17 maio

Lista de Alimentos Ricos em Proteínas para complementar sua Dieta

Lista de Alimentos Ricos em Proteínas para complementar sua Dieta

Os alimentos ricos em proteínas são importantes para a manutenção do nosso corpo, especialmente quando treinamos ou praticamos uma atividade física – mesmo que ela seja de baixa intensidade.

Mas as proteínas não são apenas importantes para a saúde muscular e para a construção de massa magra. Elas também auxiliam na imunidade, promovem regeneração celular e de tecidos, recuperando o brilho e a saúde da pele, e agem trazendo mais energia de uma forma geral.

Além disso, os alimentos ricos em proteínas são importantes para uma questão que muita gente não abre mão: a saciedade. Nos sentirmos saciados faz com que qualquer dieta possa funcionar melhor, sem o risco de ter fome durante o dia.

Por isso, no texto de hoje, separamos 10 alimentos ricos em proteínas que você deve consumir com frequência para garantir esses benefícios. Demos ênfase para os mais comuns e fáceis de serem encontrados em qualquer supermercado da sua cidade. Confira mais abaixo quais são eles:

 

 

Alimentos Ricos em Proteínas

 

 

1 – Peixes

Nossa primeira dica para alimentos ricos em proteínas, são os peixes. Entre eles, os destaques são o salmão e as sardinhas. Para termos uma ideia, o salmão conta com 22 gramas de proteínas em apenas 100 gramas do peixe – o que é um valor bastante alto comparado com os demais alimentos.

Além disso, os peixes citados são ricos em ômega 3 e em antioxidantes, que trabalham combatendo os radicais livres, protegendo o corpo contra inúmeras doenças, como o câncer, por exemplo.

Por fim, não podemos deixar de citar o fato de que os peixes são considerados carnes magras, ou seja, eles têm baixo valor calórico e podem ser consumidos sem medo por quem está de dieta ou em busca de emagrecimento.

Mesmo com baixo valor calórico, eles costumam trazer muita saciedade. Essa é a combinação perfeita para uma vida mais saudável e sem exageros!

Vale consumir peixes ao menos duas vezes na semana – mesmo os mais baratos, como as sardinhas e até o atum enlatado.

 

2 – Leite

O leite é um dos alimentos ricos em proteínas mais fáceis de serem implantados no nosso dia-a-dia. Por ter um preço acessível e estar em todos os supermercados, seu consumo é quase obrigatório para quem quer se manter saudável e com o corpo bem nutrido.

Obviamente, há algumas pessoas que não podem consumi-lo por questões corporais, como alergias ou intolerâncias. Nesse caso, é importante procurar um médico e verificar alternativas.

Leia também:

Lista de Alimentos Ricos em Cálcio para complementar sua Dieta

Lista de Alimentos Ricos em Fibras para complementar sua Dieta

Além das proteínas, o leite é rico em cálcio, que é um nutriente fundamental para quem quer otimizar os treinos e garantir atividades mais bem aproveitadas. A dica é consumir ao menos 200 ml de leite todos os dias, geralmente após o treino físico – meia hora após é o ideal.

 

3 – Carne Bovina

Queridinha dos brasileiros, a carne bovina é um dos alimentos ricos em proteínas que não podemos deixar de citar na nossa lista. Muito saborosa e perfeita para preparos saudáveis, consumir carne moída com frequência é uma boa pedida para quem quer manter a saúde em dia.

Além da proteína, ela conta com uma boa dose de ferro e de vitaminas do complexo B. O mineral é fundamental para manter a saúde em dia e as vitaminas promovem sucesso em diversos aspectos, principalmente em converter gorduras e carboidratos em energia – ideal para quem pratica atividades físicas com regularidade.

 

4 – Frango

Quem pratica exercícios físicos sabe que o frango é um dos alimentos ricos em proteínas que não podem faltar na nossa dieta. Com 27 gramas em uma porção de apenas 100, ele é fundamental para nossa saúde como um todo – especialmente para os músculos e para a formação de massa magra.

O frango, assim como a carne, também é rico em vitamina B, que protege o coração e promove muito mais queima de gordura e produz energia. Ele também tem boas doses de ferro e de outros nutrientes fundamentais para o organismo.

Consumir o frango grelhado, assado ou de qualquer outra maneira que evite a fritura é excelente para a dieta e pode garantir a perda de peso, saciedade e uma saúde mais alinhada com os seus objetivos.

Nossa dica é que você estipule todos os dias uma mudança na proteína e reveze entre carnes vermelhas, peixes e frango.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

5 – Queijo

Para quem não pode consumir o leite com frequência, o queijo é uma boa alternativa entre os alimentos ricos em proteínas. Apesar de uma quantidade menor do que no leite, o queijo também pode ser um aliado – embora tenha que ser consumido mais vezes para o mesmo resultado.

Mas, além disso, o queijo é também rico em minerais muito importantes para a nossa saúde como cálcio, fósforo, selênio, zinco e sódio. Não podemos deixar de citar também suas grandes quantidades de vitaminas, como as do complexo B.

Já falamos mais acima, mas é importante repetir: as vitaminas do complexo B ajudam na perda de peso pois permitem que o corpo queime as gorduras e as utilize como energia. Por isso, faça questão de ter o queijo fresco no seu cardápio! Ele vale muito a pena!

 

6 – Feijão

O feijão está quase sempre presente em nossas listas. Além de ser rico em ferro, como muita gente sabe, ele também é uma boa fonte de proteínas. É claro que a quantidade é menor do que nas carnes, porém, para uma alimentação balanceada, ele é quase fundamental!

Vale lembrar que o feijão também é rico em vitaminas do complexo B e em outros minerais importantes, como o cálcio, o cobre e o magnésio. Por ser minimamente processado, o feijão é uma opção excelente para quem quer manter a saúde em dia e faz questão de ter uma vida melhor!

 

7- Ovos

Outro alimento que está sempre presente em nossas listas é o ovo. Embora muitas pessoas acreditem que ele possa fazer mal, na verdade, o ovo é um dos alimentos ricos em proteínas que ajudam muito nosso organismo, especialmente quem treina pesado ou mesmo quem pratica alguma atividade física regular comum.

São muitas vitaminas nesse pequeno alimento: temos vitamina E e quase todas do complexo B. além disso, ele é rico em cálcio, ferro, potássio, zinco e manganês, minerais que são capazes de melhorar muito nossa saúde.

Os ovos também têm a vantagem de serem pouco calóricos e, ao mesmo tempo, trazerem muita saciedade. Dessa forma, manter a dieta ficará muito mais fácil! Sem exageros, nossa dica é que você faça do ovo um alimento regular na sua vida!

 

8 – Peru

O famoso peru de natal poderia ser facilmente consumido toda semana! Um dos alimentos ricos em proteínas, ele é bem saboroso e entra na lista de carnes magras, ou seja, que possuem pouca gordura.

O peru é excelente para nosso sistema imunológico e pode diminuir os níveis de colesterol de forma bastante acentuada. Além disso, ele traz bastante saciedade e é ótimo para quem está de dieta ou quer perder alguns quilinhos.

Leia também:

Lista de Alimentos Ricos em Cálcio para complementar sua Dieta

Lista de Alimentos Ricos em Fibras para complementar sua Dieta

Muito saboroso, ele é bem simples de preparar e sua forma assada costuma agradar todos os paladares, além de ser uma das mais sadias maneiras de consumir uma carne. Vale a pena pensar no peru para o seu cardápio!

 

9 – Soja

Quem diria que a soja seria um dos alimentos ricos em proteínas da nossa lista? Por incrível que pareça, em uma porção de 100 gramas, temos quase 38 gramas só do nutriente – um valor muito elevado comparado às carnes.

A soja também é muito benéfica para as mulheres. Estima-se que uma porção semanal pode reduzir a celulite em até 20% em pouco tempo.

Para os vegetarianos, o consumo do grão é fundamental, pois ele irá repor as proteínas que não foram consumidas pela carne e garantir outros benefícios extras.

Rica em vitaminas e muitos minerais, a soja pode diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de ter um poder antioxidante realmente impressionante.

E muita gente sabe que antioxidantes significam combate aos radicais livres, que podem causar inúmeras doenças, como o câncer.

 

10 – Espinafre

Por fim, finalmente uma verdura que é um dos alimentos ricos em proteína. O espinafre, famoso por trazer força e energia, não recebeu essa fama à toa. De fato, por ser rico em minerais e em vitaminas, ele é capaz de mudar complemente nossa disposição para os treinos ou mesmo para a rotina.

Considerado um superalimento, o espinafre pode e deve fazer parte da sua dieta cada vez mais. Além de trazer tantos benefícios à saúde, ele ajuda a emagrecer. Afinal, quase não tem calorias, mas ainda assim promove sensação de saciedade por um longo tempo.

Nossa dica é que você varie um pouco entre os legumes e vegetais e tenha o hábito de consumir ao menos uma porção deles por dia.

 

Gostou das nossas dicas sobre os alimentos ricos em proteína? Não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais ou mesmo por meio de grupos do Whatsapp. Saúde e informação nunca são demais!

 




DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Lista de Alimentos Ricos em Proteínas para complementar sua Dieta

  1. Uma ótima dica de alimentos para nosso dia a dia! Podemos substituir como uma alimentação saudável, aderir a outro estilo de vida bem mais saudável…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.