O que é musculação? Para que serve, Benefícios e Indicação

O que é musculação? Para que serve, Benefícios e Indicação

Apesar de a musculação ser praticada há muito tempo, seu desenvolvimento mais científico vem sendo praticado recentemente.

Por isso, vamos relatar neste texto o que é musculação, para que serve este método, quais seus benefícios e para quais pessoas ela é indicada.

 

O que é musculação? Sua Origem e História

 

A musculação não tem uma origem certa, mas conforme relatos provam que desde os tempos antigos ela já era praticada pelos povos.

É impossível estabelecer exatamente quando, pela primeira vez, o homem aderiu ao levantamento de peso como competição ou simplesmente para o exercício. Os homens pré-históricos devem ter participado de competições entre si para saber quem levantava a pedra mais pesada. (LEIGHTON, 1986)

Desta forma, vemos que a musculação além de ser praticada nesta época, foi bastante usada na segunda guerra mundial, e serviu para os soldados manterem seu tônus muscular, fazerem o condicionamento físico e programas de reabilitação nas forças armadas. Isso, fez com que a musculação ganhasse destaque, passou a ser mais aceita e valorizada.

Leia também:

Corrida e Musculação “conheça as razões para unir as duas práticas”

Qual a melhor divisão de treino ABC ou ABCDE para Naturais e Hormonizados?

5 cuidados que devem ser tomados nos Treinos para evitar dores nos Joelhos

Hormônio do Sono (Melatonina): Benefícios em tomar para Dormir Melhor

O que é BCAA, para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

Conforme os tempos foram passando, os treinos de musculação foram se desenvolvendo e o homem também passou a estudar com prioridade este tipo de esporte, onde descobriu novas técnicas, aprimoramentos e exercícios, até surgirem às barras, halteres, máquinas, por volta do século XX.

Desde então, a musculação é um fenômeno, pois gera saúde, qualidade de vida, e é capaz de promover a reabilitação de lesões e doenças.

 

Para que serve a musculação?

 

De acordo com Bittencourt (1984), há cinco diferentes aplicações para a prática da musculação:

Competitiva: visa preparar o indivíduo para competições de altos níveis (levantamento olímpico, levantamento básico e culturismo).

Profilática: visa educar o individuo sobre a importância de prevenir as anomalias físicas e cultivar a saúde.

Terapêutica: direcionada a fim de corrigir problemas acarretados ao longo da vida, tais como: desvios de coluna, assimetria da musculatura, etc.

Estética: dirigida as academias, clube e condomínios.

Preparação física: auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas necessárias a prática do desporto, desenvolver as capacidades físicas em busca de uma melhoria.

Portanto, segundo GODOY (1994), “a musculação pode ser conceituada como a atividade física desenvolvida, predominantemente, através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, peças lastradas, o próprio corpo e/ou seus segmentos, etc”.

 

Quais os benefícios da musculação?

 

Muitos ainda acham que pela musculação ser baseada em “carga”, “peso”, “máquinas”, não vão trazer resultados e nem benefícios. Mas quem pensa assim, esta totalmente enganado, porque a musculação é uma das praticas esportivas que mais trazem benefícios a quem pratica.

Segue abaixo os benefícios da musculação:

 

Aumento do Metabolismo Basal

A musculação é um exercício anaeróbico e resistido, logo, ela atua diretamente sobre nosso metabolismo basal. Entretanto, emagrecer, se torna muito mais fácil, além de que com o metabolismo mais acelerado, temos uma melhora em todos os sentidos.

 

Melhora da Funcionalidade

Este é um dos principais benefícios da musculação, porque como a musculação vai trabalhar com aumento de massa muscular, melhoramento de força e resistência, teremos uma melhora em todos os elementos da funcionalidade.

 

Melhora do condicionamento Físico

Como a força é um dos pontos chaves para o condicionamento físico, a musculação vai atuar diretamente em sua melhora, trazendo excelentes resultados.

 

Melhora do Sistema Imunológico                 

Os treinos de musculação geram microlesões nas células musculares. Assim, o corpo vai buscar maneiras de cicatrizar essas lesões. Com isso, o nosso corpo aperfeiçoa de forma direta, mecanismos imunológicos. Portanto, com o treinamento em longo prazo, a imunidade aumenta.

 

Emagrecimento

A musculação é extremamente eficiente no emagrecimento, pois ela aumenta o metabolismo basal, aumenta a secreção de hormônios lipolíticos, e gera um gasto calórico maior e prolongado.

 

Prevenção de Doenças

Ela previne inúmeras doenças, como a diabetes, hipertensão arterial, asma, artrite e outras doenças ósseas ou articulares, entre outras milhares de doenças.

 

Prevenção de Lesões

Todas as lesões podem ser amenizadas ou prevenidas com a prática da musculação, já que ela faz com que as articulações sejam mais estáveis, e consequentemente, ficam menos propensas a lesões.

 

Estética

Essa pode não ser a principal finalidade da musculação, porém, conforme o tempo de treinamento for passando, os resultados forem surgindo, fica um tanto quanto difícil não pensar em estética. A musculação vai melhorar sua composição corporal, o tônus muscular, e a definição, desenho dos músculos.

 

A musculação é indicada para todos?

 

A musculação pode ser utilizada em todas as idades, tanto para crianças, como para idosos, sempre como objetivo proporcionar benefícios à saúde.

De acordo com Weineck (2003) “é difícil estabelecer uma idade correta para iniciar, pois na verdade o que se deve levar em consideração é idade cronológica, para determinar a sobrecarga que a criança pode suportar”.

Diante disso, o estágio de transição da infância – juventude – idade adulta, apresenta uma série de características de grande relevância para definir um treinamento.

A tolerância individual de ossos, cartilagens, tendões e ligamentos a estímulos (cargas) é um fator limitante na determinação de um treinamento, sobretudo de crianças e jovens em fase de crescimento, cujo “aparelho motor passivo” não tem a mesma tolerância do de um adulto. (WEINECK 2003)

Então, já os adultos e idosos podem realizar todos os tipos de treinamento, porém, sempre respeitando a individualidade e limites de cada um, sendo indivíduos que não apresentam doenças nas quais a musculação possa ser prejudicial à saúde ou até mesmo causar algum tipo de dano.

 

Conclusão

Concluímos que a musculação traz inúmeros benefícios para todas as pessoas, seja para crianças, adultos, idosos.

No entanto, não podemos esquecer que antes de dar inicio a qualquer pratica esportiva, devemos conversar com um profissional da área capacitado, que possa instruir, passar um treinamento especifico e ensinar a fazer os movimentos corretamente, para assim conquistar todos os benefícios que a musculação proporciona.

 

Referências Bibliográficas

SANTAREM, José Maria.  Hipertrofia Muscular. Disponível em: saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/hipertrofia.asp

SIMÓN Felipe Calderón. Técnicas de Musculação: Guia passo a passo, totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira de Livros, 2007. 194 p.

 

Salvar

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anterior10 Benefícios da Pasta de Amendoim para Ganho de Massa Muscular
Próximo artigoO que são TERMOGÊNICOS, para que serve, como e porque tomar?
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui