19 set

Conheça os Benefícios da Glutamina para Corredores

Os Benefícios da Glutamina para Corredores

Os benefícios da Glutamina para corredores são excelentes e precisam ser conhecidos por todos os atletas que buscam melhorar o desempenho nos treinos ou mesmo diminuir sintomas negativos como dores e fadiga extrema depois de períodos de atividade intensa.

No texto de hoje, vamos explicar como esse aminoácido age no corpo de um corredor e quais são as modalidades que mais se beneficiam de suplementos de Glutamina – geralmente vendidos em sites especializados.

Confira mais abaixo todas as informações que separamos!

 

Para que serve a Glutamina?

 

Antes de falarmos sobre os benefícios da Glutamina para corredores, precisamos explicar o que é a glutamina e como ela age no corpo de uma forma geral – mesmo em casos de atletas de outras modalidades, por exemplo.

A Glutamina é um aminoácido não essencial, porque é fabricado pelo corpo de forma natural. Ou seja, ela geralmente não precisa ser reposta por meio de suplementação. Porém, em casos de atletas, onde o gasto calórico é enorme e onde os nutrientes se perdem com mais facilidade, esses aminoácidos se tornam fundamentais.

Pode-se dizer hoje em dia que a Glutamina se tornou um aminoácido condicionalmente essencial no que diz respeito a pessoas que treinam pesado. Isso significa que, apesar de produzida pelo corpo, precisa ser reposta nesses casos específicos, como é o de corredores.

Leia também:

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

A importância da Musculação para Corredores (Exercícios para Corredores)

Colágeno: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Colágeno Hidrolisado ajuda Perder Peso? Quais são os Benefícios? Para que serve?

A função da Glutamina no organismo é muito variada e pode-se dizer que ela age em todas as partes do corpo, inclusive na saúde mental. Mas falaremos melhor dos benefícios da suplementação mais abaixo. O importante para entender de início é que a sem esse aminoácido nossa saúde estaria em risco, mesmo sem a realização de exercícios físicos intensos. (1)

Quanto mais atividades fazemos, porém, maior é o gasto de nutrientes e mais chances temos de perder os aminoácidos importantes para a saúde do corpo, dos músculos e do cérebro. Por isso, quem se exercita com frequência, precisa definir quais são os suplementos necessários para se manter saudável.

 

Benefícios da Glutamina para Corredores

 

Separamos alguns dos benefícios da glutamina para corredores de todas as modalidades conhecidas. Confira quais são eles:

 

Ajuda no Crescimento Muscular

Quando falamos dos benefícios da glutamina para corredores, o primeiro que a maioria deles conhece é o crescimento muscular. Mas, por qual motivo os músculos são fundamentais para quem corre?

De forma geral, o que podemos dizer é que a massa muscular bem fortalecida ajuda a diminuir dores dos treinos e até mesmo evitar lesões comuns – seja por causa de obstáculos ou por causa do peso corporal criando atrito nos ossos.

A glutamina, por evitar o famoso catabolismo muscular, é capaz de deixar a massa magra mais forte e maior, trazendo todos esses benefícios para quem corre.

 

Diminui sintomas de Fadiga e Cansaço

A glutamina é um dos aminoácidos mais procurados por corredores justamente pela sua função de diminuição dos sintomas negativos pós-exercícios intensos, como é o caso da fadiga muscular, que impede o avanço nos treinos.

Para quem corre, diminuir esses sintomas é uma forma de conseguir treinar com mais qualidade e chegar mais longe nos objetivos – até mesmo para participar de competições.

 

Aumento da Imunidade

Um dos sintomas mais comuns da queda de glutamina no organismo é o aparecimento de infecções, dores e diminuição da imunidade. O atleta, ao treinar com muita intensidade sem a devida suplementação, pode começar a ter sintomas negativos, como fadiga e – em casos mais graves – infecções recorrentes, como no fígado, por exemplo.

Esse é um dos motivos que fazem com que a glutamina seja muito recomendada por nutricionistas para quem faz exercícios muito intensos, como a musculação e a corrida. Obviamente, a quantidade necessária deve ser indicada de acordo com o peso corporal e de acordo com os treinos do atleta, para evitar excessos desnecessários.

A glutamina aumenta a imunidade porque é um dos aminoácidos responsável pela criação de células de defesa. Sem ela, o organismo começa a gastar as existentes e não consegue recuperá-las a tempo – já que os treinos intensos utilizam as reservas. Nesse momento, a suplementação é fundamental.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Saúde Mental

Por fim, um dos benefícios da glutamina para corredores e para todas as pessoas é sua ação no cérebro. Sabe-se que o aminoácido tem ação na memória e dos neurônios e a sua falta pode causar desde pequenos esquecimentos até doenças mais graves, como demência. Por isso, atletas que utilizam suas reservas de aminoácidos devem fazer a suplementação não só para otimizar os treinos, mas para garantir a saúde como um todo.

 

Quando devo usar a glutamina?

 

A quantidade de suplementação para aproveitar os benefícios da glutamina para corredores depende muito do seu tipo físico e também do quanto de exercício você pratica por dia. No geral, o variação é entre 100 a 200 mg por dia, geralmente dosando entre 2 a 4 doses.

O horário mais indicado ainda é logo após o treino, embora alguns corredores possam precisar de dosagens antes de correr, por exemplo. Tudo dependerá do que o nutricionista irá recomendar e também do peso corporal de cada atleta.

Para quem pratica musculação, porém, a quantidade pode variar mais e costuma ser mais voltada para o pós-treino, que é o momento onde os músculos precisam mais da glutamina.

 

Atletas de corrida e a glutamina – Para quem ela é mais indicada?

 

Você leu durante o texto de hoje que os benefícios da glutamina para corredores são excelentes, independente da modalidade escolhida. Porém, separamos por cada tipo de atleta o benefício mais esperado. Confira:

 

Glutamina para Maratonista

Corredores de maratonas precisam utilizar todas as reservas de nutrientes, já que percorrem longas distâncias em um tempo muito curto. Além da competição em si, os treinos são intensos e exigem muito do corpo do atleta.

Por isso, essa é uma das modalidades onde a suplementação é mais indicada – especialmente para evitar lesões que as corridas de rua causam devido ao número grande de obstáculos ao longo do caminho.(2) Em todo caso, é válido procurar um nutricionista para entender melhor sobre as dosagens necessárias para o seu condicionamento.

 

Glutamina para Corredores de Fundo

Os corredores de fundo são aqueles que correm distâncias acima dos 5000 metros, ou seja, acima de 5 km até maratonas inteiras. Assim como é caso dos maratonistas, os corredores de fundo precisam utilizar grande parte de suas reservas naturais de aminoácidos e de nutrientes da alimentação, e precisam de suplementação para evitar problemas de saúde.

Mesmo os corredores que treinam em terrenos planos podem precisar dos músculos para frear e tomar impulso, por isso, o crescimento deles é fundamental para o sucesso dos treinos como um todo.

Em todos os casos, os benefícios da glutamina para corredores são sentidos, embora os corredores de percursos mais longos precisem ainda mais da suplementação.

 

Perguntas finais sobre a Glutamina

 

Ficou com dúvidas ainda sobre como aproveitar os benefícios da glutamina para corredores sem riscos à sua saúde? Separamos mais algumas perguntas comuns dos atletas a respeito do suplemento. Veja se sua dúvida não foi respondida mais abaixo:

 

Devemos tomar glutamina antes ou depois da corrida?

Como explicamos mais acima, para aproveitar os benefícios da glutamina para corredores, é importante saber qual a dosagem ideal e com isso saber quantas vezes no dia será feita a suplementação. Em geral, o mais comum é que a glutamina seja ingerida logo após o treino, para garantir os resultados esperados.

Mas, em alguns casos, pode ser necessária uma suplementação extra, seja de manhã ou no fim do dia – dependendo da rotina de treinos de cada atleta. Por todas essas variações, é válido procurar um nutricionista para garantir sucesso.

 

Como tomar glutamina? Quantidade necessária por dia!

A quantidade necessária de glutamina por dia também varia de acordo com o tipo físico do atleta e com o treino que ele fará. No geral, esse valor fica entre 100 mg a 200 mg por dia. No caso da dosagem maior, pode ser necessário dividir o consumo em 4 vezes para melhor absorção do organismo.

 

Onde encontrar a Glutamina?

Por fim, a pergunta mais comum dos atletas: onde encontrar glutamina original e segura? Nós, como sempre, indicamos a Glutamina_da_Growth Supplements, que conta com o site oficial e revenda direta da fábrica – o que diminui o preço dos produtos em até 40%, sem perder a qualidade.

Caso essa não seja sua opção, sempre indicamos que procure suplementos originais e com laudo positivo, além de respaldo dos órgãos responsáveis. Clique aqui para conferir!

 

Para finalizar…

Os benefícios da glutamina para corredores são todos fundamentados por médicos e nutricionistas respaldados pela comunidade científica. Isso significa que a o suplemento é seguro e pode ser utilizado sem preocupações, desde que haja indicação e desde que o atleta realmente precise desse tipo de reposição.

Vale a pena realizar exames preventivos, seja para começar uma suplementação como para iniciar atividades físicas intensas. Lembre-se que é fundamental descobrir se seu organismo está pronto para exercícios. Consulte um médico e um nutricionista de confiança – e procure suplementos de qualidade e liberados para o consumo, como é o caso dos produtos Growth.

 

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe o texto nas redes sociais!

 

Referências

1. Nutricionista Cristiane Perroni
2. Fisiologista Turibio Barros

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.