Como cuidar do kefir de leite? Cuidados para manter a saúde do seu Kefir

Como cuidar do kefir de leite? Cuidados para o melhor aproveitamento do Kefir
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Para quem já conhece o kefir, um leite fermentado por grãos que formam uma colônia de lactobacilos benéficos para o organismo, pode ter dificuldade em saber como cuidar do kefir de leite para que os grãos não morram e para aproveitar melhor seus grãos, pois é preciso alguns cuidados por se tratar de microrganismos que crescem rapidamente.

A origem do nome kefir vem do turco que se escreve keif e significa bem estar.

O kefir tem origem caucasiana (Montanhas do Cáucaso) e muito antiga, no passado era conhecida como a “bebida do profeta Maomé,” pois os povos antigos da região alegavam ter recebido os grãos do próprio Maomé, porém como o leite fresco era transportado em bolsas de couro a explicação mais plausível é que este leite sofresse o processo de fermentação durante o percurso do transporte e desta fermentação surgiram os grãos.

O kefir se tornou muito popular ao redor do mundo nos últimos anos, em países como Canadá, Suécia, Alemanha, Rússia e outros da Europa, este alimento é produzido em larga escala comercial apesar de também nestes países haver a produção caseira.

Leia também:

Benefícios dos Probióticos: confira lista de Alimentos Probióticos

Receita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)

Água de Kefir: Receitas de Suco Natural pra fazer em Casa!

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Adaptar o Kefir: é possível transformar kefir de leite em kefir de água ou de água para leite?

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

No Brasil os grãos são adquiridos através de doações ou é vendido pela internet, há muitos adeptos da preparação artesanal devido a seus benefícios probióticos que permitem manter a flora (microbiota) intestinal saudável.

Os cuidados para manter o kefir demandam de um mínimo de tempo e esforço de quem cultiva os grãos, pois seu prazo é indefinido já que uma vez cultivada a colônia de lactobacilos, estes se multiplicarão e por isso precisa ser doado, pois sua produção é ilimitada.

Quer saber mais sobre como cuidar do kefir de leite? Então continue aqui!

 

O que são e o que fazem os probióticos no Organismo

 

A palavra probiótico deriva do grego e seu significado é “pró vida”, para a ciência a palavra significa microorganismos que são ingeridos e chegam vivos no intestino desempenhando papel benéfico para a flora intestinal (microbiota), onde equilibra a colônia de bactérias benéficas e diminui as bactérias patogênicas (que trazem doenças).

É possível encontrar estes microorganismos em alimentos como iogurtes, leites fermentados, kefir, kombucha, picles, kimchi (repolho fermentado).

Cabe aqui uma ressalva, é preciso ficar atento e reconhecer a diferença entre iogurtes e bebidas lácteas, pois os dois ocupam a mesma prateleira nas geladeiras dos supermercados, no entanto nas bebidas lácteas não são encontrados os lactobacilos como nos iogurtes.

Vale ressaltar ainda que lactobacilos são tanto as leveduras e bactérias benéficas

Os probióticos devem fazer parte da alimentação, pois quando há maior número de bactérias benéficas no intestino haverá menos riscos para doenças e infecções, os probióticos ajudam a melhorar o sistema imunológico.

 

Qual o melhor tipo de leite para fermentar o Kefir?

 

O cultivo do kefir pode ser feito em leite integral, semi desnatado ou desnatado, pode ser feito também no leite em pó diliuído na água mineral ou filtrada.

Porém é aconselhável que o leite seja fresco ao invés do leite longa vida ( caixinha) .

A lactose é o alimento dos grãos de kefir, por isso não se pode usar o leite zero lactose para fermentar os grãos.

Leia também:

O leite pode estar gelado ou em temperatura ambiente para o cultivo, mas o leite quente ou morno pode matar os grãos.

Quanto maior a temperatura ambiente, mais os grãos irão fermentar, mas o leite não pode estar quente.

Os grãos podem mudar de aparência dependendo do tipo de leite, temperatura ambiente ou estação do ano, mas não podem estar com cor escura, caso isso aconteça significará que os grãos estão morrendo e deverão ser descartados.

É importante prestar atenção nestes detalhes e saber como cuidar do kefir de leite para que este probiótico ajude a melhorar a saúde da microbiota intestinal.

 

Como o Kefir ajuda o Organismo

 

# Equilibra a flora intestinal, aumentando as bactérias benéficas

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Melhora o sistema imunológico

# Evita o Câncer de intestino

# Melhora os níveis de colesterol

# Melhora a absorção dos micronutrientes ( minerais e vitaminas)

# Equilibra os ácidos estomacais

# Melhora a digestão

# Protege o organismo de infecções

# Evita e trata candidíase e doenças causadas por fungos

 

Como cuidar do Kefir de Leite

 

Para quem cultiva o kefir e já passou por todo o processo da fermentação, deverá seguir algumas regras de como cuidar do kefir de leite para poder usá-lo e ter todos os seus benefícios

 

Então veja como cuidar do kefir de leite adequadamente:

 

# É preciso lavar muito bem com detergente neutro o recipiente de vidro de cultivo do kefir todas as vezes que for fazer o cultivo.

# Nos grãos de kefir aparece uma espécie de gel, esta substância é benéfica e não deve ser lavada com água, pois poderá matar os grãos, mas pode usar leite para enxaguar os grãos, porém não é preciso fazer isso sempre,apenas quando estiver com muita viscosidade, basta uma vez por semana.

# Após o primeiro cultivo depois de coar os grãos quando for repetir o processo, deve-se colocar leite novo numa quantidade que os grãos estejam boiando, pois estes precisam de espaço para crescerem.

# É aconselhável deixar o kefir fermentando em um local longe das fruteiras, pois a mosquinha das frutas pode depositar ovo, podendo contaminá-lo.

# Em caso de viagens ou quando a produção excede e não for possível consumir ou doar, deve-se colocar na geladeira o leite onde estão sendo cultivados os grãos, este procedimento retardará a fermentação.

# Os grãos podem ser congelados, não é preciso lavá-los, apenas coá-los e colocá-los em  pequenas porções em saquinhos plásticos bem fechados e etiquetados com data e identificação do que tem dentro

# Para descongelar é só colocar os grãos no leite em temperatura ambiente, nunca no micro-ondas e nem em líquidos quentes para não matar os grãos.

# Os grãos podem ficar congelados por até 12 meses.

 

Mais Dicas!

 

# Segundo algumas referências, após fermentado o kefir na geladeira poderá ser consumido de uma semana até 10 dias.

# Para quem tem intolerância a lactose, o ideal é deixar fermentar os grãos por 36 horas para que a lactose seja mais metabolizada pelos microorganismos, quanto maior for o tempo de fermentação, menos lactose sobrará.  Há relatos de que os grãos poderão ser fermentados por até 72 horas.

# As bactérias benéficas que estão sendo cultivadas não darão chance de bactérias maléficas se proliferarem, por isso o leite não estragará mesmo por 72 horas em temperatura ambiente.

# Caso não seja possível coar o kefir no período ideal para fermentá-lo, poderá ser realizado o processo normal dos grãos no leite e colocar na geladeira até 10 dias, isso retarda a fermentação.

# Os grãos só poderão ser armazenados no leite, caso contrário irão morrer, a não ser quando são congelados.

# Os grãos que são congelados poderão demorar para “ acordar” e por isso da primeira vez que forem utilizados após o congelamento poderão demorar mais para fermentar, além de ficar com sabor mais azedo, devendo ser descartado e iniciar um outro processo, porém estes grão poderão demorar até uma semana para ficarem melhores para a fermentação.

# Para manter os grãos saudáveis no leite em temperatura ambiente, basta descartar um pouco do leite velho e colocar um pouco de leite novo, assim os microorganismos terão alimento suficiente para se proliferarem.

# Os grãos de kefir quando morrem ou ficam dormentes, produzirão um leite fermentado impróprio que não pode ser consumido. O aroma do kefir que é fermentado de forma adequada é igual ao iogurte natural.

 

Como cultivar o Kefir de Leite

 

(por Kefir Brasil)

 

Como consumir o Kefir

 

Depois de saber como cuidar do kefir de leite é interessante saber também como consumi-lo de formas diferentes para não cair na rotina.

Por ser um alimento que não deve ser aquecido para não perder suas propriedades, o kefir pode ser batido com frutas, consumido com aveia e mel, pode também ser usado para fazer sorvetes caseiros e mousses substituindo o creme de leite ou ainda como base para patês.

Logicamente que poderá também ser usado em receitas que vão ao forno, porém perderá  a sua característica de alimento probiótico, porém não perderá seu valor nutricional, continuará sendo fonte de proteína e cálcio.

Para quem quer perder peso, o kefir é um ótimo aliado porque seu teor de gordura é muito baixo, enquanto mantém um bom nível de proteínas.

Uma dica bacana é bater o kefir com frutas: o resultado é uma vitamina extremamente saudável e deliciosa!

Você pode conferir algumas receitas com kefir clicando aqui!

Esperamos que o post de hoje tenha esclarecido um pouco mais sobre como cuidar do kefir de leite e sobre os seus benefícios para o organismo.

Se gostou, compartilhe com os amigos!

Até a próxima!

 

Referência

GIACOMELLI, P. Kefir alimento funcional natural. 2007. 27 p. Monografi a (Graduação em Nutrição) – Universidade de Guarulhos, Guarulhos.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui