17 maio

Vitamina B1: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina B1 O que é para que serve benefícios função colaterais como tomar

Ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais é uma das formas mais eficientes de conseguir manter nosso organismo saudável e livre de doenças oportunistas. Por esse motivo, estamos produzindo uma série de artigos relevantes sobre o assunto, para que você saiba a importância de cada um desses nutrientes. Hoje iremos falar especificamente da vitamina B1, uma das mais importantes para a saúde do nosso corpo. Você saberá onde encontrá-la, qual sua função, sintomas de carência e até mesmo do seu excesso.

Confira logo abaixo tudo que separamos!

 

O que é a vitamina B1?

 

Dentre as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo, temos a Vitamina B1, que é uma das mais importantes e fundamentais para que nosso organismo se mantenha saudável. Para quem treina pesado, ela tem um peso muito maior, pois atua diretamente no metabolismo, na disposição e nos gastos de energia. Seu nome científico é tiamina e é a primeira descoberta do complexo B, por isso, seu nome B1.

Ela é uma das vitaminas que os médicos classificam como solúvel, ou seja, é facilmente absorvida pelas células. Por isso, é difícil haver uma deficiência significativa de vitamina B1, embora uma dieta muito empobrecida possa resultar em problemas do tipo.

A nível de curiosidade, é relevante citar que a vitamina B1 já foi classificada como um nutriente a parte do complexo B e até teve um nome popular: vitamina F. Porém, inúmeros estudos foram bastante conclusivos ao entender que ela tem características que se enquadram no famoso complexo, sendo unânime a sua volta para ele. Mas é válido citar também que cada vitamina tem sua particularidade e isso não é diferente com a tiamina, capaz de atuar de forma bem específica no nosso organismo. Vamos entender mais abaixo para que ela serve e como ela pode ser útil para pessoas que treinam pesado.

 

Para que serve a Vitamina B1?

 

Como falamos logo no início desse texto, a vitamina B1 tem um papel bem específico no corpo, sendo uma das mais importantes para quem treina pesado ou mesmo pratica um exercício aeróbico. Isso porque ela é de fácil absorção e atua de forma bem eficaz na energia corporal. Pode-se dizer que a vitamina B1 tem como principal função a de regular nosso nível de disposição, já que ela ajuda na conversão do carbono em glicose, ingrediente essencial para essa finalidade.

Leia também:

Vitamina_B2: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina_B6: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina_B12: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Obviamente, essa não é sua única função e há inúmeros estudos que relacionam a vitamina B1 com diversas áreas do organismo, como o sistema nervoso central e até mesmo órgãos como fígado e o sistema cardiovascular. Por isso, já adiantamos que uma dieta sem os alimentos ricos na tiamina sempre gera problemas futuros e saber como adquiri-la é fundamental para sua saúde de foram geral. Mas não há motivos para preocupação, já que a vitamina B1 é relativamente fácil de ser encontrada e sua deficiência é bastante rara em pessoas com uma dieta equilibrada.

 

Benefícios da Vitamina B1

 

Força para os treinos

Como falamos, a vitamina B1 tem uma função bem específica, que a de ajudar na energia e na disposição. Com isso, podemos entender que os treinos se tornam mais intensos e mais eficazes quando o organismo está bem nutrido nesse sentido. Ela auxilia diretamente na produção e na liberação do açúcar, que é um ingrediente fundamental para que haja mais força muscular e mais disposição como um todo.

Esse é um dos motivos pelos quais há muitos suplementos que contém a vitamina B1 em suas composições, embora a alimentação já ajude a suprir bastante a necessidade diária.

 

Emagrecimento

Além dos treinos se tornarem mais eficazes, também temos que citar o metabolismo, que pode ficar mais acelerado devido à vitamina. Isso faz com que haja uma perda calórica maior que, combinada aos exercícios, resulta no emagrecimento saudável. Outro ponto importante de ser citado é seu auxílio no sistema digestivo, já que ela atua de forma indireta na fome e até mesmo na liberação de toxinas. Todos esses fatores levam os médicos a crer que a vitamina B1 é uma das mais fundamentais na perda de peso.

 

Sistema Nervoso

Indo um pouco além nos benefícios da vitamina B1, temos sua função positiva no sistema nervoso central. Há inúmeros estudos que relacionam o consumo da Tiamina com melhoras da memória e do raciocínio. Já se sabe que a sem ela, o cérebro pode apresentar diversas falhas e há sérios riscos a longo prazo de uma alimentação incorreta. É válido lembrar também que todas as vitaminas juntas oferecem benefícios e que apenas uma não é capaz de ser responsável pela nossa saúde geral.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Saúde do Coração

Por fim, mas não menos importante, a vitamina B1 tem sido cada vez mais relacionada com a saúde do sistema cardiovascular. Em geral, isso acontece porque ela ajuda na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é um dos responsáveis por manter enviar ao cérebro informações sobre o funcionamento dos músculos, incluindo o nosso coração. Com essas informações corretas, o cérebro passa a entender qual o real funcionamento do órgão e libera alertas quando há algum problema. Dessa forma, é possível evitar ataques cardíacos fulminantes e até mesmo outros problemas mais sutis, que passariam despercebidos sem esses alertas dos neurotransmissores.

 

Carência de Vitamina B1 – O que ela causa?

 

A carência de vitamina B1 pode causar problemas seríssimos de saúde e até mesmo levar a morte em casos muito extremos. Porém, a curto prazo, há uma infinidade de sintomas comuns a quase todas as pessoas que estão com algum tipo de deficiência de nutrientes. No caso da Tiamina, os mais frequentes são:

Fadiga: O primeiro sintoma a ser notado quando há uma falta de vitamina B1 é a fadiga, que evolui conforme o corpo não recebe o nutriente. Em geral, ela desaparece, já que a maioria das pessoas passa a se alimentar dias após a deficiência, mesmo de maneira inconsciente. Porém, quando há uma desnutrição ou excesso de alimentos ruins sendo consumidos, o cansaço pode ser acumulado e causar muito desconforto.

Emoções alteradas: Outro sintoma mais leve da falta de vitamina B1 é a irritabilidade. Por agir no sistema nervoso central, ela tem a função de deixar nossas emoções controladas e uma deficiência pode modificar isso de forma lenta e gradual. Mais uma vez, após a alimentação saudável, o sintoma deve desaparecer.

Na maioria dos casos, os sintomas não evoluem, pois as pessoas passam a se alimentar normalmente. Porém, quando há uma dieta desequilibrada por muito tempo, eles podem piorar e exigirem cuidados médicos.

 

Excesso de Vitamina B1 – O que ele causa?

 

Como na maioria das vitaminas, o excesso de vitamina B1 é bem raro e acontece apenas quando há uma suplementação sem o cuidado médico ou sem um acompanhamento correto. Nesse caso, podem surgir sintomas, como:

Vasodilatação: A vassolitação é um sintoma inicial comum, que pode causar enxaquecas e dores nos membros, como braços e pernas.

Insônia ou excesso de sono: O excesso de vitamina B1 também pode causar problemas para dormir, seja trazendo dificuldade para pegar no sono, como excesso de sonolência. Ambos são prejudiciais e devem ser investigados.

 

Alimentos com Vitamina B1

 

Ingerir vitamina B1 é mais fácil do que imaginamos, já que ela está presente em quase todos os alimentos que consumimos diariamente, em maior ou menor quantidade. Vamos citar os principais deles, que devem fazer parte da nossa dieta:

Fontes derivadas de animais: As fontes mais comuns de vitamina B1 são as derivadas de animais. Em especial, podemos citar os peixes, como atum e salmão e a carne vermelha, como a de porco. Escolha entre aqueles que são menos gordurosos e tenha sua quantidade semanal garantida.

Cereais: Já para os vegetarianos, a melhor opção de fonte de vitamina B1 são os cereais vegetais, como a aveia e o quinoa. É preciso apenas tomar cuidado com a quantidade, especialmente quem quer perder peso, já que eles possuem uma quantidade calórica alta comparada com carnes. Porém, com moderação são excelentes para a saúde como um todo.

Leguminosas: Por fim, as leguminosas representam boa parte da fonte de vitamina B1. Em especial, podemos citar o feijão, que é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros diariamente e ainda é uma excelente fonte de ferro, mineral fundamental para a manutenção da saúde.

A dica é consumir um pouco de cada um desses alimentos, pensando em manter uma dieta equilibrada e saudável.

 

Suplementação

 

Sempre gostamos de deixar claro que a suplementação de qualquer tipo de vitamina deve ser acompanhada por um médico, embora os suplementos sejam vendidos sem prescrição. Isso porque o excesso é prejudicial e pode mascarar outros problemas de saúde. Por isso, procure auxílio se achar que tem algum tipo de deficiência de vitamina B1 e faça exames para confirmá-la.

Leia também:

Vitamina_B2: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina_B6: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina_B12: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

No mais, suplementos para musculação ou força física podem apresentar doses pequenas de vitamina B1 e são seguros, desde que um nutricionista e um treinador físico ajudem nesse processo, já que quem treina pesado, geralmente irá precisar de mais nutrientes do que um iniciante, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.