01 jan

Treine menos, cresça mais!

treineOlá gafanhotos e gafanhotas,  a gratidão que cultivamos por este site e seus leitores levam-nos a mais uma vez auxiliar, mesmo que minimamente, com um pouco do sabemos sobre tais temas.

O que queremos dizer com a frase do título? Bom, vamos explanar sobre o senso comum: é natural em qualquer esporte pensarmos e agirmos no óbvio, ou seja, quanto mais treinamos melhor nos tornamos na prática do mesmo. E sim, você está certo em pensar assim, afinal, a prática leva a perfeição.

Porém, quando se trata de musculação, entramos em um universo totalmente particular, até por que, a mesma foge e não pode se denominar como esporte. Assim, chamo de estilo de vida ou “bodybuilder lifestyle” para os mais viciados.

Mas como assim? Arnold Schwarzenegger treinava por 2 horas todos os dias de manhã e de tarde. Ok, porém trato aqui da vida humana, falo de mortais. Você treinar como o Pelé não fará você jogar como ele. Da mesma forma, fazer exatamente o mesmo que o grande mestre Arnold, não lhe transformará em Conan, o grande.

Afinal, musculação, diferente do também senso comum, não é ANABÓLICA, mas catabólica. O anabolismo ou construção muscular será iniciado após seu treinamento com o apropriado descanso e nutrição para o seu corpo. Durante seu treinamento você estará rompendo suas fibras musculares e esse deve ser o seu objetivo, construção é para o PÓS.

Senhores, apenas uma frase lhes dará o discernimento para seguir o caminho da felicidade, da hipertrofia suprema, todo o resto é derivado desta frase:

 

PASSE NA ACADEMIA APENAS O TEMPO NECESSÁRIO PARA DAR O MAIOR ESTÍMULO POSSÍVEL, SE VOCÊ EXCEDER EM QUAISQUER ASPECTOS VOCÊ ESTARÁ PREJUDICANDO SEU CAMINHO, E NÃO OTIMIZANDO.

 

Como assim???

 

Divida seu treino para dar um único estímulo semanal, para cada grande musculatura. Agora aparecerão as meninas: “aaaaaaaaai, então eu vou treinar pernas apenas uma vez na semana, e no restoooooooo?”

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Não gafanhota, você irá treinar seus quadríceps uma vez na semana, seus posteriores uma vez na semana, seus glúteos uma vez na semana, e não necessariamente no mesmo dia. Você pode e deve distribuir em dois ou três treinamentos cada uma dessas regiões para focar o máximo possível em cada uma delas.

Treinamento pesado é sinônimo de treinamento intenso. De nada adianta usar as maiores cargas, a melhor execução, os melhores suplementos e descansar três minutos a cada série de exercício. Descanse o mínimo possível para realizar a próxima série, você não precisa estar totalmente recuperado para executá-la. Você precisa sim, destruir seu corpo em cada segundo dentro do templo da dor.

Dê o devido descanso ao seu corpo. Treinar de domingo a domingo não é e nunca será, a melhor forma de se conseguir resultados. Como dito anteriormente, resultados aparecem no descanso, ou, no período de recuperação muscular.

De forma nenhuma, estamos desmerecendo a conhecidíssima frase do grande Jay Cutler, onde ele afirma “Prefira sempre errar para mais, nunca para menos”.

Levo isso como lição para a vida, porém, nesse aspecto específico o conhecimento lhe dará mais resultado que o simples esforço.

Então resumindo senhores:

  • Menos intervalos entre séries e exercícios;
  • Não exagere fazendo centenas de exercícios para mesma musculatura;
  • Não treine o mesmo músculo várias vezes durante a semana;
  • Não treine vários músculos no mesmo dia.

 

Tudo isso fará com que você passe menos tempo na academia. Ai “você sai do seu treinamento com as pernas bambas, é quase impossível caminhar sobre superfícies instáveis, externamente a intensidade concretiza-se em suor escorrendo sobre todo centímetro cúbico de seu corpo, internamente uma sensação de enjoo. No banho lavar os cabelos torna-se um desafio quando seus bíceps se contraem involuntariamente e encurtam cãibras. Há algo errado com você? Não… Simplesmente agora você sabe o que é treinar pesado”.

 

Abraços e bons treinos!

 

Salvar

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13 comentários em “Treine menos, cresça mais!

  1. Meu irmão fez um treino pra mim e eu disse exatamente isso “aiii, pernas só uma vez na semana?” huahuahu coitado, haja paciência pra me explicar.

  2. Antes de iniciar meus treinos com você, eu ficava na academia por horas e saia sem nenhum cansaço exagerado e treinei por quase um ano assim e nunca vi resultados. Posso dizer que você tem razão, hoje com os treinos que me passou, permaneço na academia no máximo 40 minutos e saio de lá mole, as vezes até chuto o chão com as pontas dos pés, pois falta força para levantá-los. Muito obrigada pela consultoria e também por não guardar seus conhecimentos, graças a este site hoje eu sei exatamente o que estou fazendo e quando alguém tenta “vender” outra informação, já sei diferenciar um bom profissional de um amador.

    Obrigada! :D

  3. Senti essa sensação nas pernas, como se elas tivessem pesadas e que o fluxo sanguíneo estava em todaaaa na parte baixa do meu corpo.
    Me preocupei, sentei. Não tive mais condições de realizar outro exercícios. Fiquei assustada, senti a tal queimação no exercícios.
    O que fazer na hora para suavizar essa sensação? deitar e levantar as pernas?

    1. Acho que nesse dia você reaumente TREINOU, em um treino intenso é assim mesmo!
      Bem, caso seja o extremo é possível fazer uma breve pausa para recuperar a musculatura e seguir adiante.

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