Tri-Sets – Guia sobre a Técnica + Exemplo de Treino

Tri-Sets Guia sobre a Técnica Tri-Set Exemplo de Treino Tri Sets

Uma das técnicas mais utilizadas para aumentar a intensidade dos treinos são os Tri-Sets, que oferecem grande ajuda para que os atletas saiam da estagnação.

Afinal, depois de alguns anos de treinamento com resultados positivos, você inevitavelmente vai sentir que atingiu o limite do crescimento, e que ter ganhos de massa muscular vai se tornar cada dia mais difícil.

Torna-se necessário então utilizar uma mistura de técnicas para potencializar os efeitos dos exercícios e proporcionar um choque muscular.

Isso significa que os tri-sets vão causar um dano na sua musculatura para que ocorra a hipertrofia, o que quer dizer que não será um treinamento fácil, muito pelo contrário, espere por bastante dor.

Neste artigo vamos explicar um pouco melhor como funcionam os tri-sets e oferecer alguns exemplos de treino.

 

O que são os Tri-Sets?

 

Os tri-sets são bastante simples de serem entendidos, basta dizer que são compostos pela realização de três exercícios sem pausa entre eles, ou seja, você começa o primeiro, faz as repetições, e parte para o segundo e o terceiro exercícios da mesma forma, somente descansando depois de completar os três.

Os tri-sets nada mais são do que super sets, a diferença é que neste são realizados dois exercícios sem descanso, enquanto naquele são três.

Percebe-se que é uma forma de treinamento agressiva, que visa estimular o músculo, e a qual somente atletas muito preparados devem recorrer.

Treino Tri-SetsO esforço costuma ser tão grande que o gasto calórico também é elevado, o que significa que você estará queimando gordura corporal enquanto estiver praticando-o.

É importante destacar também que o tri-set é realizado com três exercícios para o mesmo grupo muscular.

Estudos já demonstraram que os tri-sets podem melhorar a eficiência dos treinamentos e reduzir o tempo de treino, mas ele também exige um tempo de recuperação pós-treino para minimizar os efeitos da fadiga.

 

Qual é o objetivo dos Tri-Sets?

 

Os tri-sets visam, sobretudo, atingir os objetivos listados abaixo:

 

1) aumentar o recrutamento de unidades motoras

Esse é um termo muito utilizado na musculação, e está relacionado com a quantidade de força empregada em um exercício, e quem define-a não é o músculo, mas sim o sistema nervoso central, que ativa as fibras musculares, cujo conjunto é chamado de unidades motoras.

Assim, quanto maior é o recrutamento de unidades motoras que um exercício proporciona, maior é a eficiência dele.

 

2) aumentar o fluxo sanguíneo

O aumento do fluxo sanguíneo é chamado também de vascularização, que é o que se nota em atletas que já estão um nível bastante avançado e possuem as veias sobressaltadas.

Quanto maior é a vascularização, maior é a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam aos músculos.

 

3) aumentar o estresse metabólico

O estresse metabólico estimula a hipertrofia muscular, pois ele é resultante de exercícios que provocam o choque muscular e que, consequentemente, aumentam a acumulação metabólica.

Ele esta diretamente relacionado aos exercícios volumosos, que possuem diversas séries e repetições.

 

Exemplos de Treino Tri-Sets

 

Separamos alguns exemplos de execução dos tri-sets para que você consiga incorporá-lo corretamente ao seu treino.

 

1) Peitoral

Para realizar um tri-set de peitoral, você pode realizar de 6 a 8 repetições dos exercícios abaixo, com 5 séries e descanso de 30 segundos no máximo.

  • supino inclinado com halteres
  • crucifixo inclinado com halteres
  • flexões de braço

 

2) Bíceps

O tri-set de bíceps pode ser realizado com 8 a 10 repetições, com 3 séries e descanso de 30 segundos.

  • flexão de antebraço com barra (pegada pronada)
  • rosca Scott com barra
  • flexão de antebraço com barra (pegada supinada)

 

3) Tríceps

O tri-set para o tríceps também pode ser realizado com um treino de 8 a 10 repetições, com 3 séries e 30 segundos de pausa.

  • tríceps francês com halteres
  • tríceps testa com barra
  • pulley tríceps

 

Para quem os Tri-Sets são recomendados?

 

Pessoas que possuem pouco tempo para treinar costumam adorar esta técnica, muitas vezes a execução de um tri-set já é um treino inteiro, o que significa bem menos tempo na academia.

É importante destacar que os tri-sets são recomendados para quem já treina há algum tempo, pois ele exige muito esforço físico e psicológico, além de requerer que o praticante saiba executar os exercícios com perfeição.

Leia também:

Treino em Pirâmide – Guia sobre o Método + Exemplo de Treino

GVT – Guia sobre a Técnica Avançada de Treinamento + Exemplo de Treino

Rest Pause Training – Guia sobre a Técnica Avançada de Treinamento + Exemplo de Treino

Iniciantes que queiram se iniciar nesta prática podem ter experiências traumáticas o que pode afetar a motivação para continuar treinando, além de estarem mais sujeitos a lesões e overtraining.

 

Qual é a carga ideal nos tri-sets?

Na execução dos tri-sets é fundamental que os praticantes diminuam a carga, pois a demanda que ele impõe sobre o corpo é muito alta,

O ideal é que se utilize 40 a 60% do peso que você utilizaria normalmente, e importante que você não tenha qualquer receio em diminui-la, pois o esforço continuará sendo enorme.

 

A ordem dos exercícios influencia na eficiencia do tri-set?

Uma das dúvidas que os praticantes de tri-sets possuem é sobre a ordem certa de praticar os exercícios e qual pode dar melhor resultado.

Um estudo recente buscou desvendar está dúvida através da analise do treino de 10 homens com experiência em treinos com pesos.

Eles foram então submetidos a exercícios para o peitoral em que verificaram que quando o exercício monoarticular é realizado antes do multiarticular, o número de repetições e o volume de treinamento são maiores.

Por multiarticulares entendem-se os exercícios que envolvem mais de um grupo muscular ou articulação, contrariamente ao monoarticular, que exercita apenas um grupo.

Os tri-sets então devem ser utilizados apenas pode atletas que já tenham bastante conhecimento e experiência em treinos avançados, e que consigam lidar com a exaustão causada por ele.

 

Referências

Sixpackabs.com. How to BLOW UP your chest with tri-sets

Hayward, Lee. Advances bicep blasting tri-set workout

Canal do personal tv. Hipertrofia – Método tri-set – Canal do Personal

Power fit couple. Tri-set- o que é e para que serve?

J. S. Weakley, Jonathon; Till, Kevin; Read, Dale B; Roe, Gregory A. B; Darrall-Jones, Joshua; Phibbs, Padraic J. ; Jones, Ben. The effects of traditional, superset, and tri-set resistance training structures on perceived intensity and physiological responses

Ribeiro, Ale Silva; Rodrigues Pereira da Silva, Danilo; Amarante do Nascimento, Matheus; Avelar, Ademar; Mendes Ritti-Dias, Raphael; Serpeloni Cyrino, Edilson.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorComo fazer de Chá de Maçã com Canela e Gengibre para Emagrecer?
Próximo artigoDeficiência de Vitamina D – Sinais, causas, sintomas e suplementação
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui