Whey Protein de Kefir (receita para fazer whey caseiro)

Whey protein de kefir : Receita para fazer whey caseiro
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

De uma coisa não há dúvidas, o whey protein é praticamente uma unanimidade quando se fala em suplemento esportivo proteico ou mesmo fora das academias para quem necessita de suprir déficit de proteínas, o que pode ser novidade é o whey protein de kefir caseiro.

O kefir é um leite fermentado por lactobacilos vivos que no intestino protegem contra a invasão de bactérias maléficas capazes de desenvolver infecções e doenças, por este motivo este produto natural é muito utilizado com o propósito de melhorar o sistema imunológico, sendo assim um probiótico.

Os consumidores do kefir acabaram encontrando outra utilização para esta bebida, pois afirmam que ao fermentar os grão do kefir no leite surge um produto muito semelhante ao whey protein e passaram a consumir a bebida também para ganho de massa muscular na hora de ir para a academia.

O whey protein é é um excelente recurso para ajudar a construir músculos e para a reparação das fibras musculares, pois é um produto livre ou com muito pouco em teor de gorduras e carboidratos, é rico em proteínas de alto valor biológico e aminoácidos.

O kefir tem também uma boa porcentagem de proteínas, mas será que o whey protein de kefir tem esta mesma eficiência? Esta é uma pergunta que responderemos neste post, por isso fique aqui para descobrir tudo sobre este produto caseiro e mais a receita caso queira fazer em casa!

 

Whey protein industrializado X Whey Protein de Kefir

 

O whey protein é produzido a partir da proteína (caseína) do soro do leite, este soro passa por um processo de filtragem onde são eliminados resíduos de lactose, gorduras e carboidratos, restando em maior parte a proteína.

Esta proteína do whey será rapidamente absorvida pelo organismo e assim garantirá melhor aproveitamento  pelos músculos e também devido os seus aminoácidos BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) além dos aminoácidos essenciais há retardamento da fadiga muscular durante os exercícios e melhor recuperação muscular no pós treino.

Leia também:

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

O whey protein de kefir caseiro é feito com a sobra do soro do leite que foi fermentado, portanto há menor concentração de proteína porque neste composto sobrou carboidratos e gordura.

Para atingir as mesmas necessidades que 25 g whey protein seria preciso consumir 1 litro do whey protein de kefir e ainda com toda esta quantidade a absorção de proteínas não seria a mesma, aí você deve estar se perguntando, vale a pena consumir o whey protein de kefir?

E a resposta é sim, e você já vai entender o porquê.

 

Por que tomar o whey protein de kefir?

 

Vamos partir do princípio de que o kefir tem uma funcionalidade muito importante para o organismo, ele é um probiótico que serve de alimento para a produção de bactérias benéficas que aumentarão sua população na flora intestinal e assim atacarão as bactérias maléficas e fazendo esta população diminuir.

Sendo assim a flora intestinal terá um equilíbrio e as bactérias benéficas protegerão nosso sistema imunológico afastando ameaças como vírus que causam infecções.

Atletas e praticante de exercícios físicos regulares e intensos podem estar propensos a ficar com o sistema imunológico afetado pois o corpo entende os exercícios como estresse e o estresse faz a imunidade cair.

Leia também:

Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Kefir de Água: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Por esta razão, o whey protein de kefir é importante, pois agirá fortalecendo o sistema imunológico.

Há relatos de atletas que começam a fazer um reforço com esta bebida três semanas antes de algumas provas com a finalidade de melhorar a imunidade antes que ela caia e continuam tomando no por mais algumas semanas após, sendo assim o consumo do whey protein de kefir é aconselhável.

Estes atletas quando recorrem a este produto não estão visando hipertrofia, pois para o caso deles que procuram resultados mais rápidos, o whey protein industrializado é mais interessante, mas para quem não é atleta e nem está em busca de resultados rápidos, com certeza o whey protein de kefir é uma opção acertada, pois vai ajudar na massa muscular e proteger o organismo.

Além das qualidades probióticas, o kefir tem muitos nutrientes como cálcio, vitaminas b2, b12, fósforo e proteínas de alto valor biológico, ajuda na reparação dos músculos, se consumido regularmente e na quantidade de 100 ml por dia pode ajudar nos treinos sendo uma alternativa mais barata que o whey protein industrializado.

 

Mas então qual usar?

Como foi mencionado anteriormente, o whey protein industrializado traz resultados mais rápidos para ganho de massa muscular porque tem uma maior concentração de proteínas, então este produto é indicado para atletas ou praticantes de musculação com treinos intensos desde que haja indicação de um nutricionista ou médico.

Já o whey protein de kefir pode ser indicado para o praticante de exercícios que não esperam e não necessitam de resultados tão rápidos, pois é uma alternativa saudável e que também não trará efeitos colaterais aos rins como no caso dos suplementos proteicos, além de ser uma opção bem mais em conta.

A diferença está na quantidade que os consumidores do kefir terão que ingerir 100 ml do produto regularmente, porém devido aos benefícios probióticos da bebida caseira os atletas e esportistas que têm treinos intensos podem se beneficiar da versão natural para fortalecer o sistema imunológico.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Leia também:

CASEÍNA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

GLUTAMINA: O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

Colágeno: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Afinal trata-se de um produto natural e nutritivo, podendo ser consumido sem medo, basta ter os grãos de kefir para iniciar a produção.

Estes grãos são doados, sendo possível encontrar tais doadores também pela internet e com muito pouco poderá obter o whey protein de kefir e começar a consumir.

 

Receita caseira de whey protein de kefir

 

Antes da receita, é bom lembrar que é preciso tomar algumas precauções por se tratar de um produto natural sem conservantes e resultado da fermentação de bactérias, por isso é importante que ao preparar o kefir se use um pote de vidro devidamente esterilizado em água fervente e depois cobrir o pote evitando o contato com insetos e outros agentes contaminadores, assim como é importante armazená-lo de maneira correta na geladeira, após a fermentação.

 

 

Modo de Preparo do Kefir de Leite

 

 

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de Grão de Kefir
  • 1 litro de leite (com lactose)

 

MODO DE PREPARO

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
  4. Deixe fermentando por 48 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
  6. Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir

 

Como fazer Kefir de Leite

 

 

Modo de preparo do Whey Protein de Kefir

 

 

INGREDIENTES

  • 200 ml de soro de kefir (que você já deverá pronto conforme receita acima)
  • 100 ml de leite
  • 1 colher de sopa mel (opcional)
  • Suco natural de alguma fruta para dar sabor, ou extrato de baunilha  ou chocolate em pó (opcional)

 

MODO DE PREPARO

  1. Misture o soro de kefir gelado com leite gelado, do tipo que preferir (desnatado, integral ou semi desnatado), mas de preferência que seja o leite tipo A (fresco).
  2. Misture bem os dois ingredientes e adicione o mel e o suco (ou a baunilha ou o chocolate).

 

Está pronto!

O whey protein de kefir é o leite misturado ao soro de kefir, o mel, o suco e outros ingredientes opcionais  são apenas para adicionar sabor.

Para manter a saúde do seu Kefir de Leite, aconselhamos a leitura: Cuidados com o Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

 

 

Bônus

1 – Kefir é bem tolerado por quem tem intolerância a lactose, pois a lactose é digerida pelas bactérias do ácido lático.

2 – Estudos realizados com extrato do kefir mostraram que houve redução em 56% de células malignas responsáveis pelo câncer de mama.

3 – O kefir protege  a saúde dos ossos por ser fonte de cálcio e vitamina k2 que tem papel importante no metabolismo do cálcio.

4 – O kefir e outros probióticos são ajudam a melhorar distúrbios digestivos e melhorar algumas doenças inflamatórias intestinais como a síndrome do intestino irritável e infecções como a causada pela bactéria H. pylori.

5 – Este probiótico evita o crescimento das bactérias Salmonella, H. pylori e E. Coli, estas bactérias, A H. pylori pode aumentar o risco de cãncer de estômago e pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

 

Suplemento Hiper Proteico

Apesar do Soro do kefir ser altamente proteico, temos que lembrar que ele não é a proteína isolada. Se você não tem o Kefir, como sugestão de qualidade e confiança, indicamos o Whey Protein da Growth Supplements. Preparado com proteína isolada e concentrada, o suplemento é vendido mais barato pois é vendido diretamente prelo fabricante. Clique aqui e confira!

 

Este foi nosso post de hoje e procuramos informar tudo que era possível sobre o whey protein de kefir para que vocês possam optar pelo seu consumo já sabendo como ele é capaz de ajudar

Obrigada pela companhia e se gostaram, compartilhem e também comentem!

Até a próxima!

 

Referência

Piermania; J.A.; et al. Gelling properties of kefiran, a food-grade polysaccharide obtained from kefir grain..Food Hydrocolloids.Vol 22. Issue 8,  December 2008, Pages 1520-1527.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se posso adicionar uma medida de whey protein concentrado a esta receita ?
    E se essa adição ira potencializar os efeitos do mesmo já que treino musculação 6 dias na semana!
    Desde de já muito grata!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui