A Dieta da Água com Limão funciona? (como fazer)

A dieta da água com limão funciona? (como fazer)

A dieta da água com limão tornou-se recorrente para quem quer emagrecer, as propriedades nutricionais desta fruta e a sua capacidade de ajudar a eliminar toxinas do organismo justificou a crescente popularidade deste método para perder alguns quilos.

Os nutrientes do limão realmente são poderosos, pois é rico em vitamina C que é um antioxidante e combate agentes que agridem nossas células levando ao envelhecimento precoce, também é rico em pectina, uma fibra que está associada a proporcionar saciedade, além de ter minerais como o potássio.

Para quem procura uma maneira mais saudável de perder peso recorrer a métodos mais naturais é sempre o melhor caminho, no entanto é preciso entender que apenas tomar a água com limão não vai fazer ninguém emagrecer se a alimentação não estiver balanceada, por isso existem fatores que precisam ser considerados para que a dieta da água com limão realmente ajude no emagrecimento.

No nosso artigo de hoje vamos desmistificar a dieta da água com limão e abordar qual a melhor maneira de realmente aproveitar para melhorar a saúde e conseguir perder alguns quilos, por isso fique por aqui e boa leitura!

 

Tem algum risco fazer essa dieta?

 

Antes de entrarmos nos benefícios desta dieta, é preciso alertar que consumir exageradamente o limão não garante benefícios nem para a saúde ou para emagrecer, pois pode acarretar problemas gástricos e pessoas que já tenham problemas estomacais, é melhor evitá-la, então a dieta da água com limão não é aplicável a todos.

A melhor maneira de ter benefícios desta dieta é conversando com um médico ou com um nutricionista, pois assim será possível ter a melhor orientação para cada caso.

É preciso entender também que não se deve trocar qualquer refeição por água com limão com a finalidade de emagrecer, não é assim que funciona, pois não se deve restringir refeições ou nutrientes, o corpo precisa estar abastecido para cumprir suas funções e somente a água com limão não é suficiente para prover tudo isso.

 

Porque a dieta da água com limão ajuda a emagrecer?

 

Desde que haja uma alimentação balanceada com a inclusão de alimentos integrais, redução de açúcar e gorduras e prática de exercícios físicos, a água com limão pode ser uma boa opção de acelerar o emagrecimento, confira:

# O limão tem efeito adstringente que favorece eliminar gases e o excesso de gordura.

# O limão tem também efeito depurativo que ajuda a detoxificar o organismo, fazendo uma limpeza das toxinas acumuladas, o que facilita também eliminar gorduras.

# Esta fruta ajuda na salivação contribuindo para uma digestão mais facilitada dos macronutrientes ( carboidratos, gorduras e proteínas).

# Ajuda o organismo a absorver minerais como ferro, cálcio, potássio,etc.

# Combate vírus e bactérias porque é rico em vitamina C e protege o sistema imunológico.

# Proporciona mais saciedade devido a presença da pectina e combate a ansiedade em comer.

 

Dieta da água com limão e a ciência

 

O limão contém polifenóis, que são antioxidantes e estes componentes segundo estudo publicado pelo Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition(2008) são capazes de evitar que a gordura corporal aumente.

Este estudo foi realizado com ratos e ainda são necessários mais ensaios clínicos para contribuir com tal afirmação.

Benefícios da Água com Limão em Jejum para Emagrecer
Como funciona a Dieta da Água com Limão para Emagrecer

Já em outro estudo publicado na revista Nutrition and Metabolism (2006) ficou demonstrado que praticantes de atividades físicas que apresentaram maior quantidade de vitamina C queimaram gorduras com maior eficiência do que aqueles com menos nível de vitamina C.

Portanto o limão que é rico nesta vitamina potencializa a queima de gorduras durante exercícios físicos.

 

Como fazer a dieta da água com limão?

 

Primeiramente deve-se praticar uma alimentação equilibrada, isso quer dizer reduzir doces, frituras, farinha branca, refrigerantes e consumir mais frutas, alimentos integrais, gorduras boas como abacate, frutas oleaginosas(nozes, etc), cereais como aveia, gérmen de trigo, granola sem açúcar, etc, linhaça e chia.

A versão mais praticadas da dieta da água com limão é esta:

# Tomar ao acordar um copo de água gelada com 1 limão espremido e tomar também antes do almoço e jantar.

# Em jejum o limão vai ajudar a eliminar toxinas, antes das refeições vai proporcionar mais saciedade e diminuir a fome.

# A água gelada tem efeito termogênico porque o organismo vai gastar calorias porque terá que aumentar a temperatura corporal.

Lembrando que além de fazer uso da água com limão é de extrema necessidade manter o equilíbrio na alimentação e fazer atividades físicas, é desta maneira que a dieta da água com limão vai fazer efeito.

Nenhum método de emagrecimento funciona sozinho, a composição sempre terá a inclusão da mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

 

Para finalizar…

Assim como qualquer outro método de emagrecimento, a dieta com água e limão funcionará quando estiver associada a uma alimentação balanceada e adequada em nutrientes e calorias juntamente com a prática regular de atividades físicas por no mínimo 40 minutos 3 vezes por semana.

Esperamos que nosso post tenha respondido suas dúvidas a respeito deste tipo de dieta e que tenham gostado do que aqui foi demonstrado.

Não esqueçam de compartilhar com os amigos!

 

Referência

Moraes, F. (2007). ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Eletrônica De Farmácia, 3(2).

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorFraqueza no período de menstrual? Fazer exercício sim ou não?
Próximo artigo6 diferenças entre o Treino do Homem e da Mulher (fique ligado)
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Amei as suas explicações. As informações foram muito úteis para mim. Realmente, sem uma alimentação balanceada, não se consegue o efeito desejado. Tem que ser o conjunto. Obrigada por compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui