01mar

Entenda o que é e para que serve a Atividade Física

atividade físicaSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia. A prática de atividades durante meia hora por dia já faz com que a pessoa deixe de ser sedentária. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.

A aptidão física traz benefícios inegáveis para a saúde de todas as pessoas. Trata-se de uma prática que está relacionada com melhorias neuromusculares, metabólicas e psicológicas. Quem pratica exercícios moderados regularmente, corre menos risco de ter problemas crônicos de saúde como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, certos tipos de câncer e outros distúrbios metabólicos.

Segundo Colberg (2003), atividade física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.

Principais benefícios da Atividade Física:

  • Melhoria da aptidão cardíaca;
  • Melhoria da aptidão pulmonar;
  • Melhoria da força muscular;
  • Prevenção de doença coronariana;
  • Regressão da aterosclerose;
  • Tratamento das doenças cardíacas;
  • Prevenção de AVCs;
  • Prevenção de vários tipos de Câncer.

A atividade física não deve ser confundida com exercício. Exercício é uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e proposital com o objetivo da melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.

 

Quais são as opções de Atividade Física?

Não há motivo para ficar parado, mesmo para quem não goste de academias. Existem inúmeras atividades para movimentar seu corpo de acordo com seu estilo de vida como: Alongamento, Ballet clássico, Ballet fitness, Bicicleta, Caminhada, Capoeira, Circo, Circuitos, Corrida, Crossfit, Dança de salão, Dança do ventre, Escalada, Ginástica olímpica, Handball, Hidroginástica, Insanity (programa de exercícios em vídeos), Jiu Jitsu, Kamgoo Jumps (parecido com patins, são sapatos que favorecem saltos), Lamba Aeróbica, Natação, Patins, Pilates, Pole dance, Power Jump (por meio de camas elásticas), Remo, Skate, Slackline, Stand up paddle (surf com remo), Street dance, Surf, Taekwondo, Tênis, Vôlei, Yoga & Zumba.

DICA: Durante a prática de atividades pode ocorrer redução na taxa de glicose em seu corpo. Carregue sempre algum tipo de carboidrato rápido como prevenção. Principalmente, pessoas com diabetes.

Níveis regulares e adequados de atividade física em adultos podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes, mama e câncer de cólon, depressão e do risco de quedas, além de melhorar a saúde óssea e funcional. Crianças e adolescentes devem realizar atividades aeróbicas durante cerca de 60 minutos por dia, três vezes por semana e de grande intensidade.

 

Atividade Física durante a Gravidez e no Pós-parto

Existem ginásticas para mães durante a gravidez e no pós-parto. Trata-se de uma prática que desenvolve o relacionamento com os filhos, melhora a autoestima e faz com que haja mais disposição para o cuidado dos bebês.

 

Atividade Física na Terceira idade

Recomenda-se danças de salão, treinamentos funcionais, musculação com foco em resistência e atividades na água, como natação e hidroginástica. Praticar atividades na terceira idade faz com que a pessoa mantenha sua mobilidade articular para a realização de tarefas do dia a dia, alivie dores e controle a coordenação motora.

Principais mudanças no Organismo:

  •  Melhoria do humor (por liberar a serotonina, a molécula da felicidade)
  •  Diminuição do estresse mental;
  •  Prevenção e alívio da depressão;
  •  Redução da ansiedade;
  •  Aumento da autoestima;
  •  Redução de hábitos não saudáveis;
  •  Melhoria da qualidade do sono;
  •  Prevenção do ganho de peso;
  •  Manutenção do peso perdido.

 

Consequências da Inatividade Física

A inatividade física (falta de atividade física) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximadamente 30% da carga isquêmica cardíaca doença

A atividade física é um fator determinante do gasto de energia e, portanto, fundamental para o equilíbrio de energia e controle de peso. Dessa forma, além de você poder desfrutar de suas atividades físicas favoritas, você melhora sua Saúde.

 

Referências Bibliográficas

COLBERG Sheri. Atividade Física e Diabetes. São Paulo: Editora Manole, 2003. 306 p.
WHO – World Health Organization (Organização Mundial da Saúde).

 

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

74 comentários em “Entenda o que é e para que serve a Atividade Física

  1. Muito bom,isso texto faz com que as pessoas vejam que a atividade física não é apenas fica bonito ou com um corpo de dar enveja mais sim cuidar da saude e com que as pessoas tenham uma boa forma!
    :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.