14 ago

TREINO ou a DIETA, o que é mais importante?

treino_ou_dieta_Patrícia_BoniBasicamente, existem três fatores essenciais para o sucesso de quem pratica musculação, independentemente se o objetivo é ganhar massa, queimar gordura ou melhorar a performance.

Eles são:

  • Dieta (nutrição em geral);
  • Treino;
  • Descanso.

 

Embora o descanso seja de extrema importância, nesse artigo vou falar apenas sobre o treino e a dieta. Qual dos dois é mais importante?

Antes de avaliar a importância de ambos, você precisa entender uma coisa: um não funciona sem o outro!

Imagine que você decide ganhar 15 kg de massa muscular nesse ano. Você entra em contato com o melhor personal trainer do mundo e ele monta o melhor treino que você possa imaginar. O treino é totalmente compatível com os seus objetivos e com sua individualidade biológica. Você segue a risca o planejamento durante um ano, porém, não adota uma alimentação adequada, come de qualquer jeito, pula refeições, etc.

O resultado é que nem o melhor treino do mundo vai resolver o seu problema!

Por outro lado, imagine que você se consulta com o melhor FitChef do mundo e ele te passa um cardápio incrível para ganho de massa. O cardápio não tem defeitos e você sabe exatamente quantas calorias, proteínas, carboidratos e gorduras deve consumir por dia. Você segue a dieta a risca por um ano, mas deixa o treino em segundo plano, mais falta do que vai à academia, e quando vai não se esforça como deveria.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

O resultado é que nem a melhor dieta do mundo vai resolver o seu problema!

 

Mas qual é o mais importante, o TREINO ou a DIETA?

 

Como vimos acima, os dois são muito importantes e um não funciona sem o outro. Porém, podemos dizer que a dieta é mais importante e vou explicar a razão!

Em uma semana, você treina de 4 a 6 vezes e passa cerca de 1 hora na academia por dia (se estiver treinando como se deve). Então, podemos concluir que você precisa se dedicar de 4 a 6 horas por semana e sua missão está muito bem cumprida.

Agora, com a dieta, as coisas são bem diferentes. Se você quer ganhar músculos ou baixar % de gordura, precisa se alimentar de 5 a 8 vezes por dia, não pode pular uma refeição e deve cumprir o planejamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Você precisa se entregar de corpo e alma durante todo o tempo, para cumprir um plano de nutrição. É muito mais difícil seguir uma dieta do que treinar 40 minutos por dia, pois de 3 em 3 horas está lá você comendo!

Eu, adoro escrever artigos para vocês, por tanto, segue meu conselho:

“Para algumas pessoas passar em frente a um Burger King da vida é uma tremenda tentação, e muitos jogam tudo por água abaixo por uns momentos de prazer. Mas lá no fundo essas pessoas sabem que não vale a pena, e acabam perdendo o bem mais valioso, a SAÚDE.”

 

Espero que tenha ajudado!
Beijos e bons Treinos!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.