Por Deyvson Alexsandro Lima – 30 de março de 2015

Então vamos lá… você que é ratinha de academia e está preocupada por que ouve de todo mundo que terá que parar com seus treinos, fique tranquila isso é MITO… mulheres grávidas podem sim treinar com pesos, porém se você não é atleta, jamais praticou musculação essa não é a hora para começar essa atividade, recomendo atividades mais suaves como: a natação, hidroginástica, caminhadas que são consideradas atividades físicas de baixo risco!
Para quem já treina, será necessário reduzir cargas nos aparelhos e pesos livres, adaptar exercícios e ser bem monitorada por um bom profissional, mas pode treinar sim, sem essa que gravidez e desculpa para poder parar com tudo!
Claro tem que ter liberação do médico obstetra e um monitoramento do profissional de educação física para adaptar os melhores exercícios, monitorar cargas, que no caso é recomendado cargas LEVES, nada de abusar dos pesos, a intenção é fazer uma atividade física saudável para você e sem descuidar do bebê também.
O seu treinador tem que monitorar sua pressão arterial, e ficar alerta como você esta naquele dia de treino, sendo assim você pode fazer os exercícios com pesos e aliar eles com exercícios aeróbicos, para complementar uma boa hidroginástica seria ideal para manter o metabolismo trabalhando e queimando as gordurinhas indesejáveis, já que muitas grávidas enfiam o pé na jaca e inventam desejos do arco da velha para poder comer por dois…
Essa história de comer por dois também é MITO, você tem que comer bem sim, porém com a mesma qualidade de antes, buscar orientação nutricional também é de grande ajuda nessa fase, você tem que ganhar apenas o peso do bebe, não 30, 40 kg a mais… então sem essa de comer por 2, 3, ou 4!
Treinar com pesos, fazer aeróbicos, caminhadas, natação! Como frisei você deve ser monitorada e liberada pelo médico obstetra, uma dieta saudável junto com os exercícios evitará que você engorde grotescamente.
Com relação a Dieta você também tem que ter a devida orientação, pois uma vida depende dos nutrientes que você ingere, então sem essa de continuar com a dieta da batata doce, clara de ovos e peito de frango, o negócio é ingerir alimentos com um valor nutricional bacana, porém dá para comer bem, controlada, sem chutar o balde…
O lance de desejo é desculpa para enfiar o pé na jaca, se é para ter desejos que tenha desejos bons, porque será que a mulher não tem desejos de comer um belo peixe, um arroz integral, um risoto de frango, uma bela salada de brócolis com couve, o desejo surge só por coisas que não se deve comer e não tem benefícios nem para o corpo da mãe e nem para saúde do filho em si, então seguir um planejamento nutricional é de grande valia e não prepare-se para virar um bujão e sofrer depois do parto para perder esse peso extra!
Vamos às recomendações finais e esclarecimentos das últimas dúvidas sobre esse tema: a prática é indicada a partir do terceiro mês de gestação já que neste período o bebê está se fixando no útero e a mãe ainda se adapta a esta nova fase. Caso se sinta disposta e com vontade, ela pode prosseguir com os exercícios até o final da gravidez.
A musculação auxilia no fortalecimento muscular dos membros inferiores. Isso ajudará a mulher a sustentar o peso da gravidez. Além disso, fortalecer os músculos superiores e do tronco ajuda a carregar o bebê que aumenta, a cada dia, seu tamanho.
Mulheres fisicamente ativas durante a gravidez têm um parto mais tranquilo e saudável, além de mais facilidade para aprimorar sua condição física após o nascimento do bebê. Ambos saem ganhando.
A atividade física ajuda na formação de uma imagem corporal positiva e proporciona melhora na autoestima e na qualidade de vida. Além destes benefícios, evita o ganho excessivo de peso, reduz o estresse cardiovascular, estimula a boa postura, previne a diabete gestacional e auxilia no trabalho de parto.
Outra dúvida comum está voltada para os exercícios abdominais. O fortalecimento dos músculos abdominais tem sido recomendado para ajudar na fase de expulsão do bebê e na manutenção postural.
As repetições devem ser feitas de uma forma segura e confortável. O uso da prancha abdominal com sua inclinação elevada facilita.
NÃO SOU MÉDICO SOU APENAS UM TREINADOR, então não posso avaliar nem liberar nenhuma gestante para treinar com pesos, o que estou fazendo aqui e informar que grávidas podem sim continuar treinando com pesos, porem se você nunca fez essa atividade como eu disse acima não é hora de começar seu treino, tenha seu filho e depois de liberada vá sim fazer uma atividade física, porém a dieta e alimentação mesmo que você não esteja fazendo musculação, pois como já disse ganhe apenas o peso do bebe e não 30kg a mais comendo que nem uma louca!
Não custa lembrar novamente que é indispensável consultar o médico obstetra para que ele libere a prática de musculação.
Somente o médico pode examinar e constatar todas as condições físicas da gestante. Existem casos onde a execução de qualquer atividade física é desaconselhável.
Salvar
Salvar
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
COMENTÁRIOS
Olá, adorei a reportagem... Sempre treinei musculação e também corria; Mas agora que estou grávida de 13 semanas, parei de correr, mas continuo com a musculação com redução da carga e substitui a corrida pela natação e ainda penso também em fazer hidro. Sou muito elétrica, os exercícios me ajudam muito; Desde o início da gestação já perdi 2 k. Enfim, reportagem show, obrigado 😊
Também gostei da matéria, ajuda a esclarecer e desmistificar o preconceito dos olhares tortos que as grávidas recebem nas academias! É claro que cada uma tem seu ritmo, hábitos e rendimento, mas percebo o receio dos profissionais também em apoiar minhas cargas durante o treino, por outro lado a falta de experiência com gestantes e o cuidado.
Estou entrando no sétimo mês e voltei a treinar com liberação médica só no sexto, sendo que malhei sem saber que estava grávida até o segundo. Me sinto mto melhor malhando!
Vc só se equivocou a respeito dos desejos, eles existem e são incontroláveis. Eu por exemplo tive de comer abacaxi, não saia da minha cabeça o dia todo.
Eu estava viajando e sofri dois dias, quando cheguei em casa fui correndo comprar e comi a metade de manhã e a outra metade a tarde.
A noite vomitei tudo. Nessa gravidez atual senti vontade de comer tomate cru, nem sempre os desejos são por porcaria.. Não controlamos.
Estou com 12 semanas e não parei de treinar, claro diminui as cargas por que o corpo pede.
Fiz ultrassom e está tudo bem, vou continuar se Deus quiser dentro dos meus limites.