Como fazer o Ciclo de Carboidratos para Redução de Peso?

Como fazer o Ciclo de Carboidratos para Redução de Peso

No mundo fitness o ciclo de carboidratos para redução de peso e também para ganho de massa muscular é bastante utilizado.

Ciclar carboidratos quer dizer consumir maior quantidade deste macronutriente em alguns dias da semana e em outros dias restringir o seu consumo.

A intenção em utilizar este método é devido a ideia de que com o aumento da ingestão de carboidratos nos momentos certos ajuda a ajustar o metabolismo e sinalizar para a síntese de hormônios como a leptina que regula o apetite e o T3 e T4 da tireoide que regulam o peso.

Utilizar o ciclo de carboidratos para redução de peso pode ser mais fácil do que recorrer a outras dietas, pois não restringe totalmente este macronutriente, apenas alguns dias da semana é que será preciso excluí-los.

No post de hoje vamos mostrar as diferenças entre carboidratos simples e complexos, importância de não excluir completamente este macronutriente da alimentação, como funciona o ciclo de carboidratos para redução de peso e como fazê-lo, por isso continue aqui para esclarecer suas dúvidas!

 

Importância de Consumir Carboidratos

 

# São a primeira fonte de energia para o cérebro e o resto do organismo

# Ajudam a preservar a massa magra

# Os carboidratos complexos ( ex: feijão,grãos integrais, batata doce, frutas) são ricos em fibra, ajudam no funcionamento do intestino

# São as melhores fontes de energia para a prática de exercícios

# Se os carboidratos forem excluídos totalmente da alimentação o organismo ficará prejudicado e causará irritação, dor de cabeça, cansaço mental, fadiga e alterações de humor.

O ciclo de carboidratos para redução de peso não causará estes sintomas indesejados já que não há restrição total.

 

Carboidratos Simples e Complexos

 

Os carboidratos simples são o arroz branco, farinha branca, massas brancas, pães brancos, mel, açúcares, doces.

Estes alimentos têm rápida digestão, aumentam rapidamente a glicose sanguínea e após ingeri-los logo sentimos fome novamente.

Este tipo de carboidrato quando combinados com fontes de fibra (exemplo arroz branco com feijão) proteínas ou gorduras boas como castanhas e sementes de chia e linhaça, aumentam a saciedade e diminuem seu índice glicêmico

Leia também:

Oxandrolona – Ciclo, Colaterais e Como Tomar

Oxandrolona para a Mulher (Vantagens e Desvantagens)

O que é Femproporex, Benefícios, Colaterais, Como Tomar

A Dieta Cetogênica funciona? (como tirar o melhor proveito)

Lista Dieta Low Carb: Lista com produtos permitidos na Dieta Low Carb

Os carboidratos complexos são arroz integral, pão e farinhas integrais, cereais integrais, feijão, mandioca, batata doce, vegetais, sementes.

Estes alimentos são digeridos lentamente fazendo com que a glicose aumente mais vagarosamente no sangue, dando mais saciedade, além de serem mais ricos em minerais,vitaminas e fibras.

 

Como funciona no organismo o ciclo de carboidratos para redução de peso?

 

Quando não ingerimos carboidratos ou reduzimos muito o seu consumo, o organismo usa a gordura como fonte de energia por um processo chamado cetose.

Ao utilizar a gordura como fonte de energia acontece a oxidação destas e consequentemente a perda de peso.

O ciclo de carboidratos para redução de peso possibilita esta queima de gordura de forma mais acentuada nos dias em que se restringe o macronutriente, porém permite também que não haja perda de massa muscular porque em outros dias é possível consumir carboidratos.

Como toda medida para perda de peso, é indicado também para este método procurar um nutricionista que possa orientar adequadamente como fazer o ciclo de carboidrato para redução de peso de acordo com as características pessoais.

O ciclo de carboidrato costuma ser realizado de maneira que haja o consumo de alimentos como arroz, batata e grãos até 3 vezes por semana.

 

Como fazer o Ciclo de Carboidratos para Redução de Peso?

 

O ciclo de carboidrato tem a seguinte divisão:

 

# Dias sem Carboidrato

nestes dias deve-se priorizar o consumo de proteínas como carne, ovos, feijão, lentilha, grão de bico (para os veganos), porém não deve-se ingerir vegetais como batata, cenoura, beterraba, mas as verduras estão liberadas e devem estar nas refeições junto com proteínas magras.

 

# Dias com pouco Carboidrato

além das proteínas e gorduras boas, deve-se consumir legumes com amido como a batata, batata doce, cereais integrais, arroz, pão e massa integral também podem fazer parte deste cardápio.

 

# Dia com alto Consumo de Carboidrato

estes dias servem para reequilibrar o glicogênio e para favorecer a massa muscular, é importante que nestes dias não se exagere em carboidratos simples, eles podem ser consumidos moderadamente, mas deve-se preferir os carboidratos complexos.

O nutricionista pode estabelecer quantos dias serão divididos para sem carboidrato, com pouco carboidrato e com alto consumo de carboidrato e a quantidade de carboidrato para cada fase de acordo com as necessidades específicas para perda de peso de cada um e também de acordo com as condições de saúde.

No entanto um exemplo seria 2 dias sem carboidrato, 3 dias com pouco consumo e 2 dias com alto consumo.

 

Finalizando…

Utilizar o ciclo de carboidratos para redução de peso tem vantagens que outras dietas para emagrecer não possuem por não ser totalmente restritiva, no entanto como qualquer outra dieta, não é possível estender para o resto da vida,sendo a reeducação alimentar necessária para longo prazo.

 

Esperamos que este post tenha trazido boas informações para esclarecer algumas dúvidas!

Se gostaram compartilhem!

 

Referência

Jean Carlos Calabrese; Rafaela Liberali. DIETAS DE BAIXO CARBOIDRATO PARA O EMAGRECIMENTO: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 6. n. 34. p. 275-282. Jul/Ago. 2012.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorSuplementos Após os 40 Anos? 5 suplementos obrigatórios em sua Lista!
Próximo artigoCafé corta o efeito da Creatina? Mito ou Verdade?
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui