30 maio

Benefícios do Mamão: conheça os benefícios dessa Super Fruta!

Benefícios do Mamão conheça os benefícios dessa Super Fruta!

Que o mamão é uma fruta versátil, saborosa e altamente nutritiva ninguém tem dúvidas. Afinal, com ele é possível fazer de tudo um pouco – desde sucos até mesmo doces mais complexos – e fica uma delícia! Perfeito para um café da manhã reforçado ou mesmo para um lanche rápido no meio da tarde, ele conquista até mesmos os paladares mais exigentes.
.
Mas será que existem bons benefícios do mamão para quem treina pesado ou mesmo para quem está em um processo de emagrecimento? Já ouvimos muito falar que a fruta é bastante calórica e que pode atrapalhar a perda de gordura, mas será que isso é mesmo verdade? No artigo de hoje vamos esclarecer de uma vez por todas todos os mitos que giram em torno do mamão e te contar quais são as vantagens em consumi-lo com maior frequência. Confira!

 

O Mamão: Vilão ou Mocinho?

 

Antes de qualquer coisa, temos que ser honestos em relação à fama do fruto e entender qual o motivo para ele ter se tornado um vilão de quem precisa perder peso. Embora os benefícios do mamão para a saúde sejam velhos conhecidos, ainda há quem acredite que ele não deva ser consumido em uma dieta, devido ao número alto de calorias.

De fato, o mamão tem mesmo mais calorias do que uma banana, por exemplo. Em contrapartida, ele traz mais saciedade e a fome demora muito mais para aparecer, além de evitar um excesso de alimentos em uma única refeição. Por isso, já adiantamos que a questão calórica é algo que fez o fruto se tornar um vilão injustamente e que ele não engorda – desde que seja consumido com inteligência e moderação!

Leia também:

Benefícios da Canela para quem Treina

Benefícios da Beterraba para quem Treina

Como um bom exemplo, podemos citar o abacate, que apresenta um número mais alto de calorias, mas é extremamente eficaz na perda de peso, por ajudar a conter a famosa compulsão alimentar e dar ao organismo uma fonte de gorduras boas. Por isso, esqueça a ideia de que o mamão prejudica a dieta, porque essa informação não passa de um mito.

 

Benefícios do mamão para quem treina – Quais são?

 

Além do mamão ser ótimo para quem precisa manter a dieta em dia e não pode abusar da ingestão de alimentos, há muitos benefícios do mamão em pessoas que treinam pesado – seja a musculação comum ou mesmo os aeróbicos, como corridas e jogos. Vamos citar os principais deles:

 

O mamão é fonte de Potássio

Um dos benefícios do mamão que mais devem ser lembrados é sua fonte rica de potássio, que é um mineral excelente para pessoas que treinam pesado. O potássio ajuda a diminuir câimbras, dores musculares derivadas do esforço repetitivo e até mesmo dar energia extra para que as séries sejam concluídas com sucesso.

O potássio também é encontrado na banana e por isso ela é altamente recomendada no pré-treino. Unindo as duas frutas, temos uma refeição altamente saudável e perfeita para quem precisa de um gás a mais para treinar.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Dose extra de Antioxidantes

Quem treina pesado sabe que o valor dos antioxidantes não deve ser menosprezado. Um dos benefícios do mamão que vai além da questão do emagrecimento é o seu poder de ajudar o corpo a se livrar dos radicais livres e diminuir possíveis inflamações.

Com a musculação, o corpo pode sofrer alguns traumas e as dores podem se tornar insuportáveis, causando problemas para aumentar as séries e estagnando os treinos. É ai que uma alimentação balanceada faz toda a diferença e entre as frutas mais indicadas por nutricionistas está o mamão, que diminui as dores, ajuda a otimizar os treinos e ainda traz uma série de vitaminas ao organismo.

 

Melhor absorção das Proteínas

As proteínas que ingerimos devem ser bem absorvidas para que o corpo possa realizar a famosa síntese proteica e formar músculos bem definidos e saudáveis. E uma alimentação saudável é a base para que todo o organismo esteja apto a fazer isso de maneira eficaz.

E esse é mais um dos benefícios do mamão: ele ajuda o corpo a utilizar melhor as proteínas ingeridas e evita o desperdício. Não é muito inteligente consumir uma quantidade grande do nutriente e não fazer um bom aproveitamento dele, por isso, opte sempre por variar bastante sua alimentação a fim de ter um resultado mais satisfatório.

 

Ajuda na Digestão

O último item na lista dos benefícios do mamão está a saúde digestiva. Sem ela, todo o treino fica prejudicado, nos sentimos inchados, sem energia e perdemos boa parte do rendimento. Nisso o mamão pode ajudar bastante, pois atua deixando o processo mais simples e promove um funcionamento mais eficaz do aparelho responsável.

Além disso, o fruto diminui a retenção líquida, o que faz com que o crescimento dos músculos seja mais eficaz e rápido. Mas é importante lembrar que o mamão é um dos muitos alimentos que devem fazer parte de uma dieta saudável e ele sozinho não é capaz de trazer todas essas mudanças.

 

Como consumir o Mamão?

 

Agora que entendemos os principais benefícios do mamão para quem treina, temos que saber qual o melhor horário para fazer o consumo do fruto e aproveitar todos eles. A dica geral de todos os especialistas é não ter muitas regras na hora de se alimentar e saber ouvir seu corpo. Porém, quando falamos de musculação, ter uma rotina pode fazer toda a diferença na hora de obter ou não o sucesso.

Leia também:

Receita de Iogurte Grego de Kefir

Benefícios da Banana para quem Treina

Por isso, o conselho dos treinadores físicos é fazer a ingestão do mamão sempre antes dos treinos, com a banana ou mesmo com algum carboidrato como a aveia. Também é válido consumir o fruto pela manhã no café para ajudar a inibir a fome do dia, especialmente no caso de quem precisa emagrecer. No caso do pós-treino é interessante bater o mamão com leite ou iogurte, para ajudar na síntese proteica e otimizar os ganhos das séries. Opte pelo consumo do fruto ao menos duas vezes na semana e alterne com outros que tenham propriedades similares.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe e curta com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.