02 jun

Desempenho na Musculação: 10 dicas para aumentar os Ganhos!

10 truques para aumentar o Desempenho na Musculação

Treinar adequadamente é o ponto de partida para quem pretende aumentar a massa muscular. O que trouxemos neste artigo são dicas para aumentar o desempenho na musculação. Tentamos focar ao máximo no material principal deste artigo, que são dicas para aumentar o desempenho na musculação.

Falaremos sobre alimentação adequada, dos erros que devem ser evitados, dos benefícios que a musculação pode trazer para a saúde, da importância de uma boa noite de sono e a importância de estabelecer uma rotina para que os treinos possam surtir os efeitos desejados.

Espero que que a leitura agregue valores a você e ao seu treino.

 

Benefícios da Musculação

 

Se o propósito é ganhar massa muscular, a Musculação é ideal. Ela, não apenas aumenta a massa muscular como ajuda o organismo e suas várias funções:

  • Ajuda a controlar a diabetes;
  • Beneficia a função cardíaca e respiratória;
  • Combate a celulite;
  • Ajuda na disposição física;
  • Diminui a osteoporose;
  • Diminui a quantidade de gordura no corpo;
  • Diminui as dores nas costas;
  • Gera bom humor;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a postura corporal;
  • Melhora os níveis de triglicerídeos no sangue;
  • Torna os músculos mais fortes.

 

Musculação para Iniciantes

 

Sem dúvida, a musculação é hoje uma das mais importantes atividades a ser praticada.

Os exercícios com peso são especiais, pela sua importância em preparação física, terapêutica e reabilitação, porém, ninguém pode deixar de lado a segurança.

Quem estiver iniciando deve usar cargas leves e exercícios que podem ser executados com facilidade. Esse momento de iniciação é importante que se valorize o aprendizado da técnica que vai ser utilizada para a prática dos exercícios. Apenas, não tenha pressa.

O início sempre será com exercícios para cada grupo muscular. Já, no grupo intermediário, é normal a utilização de dois exercícios para cada grupo muscular. Para os avançados são sugeridos três exercícios para os grandes grupos e dois para os pequenos. Isso tudo vai depender do intervalo entre um treino e outro.

 

Truques para aumentar o Desempenho na Musculação

 

Queremos falar essencialmente de desempenho na musculação e passar umas dicas preciosas para que você consiga atingir a sua meta na busca pelo corpo perfeito. No entanto, é importante sempre estar acompanhado de um profissional para que nada dê errado. Não faça esses exercícios sozinho.

 

1. Não perder dias de Treino

Perder dias de treino não tem desculpa. Se você está começando agora, saiba que sair da zona de conforto é buscar evolução. Portanto não dê desculpas. Isto se chama autossabotagem.

 

2. Não treinar sem Dieta

Por que todo mundo acha que apenas fazer exercícios aeróbicos sem dieta vai surtir algum efeito? Se você pensa assim é porque está na hora de reavaliar tuas escolhas. Se você estiver em busca da melhora do condicionamento físico, tudo bem, mas isso não vai queimar gordura.

 

3. Utilizar técnicas Avançadas

As técnicas avançadas com certeza ajudam a aumentar o desempenho na musculação. Elas devem ser aplicadas, dropsets, giantsets e supersets, são alguns exemplos. Mas deixamos um recado importante: o foco principal do treino para hipertrofia deve ser o progresso na quantidade de cargas + técnicas.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Bi Set – Guia sobre a Técnica + Exemplo de Treino

Tri-Sets – Guia sobre a Técnica + Exemplo de Treino

Treino em Pirâmide – Guia sobre o Método + Exemplo de Treino

 

4. Cuidados com Lesões

Ninguém entra na academia para conseguir uma lesão, portanto, edema muscular é totalmente o contrário de progresso.

 

5. Dias de Folga

Muita gente resolve tirar folga de uma semana porque foi induzido a pensar que se não parar pode vir a sofrer com o overtreining. Sem sintomas, pode continuar seus exercícios normalmente. Não tente sair pela tangente. O único prejudicado será você, pois não conseguiria obter os resultados desejados.

 

6. Alimentação

Se você se alimenta mal, não adianta tentar a lei da compensação, ou seja, aumentar a intensidade dos Treinos.

Nunca deixe de se alimentar corretamente, siga dietas especificas para seu objetivo.

 

7. Suplementação

Fazer uso de suplementos não é algo obrigatório, mas sim, com certeza eles vão acelerar os ganhos.

 

8. Aumento de Carga

Faça exercícios com a carga que você suporta e vá aumentando gradativamente e devagar. Aumentar a carga sem condições físicas só vai atrapalhar sua evolução.

 

9. Varias Refeições

Fazer várias refeições ao longo do dia nunca foi obrigatório. Se acha que precisa adequar sua alimentação aos treinos, siga as orientações de um nutricionista, com certeza o mesmo vai saber adequar a alimentação de acordo com seu objetivo e necessidade.

 

10. Descanso

Com um treino diário sugado, tendo poucas horas de sono só vai te atrapalhar. O descanso é fundamental para que você possa melhorar seu desempenho na musculação e como consequência obter mais resultados.

 

A influência da Musculação na Hipertrofia Muscular

 

Algumas pessoas são da opinião de que o treinamento de força é a única coisa que tem importância na hipertrofia, porém, esta é uma opinião equivocada, pois existe uma parte do corpo que deixa de ser treinada, e isso, compromete a hipertrofia.

É importante ressaltar que a flexibilidade é outro ponto que precisa ser trabalhada. A pessoa que não faz exercícios de flexibilidade e foca apenas na musculação corre o risco de que são baixinhas. Portanto deve haver foco nos dois: hipertrofia e flexibilidade. Não confundir treino de flexibilidade com alongamento antes das práticas do treino.

Da mesma forma que a flexibilidade é extremamente importante, ressaltamos também da necessidade de ter cuidado com ela, a pessoa que está focada demais n flexibilidade, pode desenvolver a hiperflexibilidade e não é esse o resultado esperado.

Exercitar adequadamente a flexibilidade só traz benefícios aos treinos de musculação, traz também a harmonização do corpo, além de funcionalidade.

 

E para finalizar…

Acreditamos que todos os interessados conseguirão melhor desempenho na musculação e resultados muito satisfatórios com as informações e dicas que passamos. Falamos de detalhes que fazem toda a diferença para a evolução dos praticantes durante seus treinos.

Trouxemos também a importância da flexibilidade e como ela pode ajudar nos treinos para conseguir não só um ganho de massa muscular, mas também para mostrar que estes exercícios de flexibilidade junto com os treinos de musculação traz uma harmonia, quer dizer, uma simetria ao corpo.

Agora é com vocês. Aproveitem seus treinos ao máximo e não se esqueça de pequenas coisas que trouxemos para a evolução dos seus treinos: alimentação e sono adequados, as dicas que são valiosas e que todos devem seguir.

 

 

Referências Bibliográficas

LIMA, Vitor Fernando [et. Al.] Análise de dois treinamentos com diferentes durações de pausa entre séries baseadas em normativas previstas para a hipertrofia muscular em indivíduos treinados.  Revista brasileira de medicina do esporte. v.12 n.4 Niterói jul./ago. 2006

MATTHEWS, Michael. Malhar, secar, definir: a ciência da musculação. [s.l.] : Faro Editorial.

 






DICAS RELACIONADAS


4 comentários em “Desempenho na Musculação: 10 dicas para aumentar os Ganhos!

  1. Musculação e um estilo de vida.. Eu tinha 58kg.. Hoje em dia, alcancei 101kg através de muita luta, malhando fazendo chuva ou sol…
    Determinação e tudo na vida… desde de criança, sempre desejei malhar…. cresci entrei na faculdade de Ed.Física.. ainda não me formei, mas, irei voltar..
    Musculação faz parte do meu cotidiano..
    Aviso: antes de qualquer exercícios procure um medico antes.. Não faça nada na academia por conta própria, fale com um profissional da área antes..
    E cuidado com os anabolizantes,pode lhe causar doenças..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.