16 maio

Alta ingestão de proteínas traz benefícios?

Alta ingestão de proteínas: será que essa alta ingestão traz mesmo benefícios? É prejudicial para o organismo? Quando falamos de nutrição esportiva não tem como não citar os famosos Shakes de proteína, que são hoje em dia, o tipo de suplemento mais vendido no mercado. Desde atletas profissionais até o indivíduo que entrou na academia semana passada, todos eles já estão com o seu shake de Whey Protein ou de outros tipos de proteína.

A proteína tem papel fundamental na alimentação de qualquer indivíduo. Quando falamos de atletas ou pessoas fisicamente ativas, podemos ressaltar que a sua principal importância seria a construção e manutenção da massa muscular. Como nossos músculos são feitos de proteína e o nosso corpo não fabrica quantidades suficientes de proteína para a manutenção e/ou ganho de massa muscular, temos que fazer a ingestão através da alimentação comum e/ou de suplementos alimentares.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Sem sombra de dúvida, a suplementação proteica pode trazer ótimos resultados para praticantes de diversas modalidades esportivas. O problema é quando usar, a hora certa. Se você realmente precisa dessa suplementação ou não. Tudo depende de como está o resto da sua alimentação. Antes de continuar, quero acabar com esse mito que todo mundo fala “que comer proteínas em excesso faz mal a saúde”, especialmente aos rins. Esse é um dos maiores mitos da nutrição, isso quando falamos de indivíduos saudáveis, pessoas que não possuem nenhum problema renal ou outras patologias que podem levar a uma sobrecarga da função renal como a diabetes. Então, só para deixar bem claro, pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia, não terão problemas renais pelo excesso de ingestão de proteína. Os rins podem sobrecarregar? De certo modo sim, mas chamamos isso de uma mera adaptação fisiológica, o sistema renal acaba se adaptando a esse aumento de filtração. Mas nem por isso vamos sair por ai nos enchendo de proteína sem saber a quantidade certa que estamos ingerindo, até porque proteína em excesso também vira gordura.

Para que a suplementação proteica tenha efeito, você deve saber o horário de ingerir cada tipo de proteína, albumina, Whey Protein, caseína e outros tipos de proteína. Como cada uma tem um tempo de absorção diferente, cada uma traria mais benefícios se usadas em horas estratégicas. Tudo depende também, da quantidade geral de proteína que você ingere no seu dia através da alimentação normal, se tiver ingerindo grandes quantidades vai estar jogando dinheiro fora e ainda podendo ganhar um pouco de tecido adiposo. Se tiver usando esse tipo de suplementos e não tiver uma alimentação balanceada, no geral você vai estar ingerindo uma quantidade de proteína relativamente baixa que não te trarão os efeitos desejados.

Antes de usar qualquer tipo de suplemento, consulte um nutricionista, só ele esta capacitado para te indicar algum produto conforme os seus objetivos e a sua alimentação. O nutricionista é o único profissional por lei que está autorizado a prescrever dieta. Não se esqueçam disso: ao invés de saírem gastando fortunas com suplementos importados de embalagens bonitas e atraentes consultem um profissional.

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


15 comentários em “Alta ingestão de proteínas traz benefícios?

  1. Faltou muito..

    Podia no mínimo ter falado sobre os tipos de proteínas, suas diferenças e as horas mais aconselhamos para serem inseridas, podia também ter feito uma distinção entre a suplementação proteica de atletas, indivíduos ativos e sedentários. Além de falar da função das proteínas e aminoácidos no anabolismo muscular.

  2. Fala pessoa, sou o autor, obrigado pelas críticas e pelos elogios.

    Faço textos para as pessoas entenderem um pouco da nutrição e começarem a pensar de forma mais aberta, se eu fosse escrever sobre todos os tipos de proteínas, suplementação, horários, indicação para cada tipo de indivíduo eu iria escrever um capitulo de um livro, que não é o foco aqui. No mundo da nutrição tudo depende, não tem fórmula correta para todos os indivíduos. Não posso escrever uma matéria falando apenas : Ingerir muita proteína não faz mal, tomem X de tal proteína de manhã, Y de proteína antes do treino, Z de proteína pós treino, pois tudo depende da individualidade de cada um, rotina , treinamento, objetivo e etc.

    Abraços

  3. Pelo desenvolvimento do texto fiquei esperando qual seria o horário adequado de cada proteína, por isso qdo acabou o texto deu a impressão de estar faltando alguma coisa.. Assunto muito interessante, gostaria de ler a cont. do capitulo desse ” livro”.. =)

  4. Bom texto, forma objetiva e sucinta, descreveu e desmitificou o que mais ouço de outros colegas estudantes também da área de saúde: proteínas em excesso faz mal…. a “ausência” de informações esperada acima, de maneira geral, tem ao “Kgs” na internet , e existe algo chamado, individualidade biológica, generalizar não e correto, parabéns ao autor.
    Bom texto!

  5. Gostei da forma esclarecedora do seu texto e de sua postura sobre a importância do Nutricionista na definição da melhor dieta para seu paciente. Parabéns!

  6. Eu também gostei do texto. Ocorre que muita gente que vai pra academia, fala o tempo todo no celular, não pesquisa sobre nutrição,e, ainda quer ter resultado fácil.
    Eu sou endomorfo com orgulho, eu sei que para o meu bio tipo é mais difícil, mas eu já consegui baixar e muito o meu percentual de gordura com a ajuda deste site aqui inclusive. Parabéns pelo bom trabalho que todos deste site desenvolvem.

  7. Ótimo texto, bem explicado. Esta bem claro, só procurando um profissional nutricionista para saber o real horário e se deve tomar um ou outro suplemento, as pessoas acham que é formula mágica e q tudo vai funcionar igual para todo mundo.

  8. Sou diabetico melitos e treino a uns 2 anos, ja perguntei varios instrutores se posso fazer o uso de qualquer suplemento proteico e afirmam que sim, mas devo agrupalo de forma correta em minha dieta. Existe alguma proteina que nao sobrecarregue tanto os meus rins? vlw bom post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.