22 maio

Entenda de forma simples e direta as diferenças entre o Whey Protein Isolado, Concentrado e Hidrolisado

Diferena Whey Protein Isolado Concentrado HidrolisadoDevido a pedidos, vou descrever sobre as três 3 principais fórmulas de Whey Protein, ( ISOLADO, CONCENTRADO e HIDROLISADO ). Vamos lá!

Para quem não sabe o Whey Protein é extraído do soro do leite, considerado subproduto da fabricação de queijos, o mesmo é rico em BCAAs, aminoácidos essenciais de cadeia ramificada que todos sabem que é de real importância na construção muscular e reparação das fibras que sofrem micro lesões durante o treino com pesos. Resumindo, o Whey Protein por si próprio contém BCAAs em sua fórmula.

A formulação do Whey contém os 20 aminoácidos essenciais, inclusive os componentes do BCAA (leucina, isoleucina, valina) e também a Glutamina em sua composição.

TUDO ISSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUEM BUSCA HIPERTROFIA E UM SHAPE DESENVOLVIDO. Então, não é besteira como dizem gastar com uma proteína. Observação importante: o Whey não substitui uma alimentação sólida! Ela é apenas uma válvula de escape para se conseguir chegar as gramas de proteína que o seu corpo exige para conseguir ganhar massa magra e queimar consequentemente gordura corporal.

Uma pessoa do sexo masculino para conseguir um bom shape tem que consumir cerca de 2/3 gramas de proteína por kg corpóreo, vendo isso só fazer as contas um homem de 90kg terá que consumir 180g de proteína pura ao dia, fato complicado para quem trabalha e não consegue comer tantas vezes ao dia, visando isso o Whey Protein foi criado para ajudar o atleta a bater sua meta de consumo proteico diário.

Mulheres, para um bom desenvolvimento físico, precisam consumir entre 1,5/2g de proteína por kg corpóreo, essa base pode ser aumentada em caso de atletas fisiculturistas que tem a necessidade maior de consumo de proteínas.

 

Benefícios do Whey Protein

 

Considero Whey Protein uma válvula de escape para quem não consegue consumir proteínas de alto valor biológico, para promover ganhos musculares e a queima de gordura. Para mim é um produto indispensável, já que meu tempo para extrair proteínas só da alimentação é curto, então vejo Whey Protein não como produto ilusório que promete músculos de um dia para outro e sim, como um produto eficaz para quem sabe administrá-lo e intercalá-lo a uma dieta balanceada.

Abaixo, listo alguns dos principais benefícios:

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
  • Aumento do metabolismo basal, promovendo assim queima de gorduras;
  • Aumento massa muscular magra;
  • Efeito ante oxidante, combate os radicais livres os causadores do envelhecimento precoce;
  • Comprovado que os BCAAs de sua formula ajudam no combate ao câncer;
  • Retenção de nitrogênio, promovendo aumento de volume dos músculos;
  • Recuperação dos músculos treinados em menor espaço de tempo;
  • Manutenção de massa magra e também reforça o sistema imunológico, que é fragilizado quando exposto à treinos de hipertrofia e desgaste físicos maiores;
  • Reduz significativamente as lesões pós treino.

Vamos ao que interessa, as diferenças!

 

WHEY PROTEIN CONCENTRADO

 

É a formula do Whey mais em conta que você vai achar no mercado de suplementos, pois não passa por um processo de complexo de filtragem, sua fórmula contém carboidratos, lactose, gordura e minerais, acho o uso dele bom em off season (fase de ganho de peso) e também para pessoas ectomorfo de boa avalia, já que os mesmos precisam de carboidratos e gorduras para conseguir ganhar peso devido ao metabolismo quase sempre acelerado.

O Whey Concentrado devida a baixa filtragem conserva bem frações puras de soro de leite.

 

WHEY PROTEIN ISOLADO

 

Esse tipo de formulação de Whey contém 90 a 100% de proteína pura, tudo porque seu processo de filtragem é mais rígido/complexo, sua fórmula é isenta de gordura, carboidratos, lactose e hidróxido de carbono. Tudo isso faz dessa fórmula de Whey uma proteína pura, digo PURA quando não adulteram o produto, infelizmente tem empresas que vendem Whey Concentrado falando que é isolado, isso quando o que tem no pote é só leite em pó achocolatado!

O preço de um bom isolado é caro no BRASIL, devido aos impostos, ao processo de filtragem e por proteína de qualidade custar cara no Brasil.

Se alguém te vender um Whey Isolado no Brasil por menos de 90/100 reais desconfie que tem farinha nesse Whey!

Esse tipo de Whey é recomendado a quem tem intolerância a lactose, ou para quem está em dieta restrita à carboidratos. Resumindo, em dieta de definição muscular recomenda-se usar a fórmula Isolada de Whey Protein para auxiliar a sua dieta.

 

WHEY PROTEIN HIDROLISADO

 

O mais caro de todas as fórmulas de Whey, um pote de 900g pode alcançar fácil os 300,00 reais, tudo porque seu processo de hidrólise consiste na quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos químicos ou enzimáticos.

Considero a fórmula do Hidrolisado muito parecida com a Isolada porém, com processo de digestão melhor, com melhor absorção pelo organismo. Particularmente não vejo muita necessidade do consumo de Whey Hidrolisado por quem começou a treinar a pouco tempo e nem usou se quer um concentrado na vida, deixe isso para atletas em dietas que exige o uso específico desse tipo de proteína.

O Hidrolisado só deve ser usado por atletas ou pessoas que já tem um bom tempo de treinamento e uma composição corporal madura, não vejo a mínima necessidade de um iniciante usar um hidrolisado, podendo optar por um isolado se for o caso de uma dieta para definição.

Um Nutricionista Esportivo saberá qual a melhor opção ou a hora certa de sair do Isolado para o Hidrolisado. Eu não consumo Hidrolisado por achar caro e desnecessário para meu objetivo físico e dieta atual.

Bom para se aprofundar mais no assunto eu precisaria linhas e linhas ficar mais horas e horas, mas creio que o básico e o que a grande maioria precisava saber sobre esse suplemento alimentar foi dito.

Um grande abraço e até o próximo Post!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


5 comentários em “Entenda de forma simples e direta as diferenças entre o Whey Protein Isolado, Concentrado e Hidrolisado

    1. Diego, cada item que você mencionou possui uma função e horário diferente para as ingestões.
      Acredito que esteja de acordo com a sua necessidade, sendo assim eu seguiria a recomendação da sua Nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.