20 mar

FEMPROPOREX: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

desobesi-m Femproporex Perphoxene

Femproporex é um fármaco, também conhecida como Perphoxene, que tem como propósito suprimir o apetite, agindo assim para o tratamento em casos de sobrepeso.

Da família das drogas sintéticas (anfetaminas) a substância em questão, é a coadjuvante para tratamentos clínicos contra a obesidade.

Ela é antiga, no entanto em muitos países foi banida após constatação do consumo desenfreado.

Quem já teve que se submeter a dietas obrigatórias para emagrecimento, e em contrapartida utilizar medicamentos como o Femproporex, sabe que essa tarefa não é nada simples.

Porque a droga é eficiente, mas também oferece riscos à saúde como veremos no decorrer deste artigo.

Para que você possa ter ideia da utilização desse produto, basta saber que está entre os remédios mais utilizados no Brasil.

Essa disputa é travada juntamente com dietilpropiona e anfepramona que também estão nessa lista.

O objetivo deles é basicamente o mesmo, ou seja, ajudar o usuário a suprimir o apetite. E apenas para que fique por dentro do assunto, ainda existe a sibutramina que é a mais nova e também a única a ser permitida no território brasileiro.

Além de ser utilizada em planos de emagrecimento totalmente sem fundamentos, a Femproporex ainda é usada como estimulante para ficar acordado.

Leia também:

O que é o Orlistat (xenical), para que serve, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Sibutramina, para que serve, função, efeitos colaterais, como tomar

Essa propriedade faz com que seja muito utilizada por caminhoneiros, por exemplo.

Devido a essas complicações, a Femproporex foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em outubro do ano de 2011.

No entanto, em junho de 2017, foi novamente liberado pelo Senado do Brasil.

No artigo de hoje vamos novamente falar sobre um tema polêmico: uso de anfetaminas, em especial a Femproporex.

Como sempre, nós aqui do Dicas de Treino, garimpamos boas referências para compor o artigo e orientar você sobre drogas deste porte.

Sendo que nossa intenção é somente de instrução e não de induzir o consumo.

 

O que é a Femproporex?

 

Trata-se de uma droga estimulante que pertence à classe química da anfetamina e da feniletilamina.

Desenvolvida em meados da década de 1960, o medicamento foi pensado para servir como supressor do apetite e, portanto, para ajudar no tratamento da obesidade.

Quando consumido a substância passar a liberar anfetaminas. Essa, por sua vez, é uma droga que age no organismo de modo a incentivar o sistema nervoso.

Como consequência dessa ação, o usuário passa apresentar um quadro de potencialização das capacidades físicas e mentais.

Por meio dessas mudanças, pode-se assumir que o organismo está mais favorável a perda de peso.

Além disso, o efeito de acuidade pelo odor e sabor também ajuda no desenvolvimento do quadro de emagrecimento.

 

Para que serve a Femproporex?

 

Serve para tratar obesos, com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 e que estejam expostos a complicações em decorrência do peso elevado.

Mesmo sendo uma anfetamina considerada pesada e com grau de dependência alto, a Femproporex demonstrou ser capaz de ajudar no processo de emagrecimento.

No entanto, é preciso lembrar que a recomendação da droga é bem baixa. Isso porque existem medicamentes que apresentam a mesma finalidade, mas que oferecem mais segurança.

Em relação a capacidade da droga em questão no processo de emagrecimento, apenas é preciso conferir alguns estudos feitos como os destacados abaixo:

  • Conforme a pesquisa conduzida por Dinato e outros pesquisadores onde 24 pacientes foram submetidos a 25mg da substância durante oito semanas, os pacientes apresentaram 7,3% de perda de peso;
  • Já os pesquisadores Chiorboli e Scazufca avaliaram 42 pacientes. Na aplicação foram utilizadas entre 25mg e 50mg por dia durante um período de 2 meses. O resultado obtido foi que a média de peso perdido foi de 10%;
  • No estudo conduzido por Zaragoza e outros autores, mais da metade dos pacientes submetidos a substância apresentaram perda de peso de 5%.

Ou seja, apesar dos riscos de dependência que a droga apresenta, das dúvidas em relação aos efeitos colaterais e da não aceitação no mercado, não se pode negar que ela pode ajudar na questão do emagrecimento.

No entanto, as demais questões que envolvem a substância precisam ser discutidas para avaliar se vale a pena ou não.

Além disso, o consumo de Femproporex também pode ser avaliado para ser consumido com o intuito de diminuir o estresse.

 

Quais os Benefícios da Femproporex

 

O principal benefício oferecido pela droga, conforme já vimos, é a possibilidade de acelerar o processo de emagrecimento.

O medicamento atua no organismo de maneira a inibir o apetite, auxiliando também a amenizar a ansiedade, graças a sua forma de atuação diretamente no sistema nervoso.

Ou seja, por meio do envio de reações ao cérebro, a substância consegue fazer com que o nosso organismo entenda que está bem, pois já consumiu os nutrientes que precisa.

Mas isso, na verdade, engana o seu corpo visto que o faz acreditar que já se alimentou. Como consequência, o usuário está mais propício a perder peso.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

A Femproporex consegue enviar certos estímulos para o cérebro que o faz interpretar que está tudo bem com o organismo.

O resultado disso é a inibição das sensações de cansaço, falta de energia e até mesmo do apetite compulsivo.

Portanto, basicamente, os principais benefícios da droga são:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Acelera o metabolismo e, portanto, queima calorias mais rapidamente;
  • Dá mais energias estimulando a realização de atividades físicas, por exemplo;
  • Combate a insônia, mas é preciso ter atenção a esse ponto para que a utilização não se torne excessiva;
  • Inibe o apetite.

Apesar da lista de vantagens ser interessante, saiba que também existe o outro lado, ou seja, os efeitos colaterais que a droga pode causar.

 

Efeitos colaterais da Femproporex

 

Antes de até mesmo considerar a ideia de se submeter a utilização da droga para perder os desejados quilos extras, é imprescindível que conheça a quais efeitos colaterais estará sujeito.

Lembramos que você jamais deve fazer uso desta substância sem o devido acompanhamento médico.

Isso fica bastante claro ao verificar o embate travado entre a ANVISA e a lei que liberou a venda Femproporex.

Conforme afirmado pelo diretor-presidente da agência, Jarbas Barbosa, a comercialização da droga traz certas dificuldades para a saúde pública.

A indagação feita por ele é de como será feito o acompanhamento dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante a utilização.

A falta de fiscalização efetiva sobre a comercialização dificulta a tomada de medidas para prevenir possibilidades como de casos adversos.

Essas considerações são importantes, pois dificulta que instrumentos de controle sejam utilizados para verificar como a droga está sendo comercializada.

Por exemplo, o simples fato de pertencer ao grupo anfetamina diz que o usuário pode sofrer com a dependência pela droga.

Outros efeitos são:

  • Pode trazer prejuízos ao cérebro, especialmente, relacionado a questões psicológicas como, por exemplo, hiperatividade, confusão, ansiedade e até mesmo irritabilidade;
  • Os usuários estão sujeitos a apresentar fraqueza, tremores, boca seca, vômitos, insônia e até mesmo diarreia;
  • Complicações mais graves como arritmia cardíaca, hipertensão, problemas circulatórios, náuseas e câimbras também podem se manifestar;
  • A longo prazo, o uso desfavorece a manutenção saudável do organismo visto que exige mais do que o que o corpo está acostumado.

Por isso é que qualquer tratamento para obesidade precisa ser acompanhado por especialistas.

A substância é bastante pode ser bastante nociva para o organismo quando não se tem a devida orientação.

 

Como tomar a Femproporex

 

Veja bem, se a substância citada é um medicamento e somente o médico pode indicar (pois necessita de receita) naturalmente a quantidade a ser utilizada deverá ser prescrita pelo mesmo.

Em relação ao consumo, de acordo com os pesquisadores Halpern A. e Mancini M., foi verificado que na grande parte dos estudos feitos a melhor razão entre benefício e risco identificada é em doses na faixa de 25mg e 50mg.

Mas vale lembrar que o tratamento está sujeito a avaliação do seu médico.

Ou seja, os diferentes quadros apresentados por cada paciente precisam ser avaliados individualmente.

Por meio disso, os especialistas poderão tomar a decisão mais acertada sobre qual estratégia adotar para o tratamento da obesidade.

E quanto a faixa etária de indicação da droga Femproporex, os estudos foram feitos com base em indivíduos adultos.

Portanto, não existem dados evidentes sobre a segurança da adoção do medicamento em idosos e, principalmente, em menores de 18 anos.

 

Considerações finais sobre a Femproporex

Precisamos lembrar que mulheres grávidas ou que amamentam jamais devem tomar anfetaminas, assim como crianças e adolescentes.

Além disso, a Femproporex é contraindicada para usuários que apresentem quadros de hipertensão, arritmias e acidente vascular.

Ou seja, os diferentes quadros apresentados por cada paciente precisam ser avaliados individualmente.

Por meio disso, os especialistas poderão tomar a decisão mais acertada sobre qual estratégia adotar para o tratamento da obesidade.

Leia também:

O que é o Orlistat (xenical), para que serve, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Sibutramina, para que serve, função, efeitos colaterais, como tomar

Apesar da substância Femproporex ter mostrado nesses estudos ser válida para o combate da obesidade.

Também deixa claro que existem efeitos colaterais, que podem ser sutis como também preponderantes prejudicando a saúde de quem utiliza sem razão.

Para finalizar lembramos que buscar emagrecer deve sim estar na lista de prioridades, mas é necessário também avaliar a qual custo!

Lembre-se de deixar sua opinião sobre o assunto e de compartilhar o post nas redes!

 

Referências

Halpern A, Mancini M. Treatment of obesity: an update on anti-obesity medications. Obes Rev 2003;4:25-42.

Zaragoza RM, López ML, Villaneuva SL, Ortiz RA, Villanueva GL. Efficacy and safety of slow-release fenproporex for the treatment of obesity. Rev Mex Cardiol 2005;16:146-54.

Dinato MC, Fraige Filho F, Medeiros Neto G. Aspectos metabólicos do tratamento da obesidade com anorexígeno de ação prolongada. A Folha Médica 1975;71:155-9.

 






DICAS RELACIONADAS


15 comentários em “FEMPROPOREX: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

  1. Eu tomei antes de ser proibido durante uns 6 meses, perdi 5 kg por mês nos 3 primeiros meses e depois 3 kg por mêsnos últimos 3 meses sem fazer nenhuma atividade física e com a dieta não comprida a risca rsrs…

    É um ótimo remédio porém tive que tomar junto um “calmantezinho” natural, diurético e laxante natural também, pois ele prende um pouco o intestino e causa uma leve retenção de líquidos.

    Mas tomaria novamente sem medo!

  2. Eu já tomei está anfetaminas acomodada pelo endocrinologista e emagreci os quilos desejados gostei muito recomendo dês que seja acompanhando por um médico.

  3. Já tomei e não sentir nenhum efeito colateral, emagreci bastante, só engordei depois que engravidei.
    Gostaria muito de voltar a tomar, só não sei onde comprar.. Pena q foi proibido..

  4. Perdi 30kg com femproporex (desobesi) me deixava bem disposta e hiperativa pena que foi proibida aqui no Brasil.. Mais agora já esta de volta no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.