Cúrcuma, a famoso Açafrão, como Tomar? [Vídeo com Doutor]

Cúrcuma, a famoso Açafrão, como Tomar
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

O açafrão-da-terra também conhecido como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão da índia e até mesmo gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (zingiberaceae), originária da Ásia.

Da sua raiz seca e moída obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e para preparos de medicamentos.

Segundo o médico e bioquímico, Moacir Rosa, especialista em emagrecimento e ganho de massa muscular, a cúrcuma é um anti-inflamatório natural.

Ela possui em sua composição os curcuminoides que tem uma função anti-inflamatória muito forte, comparando a medicamentos normais para inflamação.

Desta forma, para aqueles que sofrem de artrose, artrite, doenças inflamatórias na articulação, inflamação subclínica, decorrentes, a cúrcuma é fundamental e não traz os efeitos colaterais dos remédios.

Leia também:

7 alimentos que Paolla Oliveira usou para Emagrecer

Alimentos que agem Contra o Envelhecimento

O poder do Colágeno para a Pele (lista de alimentos)

O que é a Proteína de Cânhamo, para que serve?

Ainda segundo o especialista, quem começa a ingerir o açafrão consegue resultados muito interessantes.

A maioria das pessoas deixa de utilizar, por exemplo, anti-inflamatórios e corticoides como: prednisona, prednisolona…

No entanto, o ideal é conversar com um médico para ajustar as dosagens de acordo com a precisão de cada indivíduo.

 

Quais os benefícios?

 

Os benefícios da curcumina são comprovados cientificamente, devido ao seu efeito antioxidante e anti-inflamatório. Por ser capaz de prevenir inúmeras doenças, muitos especialistas insere-a como modo terapêutico.

Em vista disso, listamos as vantagens desta planta poderosa ao ser humano. Segue abaixo:

 

Forte ação anti-inflamatória

Segundo vários estudos, os efeitos anti-inflamatórios da curcumina comparam-se aos medicamentos: hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona. No entanto, ao contrário desses remédios, a cúrcuma não produz nenhuma toxicidade.

 

Ação antioxidante

Ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

 

Aliado contra a artrite

Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a aliviar a artrite.

 

Excelente contra o câncer

A cúrcuma protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas.

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Ótimo para o cérebro

Auxilia o cérebro após uma lesão e também pode ser usado para o tratamento de doenças neurodegenerativas.

 

Age contra a depressão

É capaz de ajudar em estados graves de depressão comparada com a fluoxetina (remédio usado no tratamento).

 

Bom para o coração

Evita a oxidação do colesterol no organismo.

 

Ajuda na perda de peso

Sua ação é na inibição da lipogênese, produção de gordura pelo corpo. Assim, é uma ótima aliada para quem deseja eliminar alguns quilinhos.

 

Eficaz contra a acne

Por ter propriedades antissépticas e antibacterianas, combate espinhas, controla a oleosidade e proporciona um brilho saudável para a pele.

 

Como consumir?

 

A cúrcuma existe tanto na forma de pó (em condimento, na qual pode ser usado nos alimentos) quanto na forma de cápsula.

Existem extratos padronizados no Brasil de curcuminoides de até 95%, que é quase curcuminoide puro, pois o açafrão achado nos supermercados possui o teor de curcuminoide de 2 a 5%.

Desta forma, para tratar alguns grupos de pessoas com inflamação crônica, subclínica, processo inflamatório, no intestino e as artrites em geral, o indicado é tomar a cúrcuma na forma de cápsula, porque contém doses mais altas.

Esta fórmula pode ser encontrada em produtos importados ou farmácia de manipulação.

Uma dica importante:

Ao mandar manipular a cúrcuma, peça para colocar junto à peperina (pimenta preta), cuja função é potencializar a absorção deste curcuminoides e gerar o efeito anti-inflamatório.

 

Como tomar?

 

Tomar a cúrcuma pela manhã em jejum com água e limão não tem uma absorção eficiente, pois os curcuminoides presentes nesta planta são lipossolúveis, ou seja, solúveis em óleo.

Então, se ingerir este produto com água, a absorção é muito baixa.

O ideal é utilizar a cúrcuma junto com alimento de preferência gorduroso ou junto com uma colher de sopa de azeite de oliva, óleo de coco.

Além disso, outro fator muito importante na qual deve ser destacado é toma-la junto com peperina, substância encontrada dentro da pimenta preta, nas sementes.

Numa proporção de 10% da pimenta preta, melhora a absorção dos curcuminoides em até 2000%. Assim, aumenta em 20x a absorção da peperina junto com a cúrcuma.

Com relação à quantidade, caso comprar a raiz inteira, utilize uma ou duas rodelas por dia.

Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de 5 gramas por dia. Já em cápsulas, deve-se conversar com um medico para melhor orientar, devido às dosagens.

Vale lembrar, que pessoas saudáveis podem usar o quanto considerarem mais conveniente, o importante é a regularidade.

Leia também:

 

Explicação feita pelo Por Dr. Moacir Rosa

 

 

Pra finalizar…

Como mostramos neste conteúdo, a cúrcuma é uma raiz utilizada há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia, justamente por ser considerada um potente fitoterápico.

Entretanto, antes de iniciar o uso do mais conhecido “açafrão”, seja em pó ou em cápsula, entre em contato com um especialista para melhor auxilia-lo, pois cada indivíduo possui sua necessidade.

O poder da planta é impedir e diminuir as citosinas inflamatórias.

Assim, tem um feito tão poderoso quanto às doses terapêuticas, tal que o recomendado é utiliza-la todos os dias, principalmente para àqueles que possuem algum problema inflamatório, já que podem ser alvos futuramente de doenças como:

Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral, Artrite Reumatoide e Mal de Parkinson.

Além disso, a curcumina possui diversos minerais e vitaminas, como o potássio, vitamina C e vitamina B6. Também, ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames.

Portanto, para terminar e complementar este assunto assista ao vídeo explicativo sobre “Cúrcuma, a famosa açafrão, como tomar”, do médico e bioquímico, Moacir Rosa.

 

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui