19 dez

Motivação, exercício e saúde!

Bem, eu não sou atleta, não sou fascinada por um corpo perfeito, cheio de curvas. Não sou viciada em treino, não acho bom sair da academia toda suada, com dores no corpo e sensação de ter sido atropelada (será que só eu tenho essa sensação de vez em quando?). Não. DEFINITIVAMENTE NÃO! Mas posso dizer que sou comprometida com minha saúde, e esse é o grande lance para quem quer manter-se motivado por longos períodos, e não se exercitar apenas para passar o Reveillon na praia.

Todo mundo está cansado de saber que exercício físico pode melhorar diversas funções do organismo, mas o que, especificamente, podemos buscar no exercício? Vou deixar um pouco mais clara esta relação entre exercício físico e saúde.

Primeiramente, o exercício físico modifica componentes celulares importantes (como enzimas, mitocôndrias, expressões de determinados genes e cadeias de DNA, entre outras). São estas estruturas que determinam aumento de hipertrofia, de resistência, de flexibilidade, de força… Mais aptidão física, mais saúde!  

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

O exercício físico melhora o controle da circulação sanguínea e pressão arterial, que é exercido pelos pequenos vasos, tornando-os mais eficientes e adaptáveis conforme a situação (maior atividade ou descanso).  Menos pressão, mais saúde!

O exercício físico aumenta a irrigação cerebral, suprindo-o com mais nutrientes (dependente da dieta) o que estimula liberação de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, alegria, prazer e confiança. Menos estresse, mais saúde!

Isso para citar apenas alguns dos benefícios mais comentados ou conhecidos. Podemos dizer que o exercício físico age na causa do problema e, melhor, não tem efeitos colaterais! Para isso, a auto motivação é muito importante, tanto para se manter em atividade quanto na atividade. Enquanto estou correndo, fico pensando “vamos lá, está indo bem, não desista, falta pouco…” E assim posso ir longe!

O ideal é sempre respeitar seus limites, determinar objetivos alcançáveis e manter a motivação. E se o objetivo é saúde, você precisará de muita motivação!

 

Um grande abraço e ótimos treinos!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Motivação, exercício e saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.