápido alongamento da musculatura envolvida. Essas contrações poderosas têm um alto grau de envolvimento do sistema nervoso central. É uma combinação de um reflexo involuntário (isto é, um evento neural), que é seguida por uma contração muscular rápida (isto é, um evento muscular voluntário).

A pliometria vive presente em nossa vida. Por exemplo, a pessoa que foi a um médico tem experimentado um evento de pliometria. Quando o médico bateu em seu joelho, fazendo com que a perna reaja, o que você acha que ele/ela estava verificando? O batido causou um estiramento abrupto do tendão que se liga ao quadríceps (músculo da frente da coxa). Pequenos receptores dentro dos quadríceps criam um reflexo de estiramento, de forma que o quadríceps responde com a contratação de forma explosiva.

O reflexo de estiramento que causou a perna levantar é chamado de “reflexo miotático” e é a base da fisiologia pliométrica. O movimento humano mais comum, sendo executado, é completamente um evento de pliometria. Outros eventos pliométricos comuns incluem jogando, balançando um taco de golfe, saltando e pulando.

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Muitas vezes as pessoas confundem algumas formas de treinamento de força para com pliometria. O treinamento pliométrico é apenas uma forma de treinamento de força. Um verdadeiro exercício de pliometria deve conter uma fase de carregamento rápido. Ou seja, para o reflexo de estiramento invocar uma contração forte, deve ocorrer extremamente rápido. Se o médico que empurrou o tendão abaixo da rótula, em vez de rapidamente ele tocasse nela devagar, sua perna não teria aquela reação.
Portanto, um salto em uma caixa de 60 cm é um exercício de explosão, mas não é um exercício de pliometria. Para torná-lo um exercício pliométrico, deverá pular de uma caixa de 15 a 30 cm, bater no chão e saltar imediatamente para a caixa de 60 cm tudo isso com muita rapidez.

Exercícios pliométricos estimulam vários grupos de músculos diferentes ao mesmo tempo. Embora pliométricos sejam geralmente utilizados para melhorar o desempenho atlético, eles também podem ser usados para melhorar a perda de gordura, força e resistência. Todas essas coisas contribuem juntamente para a perda de gordura e o ganho de massa muscular magra, enquanto eleva a sua frequência cardíaca e acelera sua queima calórica.

O treinamento pliométrico desafia os músculos, nervos e tendões, porque é necessário força explosiva para realizar as repetições.

Exercícios Pliométricos:

  • Saltos com agachamento ou saltos verticais;
  • Flexões explosivas;
  • Saltos de profundidade;
  • Saltos longos;
  • Saltos na caixa;
  • Saltos com obstáculo;
  • Saltos laterais;
  • Sprints.

 

No exemplo abaixo, reparem na rapidez em que se é executado o movimento.

 Lembre-se sempre que é importante o acompanhamento de um profissional da área.

 

Obrigada por lerem e Bom Treinamento!

 

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3 comentários em “Inclua o Treinamento Pliométrico em sua rotina!

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