Forma V.s Força

Forma V.s Força

Forma V.s Força

Desempenho V.s Estética

 

Se você está em um ginásio começando o treinamento com pesos, com certeza deve ter um destes objetivos: melhorar sua aparência , desenvolvendo o crescimento de massa muscular magra e  perda  de gordura corporal (FORMA) ou, então praticantes de alguma modalidade esportiva que querem melhores resultados em suas atividades, obtendo maior força, velocidade, desempenho (FORÇA).  Este post tem o objetivo de mostrar as diferenças de cada meta na academia e como atingi-las.

Primeiramente, vou falar sobre os fisiculturistas. O culturista, que tem os músculos muito grandes, um corpo extremamente bem desenvolvido tem muita força? Claro que tem. Mas não tanta força como um halterofilista, levantador de peso, que tem os músculos menos desenvolvidos e uma forma não tão exuberante quanto à de um fisiculturista.

Na imagem ao lado, a esquerda vemos Mariusz Pudzianowski, o homem mais forte do mundo, e a direita o Fisiculturista Jay Cutler. ‘’Nossa, mas como um cara tão grande pode ser menos forte que um cara menos desenvolvido?’’

Exatamente pelo objetivo de cada um ao entrar no ginásio. O treino de fisiculturismo é voltado para o recrutamento de fibras, crescimento de músculos, perda de gordura, um objetivo bem estético.

O treinamento de força é voltado à explosão, resistência, poucas repetições e muita carga, melhorando o desempenho a cada treino.

Não vou falar aqui quais exatamente os exercícios e repetições que cada um deve fazer, pois cada organismo é diferente do outro.  Abaixo, descrevo a rotina que havia sido repassada a minha pessoa. Sempre ressalto que não copiem e executem o treino, copiem e leve ao seu professor para que ele tenha como base para elaboração de um treino específico para você, ou seja, específico para sua necessidade.

 

Estrutura do treino ABC

 

Treino A – segunda feira – Dorsais e Peitorais

  • 4 exercícios para as costas – eu sempre incluía levantamento terra , remadas e barra fixa;
  • 4 exercícios para o peito –  sempre tinha em minha rotina supinos e suas inclinações e exercícios com peso livre;
    Eu variava fazendo treinos pirâmides com séries de 6, 8, 10, 12 repetições, ou usando drop sets, sempre buscando a falha.

Treino B – terça feira  – Inferiores e deltoides

  • 5 exercícios para as pernas – Nunca deixei de fazer o agachamento livre, sempre usava mais repetições para recrutar mais fibras. Prefira séries de 4 x 12 ou 3 x 15 repetições;
  •  3 exercícios para ombros – Sempre uso variações dos desenvolvimentos, use técnicas de Rest Pause ou drop sets.

Treino C – quarta feira – Bíceps e Tríceps e antebraços

  • 2 exercícios para o tríceps – Uso paralelas ou algum isolador, uso também técnicas de pirâmides ou drop sets;
  • 2 exercícios para bíceps – Rosca direta 21, recrutando bastante fibras para o desenvolvimento do bíceps;
  • Para o antebraço faço rosca inversa e flexões de punho.

Repito os treinos no resto da semana, e não deixo de descansar no domingo, faço o uso de BCAA e claro, muita proteína (principalmente pós-treino imediato).

 

Treino de força e desempenho

 

Qual é o objetivo, força, explosão ou resistência? Como já tive o objetivo de adquirir resistência cardiorrespiratória, caprichei nos exercícios aeróbicos onde eu progredia a cada semana aumentando a intensidade ou duração dos exercícios. Não deixo de fazer musculação, pois ganho explosão e resistência muscular. Faço agachamentos, faço super séries e circuitos…

Como treino a um certo tempo, tenho um nível mais avançado, eu sempre faço exercícios chave para ganho de força com pouquíssimas repetições e MUITA CARGA, abuso do levantamento terra, agachamento, supino, paralelas, trabalho explosão e desempenho.

Como atleta ao buscar força e explosão, faço primeiramente séries com mais repetições para ganho de condicionamento e resistência. Uso técnicas como o GVT (German Volume Training) e séries com alto número de repetições.

O que faço e pouco vejo na academia, é o treino forte de antebraços e de pegada. Faço flexões de punho, roscas inversas, faço exercícios para trabalhar a pegada e firmeza nas execuções. Um ótimo exercício que executo que dá força nas mãos é o chamado GARÇOM, onde pego uma anilha e segure com a ponta dos dedos por 30 segundos e troco de mão, faço 3 ou 4 séries desse exercício.

Com esse meu treino, mais uma dieta realmente eficiente, descanso e dedicação consegui atingir estes objetivos, seja de estética ou de desempenho.

 

Um grande abraço, ótimos Treinos a todos e até a próxima!

 

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorVitamina Energética com Albumina
Próximo artigoVitaminas Anabólicas: Vitamina Hipercalórica
Vinicius Tonioli
Vinicius é empresário, entusiasta e amante da Musculação, também é Atleta Fitness pela Xplode Suplementos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Não está certo. Um musculo maior é mais forte que qdo ele era menor. A capacidade de levantar maior carga, varia de indevíduo para indivíduo. Depende se uma série de fatores que passm pelocomprimento dos braços, pernas, até pela neuroeficiencia motora. Um sujeito com braços mais curtos pode fazer rosca mais pesada do que um de braços mais longos Ex Arnold e Franco Columbo.

  2. Post muitoo boom!
    nao faço academia ainda pq tenho 14 anos ainda, mais vou fazer em breve (ainda esse ano) e tenho certeza q essas dicas vao me ajudar, pois consegui emagrecer, agora kero apenas definir meu corpo sem virar um “monstro” ( sem ofensas), prefiro ficar igual um “frango” mesmo :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui