Por Dicas de Treino – 06 de julho de 2018

A Musculação para Artrose tem sido pauta das últimas notícias e pesquisas médicas. A doença é extremamente debilitante, destruindo os tecidos e impedindo o movimento na sua forma plena.
Porém, embora haja todo o quadro preocupante em relação à artrose, a verdade é que existe tratamento e que ele pode transformar a vida dos pacientes para melhor. Um desses tratamentos conhecidos há anos é o exercício físico constante.
E hoje em dia, sabe-se que, além de exercitar-se, o paciente pode e deve praticar atividades de musculação para gerar o efeito contrário da atrofia – a hipertrofia.
Por esse motivo, separamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto! Falaremos sobre as indicações para diversas partes do corpo e dos cuidados gerais necessários para evitar complicações. Confira mais abaixo o que separamos!
Antes de mais nada, precisamos explicar que a musculação para artrose tem sido recomendada como uma forma de auxiliar a diminuir os sintomas da doença – porém, isso deve ser feito com cuidado e acompanhamento médico.
O primeiro ponto que faz com que o exercício seja importante para o tratamento da doença é o fato de que a musculação pode gerar maior ganho de massa muscular. Além disso, podemos citar outros benefícios:
Quem tem artrose não só pode fazer academia como estudos recentes indicam que os exercícios são fundamentais. Quem passa pela doença sabe que essa é a primeira indicação médica. Porém, a novidade, como falamos mais acima, é a importância da musculação para a artrose.
Além dos benefícios que citamos, a academia pode ajudar a trazer o que chamamos de rigidez muscular, diminuindo as quedas e as dores comuns dos pacientes.
A importância da Musculação para Corredores (Exercícios para Corredores)
Musculação pode ajudar na Depressão: Veja como reduzir os Sintomas
Vale sempre lembrar que todo exercício físico deve ser acompanhado por um profissional e que o seu médico precisa saber quais serão eles. Separamos alguns deles para diversos tipos de artrose:
Para quem tem artrose cervical, alguns exercícios de coluna e de peito podem ajudar a diminuir os sintomas.
A musculação para artrose no ombro também passa pela mesma premissa. Exercícios em aparelhos são os mais indicados – sempre com o peso mais leve, aumentando conforme a evolução do paciente. Treinos de ombro costumam ser simples e fáceis de executar.
Já nos joelhos, exercícios de perna e até mesmo bicicleta pode ajudar a diminuir os sintomas. Além disso, os agachamentos também podem ser recomendados para esse tipo de problema. No geral, o joelho exige exercícios bem direcionados e com peso leve – aumentando conforme a melhora do paciente.
Assim como no caso da cervical, a musculação para artrose na coluna pode envolver exercícios de peito e exercícios de braço. Alongamentos e treinos funcionais ajudam bastante também nesses casos.
A musculação para artrose no quadril pode envolver agachamentos esporádicos e também musculação em todos os músculos do corpo, como ombros, peito e coluna.
No geral, o mais indicado é que o paciente faça séries em vários músculos – evitando que um fique mais trabalhado do que o outro. Mesmo que o seu tipo de artrose seja específico, a dica principal é fazer um treino generalizado.
Em relação aos exercícios aeróbicos, o cuidado deve ser redobrado, especialmente quando falamos de pacientes idosos. Isso porque a musculação exige menos do sistema cardiovascular, diferente de exercícios como corrida e até simples caminhadas. Esse é mais um dos motivos que tornam a musculação para artrose uma boa pedida.[2]
Por fim, a dica é que você converse com o seu médico e com seu treinador físico para que ele saiba das suas limitações e também das suas reais necessidades. Em caso de dores, pare o exercício imediatamente.
Assim como explicamos mais acima, quem tem artrose no joelho pode fazer agachamentos – inclusive, algumas vezes eles são indicados pelos médicos de maneira direta. Mais uma vez, lembramos da importância do acompanhamento profissional e do tratamento correto.
Jamais faça agachamentos em casa sem indicação. O risco de lesão para pacientes com artrose é muito maior e pode causar problemas sérios.
Sim! Quem tem artrose pode e deve fazer exercícios como andar de bicicleta – especialmente quem tem artrose nos joelhos. Como falamos ao longo desse texto, toda atividade física vale a pena para quem tem a doença. Obviamente, a indicação é começar aos poucos, sempre evitando excessos – subir morros, por exemplo, deve ser feito com cuidado e sempre com orientação de um profissional.
Além disso, as bicicletas ergométricas também merecem cuidado especial. Ao aumentar o peso, o paciente com artrose deve seguir recomendações e ficar de olho nas dores que pode sentir depois do exercício. Começar aos poucos é o segredo!
A musculação para artrose é essencial para quem quer ter uma vida mais saudável e feliz. Porém, jamais esqueça da importância de procurar indicação médica e de seguir seu tratamento corretamente antes de começar as séries.
Além disso, na academia, o auxílio de um professor é ainda mais importante – jamais faça exercícios sem orientação ou sem o devido cuidado com o excesso. Procure sempre respeitar o seu corpo e os seus limites para garantir a melhora dos seus sintomas!
E não esqueça: comece com pesos mais leves e aumente aos poucos – em um limite máximo de acordo com a recomendação do seu médico.
1. Antônio Augusto de Arruda Silveira Júnior, médico especialista em clínica médica
2. Arthritis Exercises: Range-of-Motion and Strengthening Workouts.
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
COMENTÁRIOS
Eu comecei a fazer atividade física, e as dores melhoraram, aprendi muito sobre a artrose...
Pra quem é mais velho este artigo é indispensável! Muito obrigado!
Muito boas as dicas, me ajudaram bastante.