Início Kefir Quanto tempo o Kefir pode ficar no mesmo Leite?

Quanto tempo o Kefir pode ficar no mesmo Leite?

O kefir de leite, probiótico feito a partir de grãos de lactobacilos como bactérias e leveduras tem aproximadamente 37 tipos de microorganismos benéficos, para prepará-lo basta saber como fazer a fermentação adequadamente, mas quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite sem perder a qualidade?

Esta é uma dúvida pertinente para quem vai começar a cultivar estes micro-organismos que geralmente são adquiridos por doação, apesar de hoje já ser possível comprá-los também.

Após ser fermentado no leite, o kefir se parece com o iogurte, mas seu valor nutricional é maior devido a quantidade dos lactobacilos que defendem o organismo, ajudam a regularizar as funções intestinais e equilibram a microbiota (flora intestinal).

A microbiota é o ambiente de micro-organismos que habitam o intestino, neste ambiente vivem micro-organismos maléficos e benéficos.

Os probióticos ajudam a aumentar o número dos micro-organismos benéficos que nos defendem de doenças, por isso é importante consumi-los com regularidade.

Os probióticos podem ser naturais como o kefir, iogurte e outros, como também podem adquiridos de forma manipulada ou em sachês vendidos na farmácia, porém são produtos com custo alto.

O kefir é um produto com baixo custo, pois pode ser adquirido por doação e ainda tem a opção de ser congelado sem perder a qualidade, saber cultivá-lo e mantê-lo de maneira correta será um bom investimento para a saúde sem ter que gastar muito.

Você já começou a cultivar e tem dúvidas sobre quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite ou quer saber mais sobre este probiótico e conferir uma receita com este ingrediente? Então está no lugar certo, pois é sobre isso que falaremos no nosso artigo.

 

Por que é importante ter uma Flora Intestinal Saudável?

 

A flora intestinal precisa estar saudável porque as bactérias benéficas contribuem para funções importantes do organismo, confira:

# Boa digestão: no intestino delgado onde ocorre parte da digestão alguns alimentos podem ter maior dificuldade para serem digeridos e as bactérias benéficas no intestino grosso ajudarão neste processo.

# Síntese das vitaminas B1, B2, B12 e K: só acontece quando há bactérias benéficas na flora intestinal, quando há desequilíbrio na microbiota haverá má absorção destas vitaminas.

# Imunidade: a flora intestinal é responsável por 70 a 80% do nosso sistema imunológico, sendo nossa principal defesa contra bactérias, fungos, vírus, quando a microbiota está fragilizada há grande risco de adquirir doenças infecciosas.

# Novas descobertas: muitos estudos realizados já comprovaram que a flora intestinal está associada ao sistema nervoso, emoções e atividades cerebrais, um exemplo disso é a síndrome do intestino irritável (doença inflamatória) que tem como um dos fatores desencadeantes o estresse.

Uma flora intestinal saudável evita que sejamos atacados por micro-organismos perigosos que estes já habitam o nosso organismo e esperam uma vulnerabilidade para atacarem.

Os probióticos ao favorecerem a proliferação de bactérias do bem inibirão o ataque de inimigos e evitando que toxinas se acumulem no intestino, evitando inclusive o câncer de cólon.

É importante saber conservar os probióticos como o kefir e iogurte para que não haja crescimento de bactérias nocivas, por isso saber quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite vai ajudar a ter sempre apenas os seus benefícios e é sobre isso nosso próximo tópico.

 

Quanto tempo o Kefir pode ficar no Mesmo Leite

 

O kefir tem algumas regras para ser produzido e talvez já seja do conhecimento de muitas pessoas, mas vamos relembrar:

# Separar um vidro  limpo e colocá-lo em água fervente por 5 minutos, secá-lo totalmente e colocar de 2 a 4 colheres de sopa dos grãos de kefir para cada litro de leite.

# Coloque o leite em temperatura ambiente ou gelado, pode ser o leite longa vida, mas se puder ser o leite fresco de garrafa (que fica nas geladeiras dos supermercados ou padarias) ou saquinho, será melhor.

# Cobrir a boca do vidro com um pano limpo (tipo gaze) e colocar um elástico para prender. Guardar em um armário para fermentar. Após estas etapas podemos definir quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite.

# O tempo de fermentação varia com o gosto de cada um, devendo ser no mínimo 12 horas, quanto mais fermentar mais ácido ficará.

Leia também:

5 receitas de Kefir para Emagrecer

Benefícios do Kefir para Pele e Cabelo

Receita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Água de Kefir: Receitas de Suco Natural pra fazer em Casa!

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Whey Protein de Kefir (receita para fazer whey caseiro)

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

O que é Kombucha? Conheça os benefícios da Kombucha para o Emagrecimento

Adaptar o Kefir: é possível transformar kefir de leite em kefir de água ou de água para leite?

Cuidados com o Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

# A temperatura do ambiente também influenciará, no verão e em cidades mais quentes pode demorar menos tempo para fermentar.

# Não é seguro deixar o kefir no mesmo leite mais do que 72 horas, pois com este tempo não haverá mais alimento para os micro-organismos e estes morrerão.

# Este máximo de horas depende de condições de temperatura ambiente.

# Apesar de ter a recomendação de 72 horas como tempo máximo de fermentação, um tempo mais seguro para a preservação dos micro-organismos de acordo com a temperatura pode chegar até 48 horas.

# Após a fermentação é preciso coar em uma peneira não metálica e retirar os grãos do leite, armazenar o iogurte na geladeira em um recipiente limpo e colocar os grãos em um novo leite reiniciando o processo.

 

Algumas considerações sobre o tempo de fermentação do kefir e a temperatura

 

# Apesar do tempo para fermentação ser de até 72 horas ou 3 dias, há recomendações de que se a temperatura do ambiente estiver acima de 20º, o kefir não deverá ser consumido se foi fermentado por mais de 36 horas.

# Nestas condições de temperatura se o kefir for fermentado por mais do que 36 horas é possível descartar o leite, retirar os grãos e colocá-los em um novo leite.

 

Tirando o soro do kefir

 

Após termos algumas informações sobre quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite sem comprometer sua funcionalidade é possível escolher tirar o seu soro para consumi-lo de maneiras diferentes.

Esse processo é bem simples, depois que os grãos são fermentados e retirados do leite fermentado, basta colocar este leite em um coador de papel dentro de um recipiente adequado e deixá-lo na geladeira.

 

O tempo que o leite ficará sendo dessorado na geladeira originará um produto diferente:

Iogurte grego: 8 a 12 horas

Requeijão ou cream cheese: 12 a 24 horas

Queijo: 48 horas

 

Quanto tempo duram as preparações com kefir ?

Queijos e produtos com sal como requeijão e cream cheese: 10 dias

Iogurte e leite fermentado de kefir: 3 dias

Soro ou kefir em garrafa de vidro tampada na geladeira: 6 meses

Refeições cozidas: até 5 dias

 

Obs: Os pratos cozidos que levam kefir devem ter os mesmos cuidados de conservação que os pratos que levam iogurte.

E agora que tal conferir uma receita com kefir para enriquecer o seu dia?

 

 

Sorvete de Morango, Nozes e  Kefir

 

 

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de morango cortado
  • ½ xícara de chá de nozes picadas
  • 3 colheres (sopa) de kefir (já dessorado a ponto de cream chesse)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • ½ copo de 200 ml de iogurte de kefir

 

MODO DE PREPARO

  1. Reserve as nozes picadas;
  2. Coloque o iogurte de kefir junto com os ingredientes no liquidificador;
  3. Batendo até obter uma mistura homogênea;
  4. Coloque em uma vasilha e misture as nozes;
  5. Tampe bem a vasilha e leve ao freezer, deixe até o outro dia.

 

 

Para finalizar…

Diante do que foi apresentado neste artigo podemos afirmar que saber exatamente quanto tempo o kefir pode ficar no mesmo leite, além do paladar de cada um depende também da temperatura ambiente.

Em locais mais quentes o que levaria 24 horas para acontecer pode diminuir para 16 ou 18 horas, já em temperaturas mais baixas pode ter um tempo maior.

Para não correr o risco de que os micro-organismos morram durante a fermentação, estabelecer um período de até 48 horas para locais mais quentes é mais seguro.

O que podemos afirmar com toda certeza é que o kefir é um alimento que ajuda a melhorar a saúde do intestino e de todo o organismo e por isso é importante tomar os devidos cuidados em seu cultivo, preparo e armazenamento.

 

Esperamos que estas informações tenham sido úteis para todos que consomem ou pensam em começar a consumir o kefir.

Não esqueçam de compartilhar com os amigos e nos dizer o que acharam em seus comentários!

 

Referências

Leite,M.A; et al;.Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: A natural probiotic beverage.Braz. J. Microbiol.,44(2013), pp.341-349

Almeida,F.A.; et al. ANÁLISE SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE KEFIR ARTESANAL PRODUZIDO A PARTIR DE LEITE DE CABRA E DE LEITE DE VACA. Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Jan/Fev, nº 378, 66.

 

...VEJA TAMBÉM...



4 COMENTÁRIOS

  1. Eu esqueci e ficou mais de 3 dias o meu kefir no leite e ficou uma camada amarela, tirei por cima essa camada, eu posso aproveitar ou eles morrem?

  2. Quanto tempo posso utilizar o kefir depois de preparado? O iogurte de kefir, por exemplo, até quanto tempo posso deixar na geladeira depois de pronto?

    Obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile