13 jul

Tomar Whey Protein antes de Dormir ajuda no Ganho de Massa Muscular?

Tomar Whey Protein antes de Dormir ajuda no Ganho de Massa Muscular

Tomar Whey Protein antes de dormir é uma das dúvidas para quem está fazendo o uso da suplementação para Ganho de Massa Muscular. Vejamos a seguir argumentos para resolver esse dilema.

Antes de compreender com mais propriedade, como a proteína conhecida como Whey Protein age no organismo e porque é considerada um dos suplementos relevantes para pessoas de um modo geral, saiba que é lógico e fundamental que o consumo ocorra no período noturno.

Pois é assim que se pode garantir o balanço proteico positivo e na sequência o anabolismo.

A ausência ou baixo estímulo para o anabolismo está diretamente relacionada com a dieta carente de aminoácidos (proteínas de valor), de outro lado estão aqueles que consomem o nutriente, porém o fazem em uma única refeição/dia o que não é indicado.

Pensemos apenas em praticantes de musculação neste momento, como poderiam aproveitar a proteína de forma que se mantenha equilibrada no organismo? A resposta é simples, ingerindo-a em porções menores, mas consistentes, distribuídas ao longo do dia, e é claro também antes de dormir.

Provas da eficiência de usar whey Protein antes de dormir existem em dezenas, compartilhamos uma, publicada na revista digital The Journal of Nutrition.

Na ocasião, a avaliação foi realizada com 24 pessoas (jovens) durante 12 semanas, e avaliou a influência de uma ceia composta por proteína (27,5g); carboidrato (15g) e gordura (0,1g) por determinado período.

Significantemente o grupo estudado demonstrou um excelente ganho de massa (em torno de 80%). Enquanto isso, grupos que usaram placebo, apesar do ganho de força apresentaram médias muito inferiores.

Fazer entender como isso ocorre e porque, apresentar vantagens e desvantagens com o uso de whey, são alguns dos subtópicos tratados neste post. Acompanhe!

 

Para que serve o Whey Protein?

 

Soro de leite bovino, vitaminas, minerais e aminoácidos fazem parte da composição do whey protein, além da Caseína que pode ser encontrada em grande parte (80% aproximadamente).

O processo de fabricação requer a alteração do pH, que ajuda na separação da caseína do soro de leite.

A alta concentração de proteínas presentes no alimento, que podem chegar em 95%, são fundamentais e justificam porque usar whey protein antes de dormir.

Entretanto, o tipo de proteína que o whey oferece tem alto valor biológico. Isso significa, que é composta por um conjunto de aminoácidos essenciais que condizem com as necessidades fisiológicas do indivíduo as quais não produzimos, ou seja, é aproveitado integralmente.

De acordo com a filtragem de gordura e lactose o whey é classificado em 3 tipos:

1. Whey Protein Isolado – Que oferece em média 95% de proteína pura e quase zero de gorduras e carboidratos e também considerado completo.

2. Whey Protein Concentrado – Neste caso a filtragem é reduzida e frações maiores de proteína, assim como mais carboidrato e lactose servem para quem visa alcançar massa rapidamente.

3. Whey Protein Hidrolisado – Ideal para pessoas sensíveis a lactose, nesta versão a hidrólise “quebra” as partículas de proteína para ampliar a digestibilidade e a absorção.

Amplamente estudado, mundialmente utilizado o whey protein serve para nutrir atletas e pessoas que buscam mais saúde, neste segundo caso, em especial aquelas acometidas por doenças e quadros pós cirúrgicos.

Em todas as situações, consumir whey protein antes de dormir ajuda no ganho de massa e mais uma enorme lista de benefícios como veremos. Contudo, este é também um dos suplementos para todas as ocasiões do dia.

Como complemento no desjejum, antes do treino, no pós-treino, ou mesmo como coadjuvante de lanches, consumir whey é investir em saúde.

 

Tomar Whey Protein antes de Dormir

 

Retomando o foco do artigo, o whey protein antes de deitar tem efeito para recuperar músculos específicos, como bíceps e tríceps. Neste caso, os dois aminoácidos Arginina e Leucina se destacam.

Entretanto, existe um fato sobre o uso deste suplemento a noite que precisa ser exposto, trata-se da relação entre o whey protein e o GH (hormônio do crescimento).

Ambos são formados por aminoácidos, sabemos o quanto são essenciais para manter a proteína no músculo, contudo estes também são essenciais para melhorar a memória e a sensação de bem-estar, justamente pela presença de Glutamato e especialmente Triptofano.

Logo, temos que tanto consumir fórmulas sintéticas de GH juntamente com whey, teremos duas importantes contribuições para ampliar a concentração, melhorar o foco, diminuir quadros de estresse e cansaço mental.

Além disso, ampliar o estímulo para que o organismo secrete mais GH no organismo o que leva explicitamente para o ganho de peso.

Como dito, e agora reafirmamos, é um engano pensar que whey protein antes de dormir serve apenas para ganhar massa muscular, naturalmente que este é um dos benefícios, mas, a dinâmica deste suplemento é infinitamente maior.

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Praticantes de musculação são sim os maiores beneficiados com o uso do suplemento principalmente porque whey protein antes de deitar auxilia para os níveis de proteína fiquem estáveis.

Mas, de acordo com estudos recentes, entre eles dois que passamos a compartilhar, apontam o suplemento como forte candidato para prevenir diabetes.

Um grupo de pesquisadores selecionou 12 homens que estavam com sobrepeso. Enquanto 6 faziam exercícios de esteira, os outros permaneciam imóveis. Após um período de 30 minutos, aleatoriamente alguns homens consumiram 20g de whey Protein, e os demais placebo. A mesa refeição foi servida para todos os participantes.

Incrivelmente, os homens que consumiram o suplemento não foram pegos pelo pico de insulina, porém, os demais apresentaram glicose elevada ao final do período.

 

Vantagens do Whey Protein para o Ganho de Massa Muscular

 

A composição deste suplemento é indiscutivelmente a mais completa para quem pratica musculação. Primeiro, porque efeitos colaterais são insignificantes, segundo porque tem alta digestibilidade, favorecendo a digestão, item importante para o período vespertino.

É fundamental abrir um parêntese para explicar os componentes deste suplemento considerado  mais famoso do mundo,  e, entender ainda melhor como é importante o whey protein antes de dormir.

Desde os peptídeos presentes no soro de leite conhecidos como:  beta-lactoglobulina e alfa-lactoalbumina (proteínas), imunoglobulinas (anticorpos) e albumina.

Sendo essa última – extremamente importante para garantir que a pressão osmótica seja reduzida – e, em contrapartida, evitar que edemas e inchaços musculares ocorram.

Toda essa estrutura serve para fornecer BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) indispensáveis para quem visa ganho de massa.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

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É fato, o ganho de massa é dependente de BCAA, porque a macro nutrição ocorre diretamente nas células musculares, auxiliando inclusive para que minerais e vitaminas também sejam melhores absorvidas promovendo o anabolismo.

 

O consumo de Proteína e o whey protein antes de Dormir

 

Proteína é o nutriente essencial para que músculos, tecidos, ossos, pele, cabelo e hormônios se formem e permaneçam fortes.

Ela está presente no organismo de todos os seres vivos e notoriamente participam de funções como:

  • Replicação de moléculas que carregam
  • o código genético;
  • São catalisadores de reações orgânicas de diferentes órgãos;
  • Auxiliam o metabolismo;
  • Tem função mecânica e estrutural;
  • Responde rápido alertando o sistema imunológico em casos de infestações, infecções e inflamações;
  • É importante para garantir o ciclo celular;
  • Formam neurotransmissores responsáveis para manter a saúde mental e comandos de mobilidade;
  • É um anti catabólico natural;
  • Precisamos para formar novos tecidos em caso de obstruções (acidentes) cirurgia e doenças cutâneas;
  • Levar oxigênio através dos glóbulos vermelhos.

E, também produzir massa de forma sustentável e que pode ser transformada em um  shape marombeiro e forte graças a treinos focados em hipertrofia.

Quantidades certas de proteína servem para minimizar o cansaço durante os treinos, diminuir chances de lesão, melhorar os níveis de energia, além de garantir o processo de oxigenação nos músculos.

 

Benefícios do Whey Protein antes de deitar

 

O whey protein antes de dormir é providencial para aumentar o metabolismo corporal tanto para homens como para mulheres.

Entretanto, a pesquisa e estudo realizado em 2014, cuja publicação está no “The British Journal of Nutrition”, destacou que em homens o whey parece funcionar ainda melhor para maximizar a função metabólica.

Temos ainda que combinações com whey protein antes de adormecer, como leite desnatado, por exemplo, promovem maior liberação de aminoácidos no período noturno.

Já, o periódico “The American Journal of Clinical Nutrition” em 2008, divulgou e comentou sobre o quanto é relevante o consumo de proteína antes de dormir para construir massa magra – principalmente para quem se exercita.

Mas, a pluralidade da proteína traz ainda outros benefícios para o organismo humano, como:

  • Auxilia para reduzir gordura que transita pelo plasma;
  • Otimiza o tempo de resposta do músculo para regeneração;
  • Traz saciedade;
  • É fonte de nutrição que mais influencia no anabolismo;
  • Ajuda a afastar radicais livres;
  • Tem aminoácidos essenciais em grande concentração;
  • Evita o catabolismo.

A mais de 20 anos no mercado, todas as versões de whey protein, servem para aumentar a glutationa – antioxidante – com muitas funções entre elas, neutralizar toxinas provindas de metais pesados e peróxidos que causam câncer e outras doenças.

Pessoas acometidas pela AIDS, Parkinson, Alzheimer e aterosclerose sofrem com a queda deste antioxidante, e neste caso a reposição pode ser melhorada com o whey protein antes de dormir e em outros horários.

 

Whey antes de Dormir ajuda na Hipertrofia

 

Durante o tempo de sono, (7,8 ou 9 horas) músculos ficarão inertes e sem receber suplementação o que pode levar ao catabolismo, inclusive de forma intensa, que prejudicará muito quem deseja a hipertrofia, por exemplo.

Neste contexto o suplemento irá garantir que o fluxo de remessa de aminoácidos continue e ainda com maior performance porque o repouso irá influenciar para manter o equilíbrio de proteína.

Contudo, não podemos deixar de mencionar que consumir o whey protein antes de dormir não é o único modo para alcançar a hipertrofia.

Pois quando consumido ao acordar, por exemplo, serve para aumentar a disposição e a energia de um modo geral, além de auxiliar para a síntese proteica.

Períodos pré-treino e pós-treino são propensos a necessidades especiais de nutrição, e a proteína é sobrepujante em valor nutricional para este momento.

No primeiro caso o whey ajuda a diminuir as chances de catabolismo, e formem e regenerem o tecido muscular.

 

Quais inconvenientes de tomar whey protein antes de dormir

 

O único inconveniente é não escolher o tipo de whey correto para este período, ou combina-lo com outros alimentos calóricos, com muito carboidrato e açúcar.

Lembramos que suplementos são itens complementares a dietas, jamais substitutos, por isso devem estar associados e equilibrados as refeições.

Outro detalhe é a forma de tomar whey protein. Por se tratar de um produto dinâmico, receitas quentes (pães, bolos, panquecas, etc.) e mesmo frias (mousses, shakes, vitaminas etc.) podem ser incrementadas com o suplemento, contudo, a dissolvição em pouca água é o ideal para melhor aproveitamento.

Consumir whey a noite com refeições “pesadas” ou mesmo se optar por shakes a base de leite (em especial o integral) ou com adição de açúcar, estará ingerindo quantidade consideráveis de calorias, e isso poderá interferir no peso, elevando-o.

 

Quais são as vantagens de tomar whey protein antes de dormir

 

Por conter aminoácidos de cadeia ramificada: Leucina, Valina e Isoleucina, consumir whey protein antes de deitar tem como vantagem principal:

Nutrir durante todo o período de repouso – tecidos, nervos, ligamentos e células – e, acima de tudo contribuir para funções orgânicas que são potencializadas durante o sono como exemplo a construção muscular.

 

Existe Desvantagens ao consumir whey protein antes de dormir?

Como citado, tomar whey protein em momentos que não sejam antes de pegar no sono, trará outros benefícios.

Se desejar ação rápida por exemplo, consumi-lo com carboidratos de alto índice glicêmico estará agindo para o propósito de crescimento de massa, manutenção do nível de glicose e assim evitar hipoglicemia, além de potencializar a prevenção de lesões.

Neste caso, um bom horário para consumi-lo seria em torno de 30/40 minutos antes de iniciar a sequência de treinos.

Já, para o período depois de encerrar o treino (30/50 minutos) é o suplemento ideal para repor proteínas, minerais e vitaminas, fundamental para hipertrofia.

 

Qual seria o Whey mais indicado para tomar antes de dormir?

Existem diferenças entre as versões de whey como vimos, e, sobre escolher o melhor para o período em questão, deve-se levar e conta o objetivo e naturalmente a compatibilidade com cada organismo.

Pessoas podem se adaptar melhor a versão com filtragem do tipo Íon Exchance que resulta em um whey mais “robusto”, digamos. Outros, identificam-se com tipos que passaram por micro filtragem.

É importante salientar que o valor financeiro não serve de parâmetro para definir versões e marcas melhores e piores deste suplemento.

Neste caso, vale conhecer mais a linha de Whey Protein que Growth Supplements disponibiliza.

Com foco voltado para atender todas as demandas de suplementos para desportistas, a empresa preza pela legitimidade da matéria prima e modernidade nos processos de fabricação do whey protein e outros produtos do nicho.

Acesse o site da Growth Supplements, confira mais sobre o suplemento indicado para antes de dormir, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Concluímos este post, mas não encerramos a discussão sobre whey protein antes de dormir, aliás, compartilhando sua experiência com o suplemento, inclusive se faz consumo neste momento do dia, irá contribuir com aqueles que ainda não conhecem o whey.

Para nós do Dicas de Treino é sempre prazeroso interagir com leitores, principalmente quando juntos podemos agregar à saúde para quem fez da atividade física um propósito de vida!

 

Referências

HIRSCHBRUCH MD. Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esportes 

Halack A; Fabrini S, Peluzio MC. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias da zona sul de Belo Horizonte, MG, Brasil. Rev Bras Nutr Esportiva.

Haraguchi FK et al. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana.Rev Nutr. 2006.

 




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3 comentários em “Tomar Whey Protein antes de Dormir ajuda no Ganho de Massa Muscular?

  1. Boa matéria, porém Gostaria de saber qual tipo de wey seria indicado para consumir antes de dormir, meu objetivo que é a perda de peso, prático musculação e faço dieta hipocalorica.

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