03 jul

Alimentos que podem atrapalhar sua Dieta

dietaA boa alimentação é essencial ao treinamento. A dieta é a chave para a perda de gordura corporal de um atleta em pré contest, ou até mesmo de alguém não atleta que queira alcançar a tal sonhada definição. O fato de nós comermos “frango e batata” como muitos falam tem uma explicação, aliás, todos os alimentos que nós ingerimos há uma explicação. O que eu vejo, é a inclusão de alguns alimentos que não ajudam na perda de gordura, são pobres em nutrientes, claro que em valor nutricional também e que são incluídos em “receitas” que querendo ou não, salvam a dor da dieta no dia a dia. No entanto, alguns alimentos que você acha que está ajudando, na verdade estão te atrapalhando. Primeiramente, cada um é cada um, cada pessoa tem uma quantidade de carboidrato, proteína e gordura a se ingerir, não adianta querer comer a mesma coisa que o outro come, cada um se da bem com um tipo de alimento e você precisa testar e conhecer seu corpo.

 

Abaixo cito três alimentos famosos que talvez você “ache” benéfico:

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
  1. FIBRA DE SOJA: Segundo pesquisas a soja aumenta a sua carga tóxica por causa dos pesticidas, pode causar hipotireoidismo. O consumo de soja está ligada ao transtorno de déficit de atenção e aumenta o estresse cardiovascular. A soja contém fito-estrogênios chamados isoflavonas, que são produtos químicos à base de plantas que imitam estrogênio no corpo. Eles funcionam de uma maneira similar à de produtos químicos sintéticos, tais como BPA que têm um efeito estrogênico. A maior parte da soja produzida hoje é feita a partir de organismos geneticamente modificados (OGM), que é outra razão pela qual não deve fazer parte da sua dieta. Os homens devem evitar a soja porque tem sido mostrado que reduz a testosterona, enquanto as mulheres em idade reprodutiva também devem ficar longe porque a soja vai aumentar o risco de câncer de mama e pode levar a um desequilíbrio de andrógeno e composição corporal pobres.
  2. PIPOCA: A pipoca esta sendo incluída em muitas dietas pré contest. O problema não é a pipoca em sim, pois os estudos comprovam que ela é rica em fibras e tem ação antioxidante. Porém, deve prestar atenção na quantidade em que se consome. Muitas pessoas que acompanham os atletas pensam que pode-se consumir grandes quantidades de pipoca. Os atletas incluem a pipoca com uma dieta bem estruturada visto que a pipoca contém carboidratos e calorias como qualquer alimento. Analisando, a pipoca apresenta segundo a tabela internacional, um Índice glicêmico de 59 em 20 gramas, com 382 calorias em 100g e 77 gramas de carboidratos disponíveis. A batata doce apresenta índice de 59 em 150 gramas, 90 calorias em 100 g e 20 gramas de carboidrato. Cabe você avaliar o que é mais vantajoso.
  3. REFRIGERANTE DIET: Os refrigerantes diet sempre estiveram relacionados a hábitos saudáveis, já que contêm poucas calorias. Mas eles podem ser extremamente prejudiciais à saúde, apontam pesquisas recentes. Segundo dados apresentados em uma conferência da Associação Americana de Diabetes, o consumo regular da refrigerante dietético resultou em um aumento até 70% na circunferência da cintura em relação às pessoas que não consomem a bebida. Esses refrigerantes ainda aumentariam os riscos de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e doenças cardíacas, além de ser rico em sódio. Outros alimentos: alimentos enlatados, coberturas diet, molhos diet, gelatina diet, chá diet, ketchup, mostarda, suco em pó diet, etc.

 

Enfim, a questão aqui não é causar polêmica e sim, mostrar que muitas vezes estamos fazendo o errado. Deve-se levar em consideração o período e a quantidade com que se consomem cada alimento, muitas vezes ouço aquela frase “Ah, mas essa gordurinha não sai de jeito nenhum e eu faço dieta!” Bom, se não está dando certo, algo está errado.

A dica é: reavalie sua dieta. Será que ela está realmente saudável? Não precisa sofrer, mas é preciso fazer algum esforço para alcançar seu objetivo, certo?

 

Obrigada por lerem e boa Dieta!

 

Referências Bibliográficas:
Tate, P., Bibb, R., et al. Milk Stimulates Growth of Prostate Cancer Cells in Culture: Nutrition and Cancer. November 2011. Published Ahead of Print;
Wada, K., Nakamura, K., et al. Soy Intake and Urinary Sex Hormone Levels in Preschool Japanese Children. American Journal of Epidemiology. May 2011. 173(9), 998-1003.

 






DICAS RELACIONADAS


8 comentários em “Alimentos que podem atrapalhar sua Dieta

  1. Sempre tive um pé atrás com soja (sou intolerante à lactose). Acabei preferindo tomar leite sem lactose, do que tomar soja.

    Li num blog meio famosinho aí sobre alimentação e exercícios físicos que muitos nutricionistas acreditam que cortar a lactose ajuda na dieta (eles afirmam que a lactose causa acúmulo de gordura na região abdominal) além de não ajudar na digestão, engrossar a pele (??), irritar o intestino…

    Não tem nenhuma referência da onde isso foi tirado, mas faz algum sentido?

  2. Muito boa matéria, adorei, só tomei um baita susto quando li a parte que vc menciona a Fibra de Soja pq eu tenho usado-a mto nesses últimos 3 meses, eu havia substituído a farinha de trigo por fibra de soja em minhas receitas como torta de frango, de carne moida…bolos e biscoitinhos nessas receitas a substituição foi boa no resultado da massa e do sabor, porém depois dessa matéria e de várias outras que li a respeito (fui pesquisar) que realmente não aconselham o consumo de fibra de soja. A minha dúvida Ludmila é se todos os produtos a base de soja são ruins? Como o leite de soja por exemplo que eu tb havia colocado em minha dieta em substituição pelo leite de vaca. E os que dizem serem soja orgânica?
    Ansiosa por sua resposta :-)
    Abraços e parabéns pelo post.

    1. Olá Eli tudo bem? que bom que gostou na matéria,fico muito feliz quando vocês tiram um pouquinho do tempo para pesquisar e ler,está no caminho certo!
      Olha,farinha de trigo com certeza é pior que fibra de soja,porém,as duas são péssimas!
      Confesso que sou um pouco radical,pois acho que essas receitas feitas com fibra de soja e outras coisas mais não contribuem para o progresso do corpo esteticamente falando,certo?Porém se o seu objetivo é ter uma alimentação saudável,a soja é maravilhosa,tem diversos benefícios. Eu digo que sou radical porque quando vocês inventam essas mil receitas de biscoitinhos de não sei oque e mistura um monte de coisa,clara de ovo com fibra de soja,sei lá…As vezes o valor calórico da receita fica tão alto que sai fora do padrão da dieta que você deveria fazer,o bom mesmo é o “frango com batata” se é que me entende,eu sei que é difícil manter essa alimentação,mas eu prefiro ter resultados e pra falar a verdade sinto prazer em comer frango com batata!
      Olha,não é a minha área certo,o ideal é perguntar a um nutricionista,mas acredito que o teor de isoflavonas difere em alguns produtos a base de soja.O leite de soja apresenta um teor elevado.O fato de ser orgânico não influencia se é bom ou ruim.
      Espero ter respondido!
      Obrigada.

  3. Sim, respondeu sim Ludmila, muito obrigada ;-)
    Confesso sorri mto ao ler o trecho “vocês inventam essas mil receitas de biscoitinhos de não sei o que e mistura um monte de coisa, clara de ovo com fibra de soja”…dei umas belas gargalhadas, justamente pq vc tb esta certa nisso, principalmente no que diz sobre o valor calórico, eu de verdade preferiria o básico uma salada simples com um tipo de proteína ou frango com batata. Antes eu estava fazendo isso peito de frango assado com ervas e batata doce no almoço e salada verde com frango ou um outro tipo de proteína, bom prefiro esse tipo de dieta pq é mais simples de se seguir e não “perde-se” tanto tempo na cozinha tentando criar receitas mirabolantes que demanda tempo e pesquisas demais..rs o meu probleminha é que em casa tem meu filhinho(4 anos) e o maridão, e não é sempre, normalmente 2x no mês faço para eles bolo, ou torta, ou cookies ou como da ultima foi Pizza massa feita com farinha de trigo integral…enfim achei que usando a fibra de soja, no caso só pra mim…bom achei que isso iria me ajudar esteticamente falando já que tanto as calorias quanto o carboidrato são baixíssimo, o carbo na verdade é zero na marca que comprava..percebeu COMPRAVA pq não comprarei mais.
    Valeu meu anjo, mto obrigada.

  4. Eu sempre tomo leite de soja orgânico de soja não trangenica, mas pelo que li assim mesmo ela seria prejudicial?certo?
    (desculpa mas meu português não está tão bom)

  5. Olá, Ludmila, gostei bastante da matéria, porém tenho uma dúvida: Sou vegetariano há 8 anos, e infelizmente a soja acaba substituindo a carne nas minhas refeições, eu a consumo quase todos os dias e gostaria de saber se existem outras alternativas para substituí-la? Consumo-a basicamente em uma refeição (almoço), as demais prefiro variar como lanche de pão integral com queijo cottage, barrinha de proteina (Low-Carb) ou Whey Protein. Obrigado!

  6. Muito bom hem, gostei das dicas! Eu sempre tive problema de intolerância a lactose, então não tenho muita opção em relação ao leite de soja, mas de qualquer forma gostei do post!

    Ah, fica ai a tabela nutricional AdeS, a titulo de contribuição ao papo :)
    —-
    Calorias 43kcal – 2,15%*
    Carboidratos 7,9g – 2,63%*
    Proteínas 1,2g – 1,6%*
    Gorduras totais 0,7g – 1,27%*
    Gorduras saturadas 0g – 0%*
    Fibra alimentar 0g – 0%*
    Sódio 39mg – 1,63%*
    —-
    (*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

    Abraços e parabéns pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.