A importância de se Exercitar no Período de Isolamento

A importância de se Exercitar no Período de Isolamento
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Academias fechadas, isolamento social e trabalho remoto estão entre as medidas de contenção da escalada do novo coronavírus.

A mistura de vários comportamentos que saem da rotina da qual a maioria das pessoas já estavam habituadas podem acarretar a inatividade.

Sendo assim, exercitar-se neste período de isolamento (mais conhecido como quarentena) além de ser uma distração para o sistema neurológico, ajuda diretamente no sistema imunológico.

Outro ponto a ressaltar é que com o estresse acumulado por ficar em casa, a compulsão por alimentos de alto índice glicêmico é maior, ou seja, aumenta o consumo de chocolates, massas, refrigerantes, balas, etc.

Então, para controlar a ansiedade e não abusar da alimentação, o ideal é manter-se saudável, com uma alimentação regada a carboidratos bons, proteínas, legumes e verduras.

É de suma importância manter os hábitos saudáveis, mesmo estando em casa.

A atividade física contribui para a redução do risco de morte relacionado às doenças cardíacas, à diabetes, e ainda ajuda no combate à depressão, ansiedade e estresse, dentre outras questões psicológicas.

Veja Também:

Os exercícios que usam o próprio peso corporal, e também aqueles que podem ser adaptados com alguns objetos podem manter o condicionamento físico e a flexibilidade neste período.

No entanto, faz-se necessário respeitar os variados perfis e faixas etárias de cada um.

É importante frisar ainda que sedentários devem iniciar a atividade física de forma leve e orientada, respeitando suas limitações e restrições físicas.

Exercícios de baixo impacto são direcionados para idosos, gestantes e crianças. Já quem está acostumado com as atividades físicas, podem começar a prática com um alongamento e depois com exercícios de fortalecimento de forma adaptada, caso não tenha nenhum equipamento que possa auxiliar na atividade.

Porém, e quem não tem espaço para a prática de atividade física em casa?

Caso o indivíduo optar pela prática na “rua”, recomendamos que vá para áreas abertas, como praças e pista de caminhadas, e que tome algumas precauções: manter distância de dois metros das pessoas, e levar sua própria garrafa de água e álcool em gel se necessário.

 

Adaptações de Exercícios

 

Como manter uma rotina equilibrada com exercícios físicos em meio à quarentena e sem equipamentos adequados?

A resposta é simples: dá para substituir os equipamentos normais presentes nas academias com itens que se tem em casa, como pacotes de arroz e feijão; garrafas PET com água para exercícios com carga; cabos de vassouras; toalhas para apoios e alongamentos; cadeiras; degraus de escadas e, o peso do próprio corpo.

Além disso, os aplicativos de treinos são uma boa pedida neste momento, pois o mesmo disponibiliza variedades de exercícios explicativos. Nos últimos dias foram disponibilizados vídeos e lives nas redes sociais para ajudar a população.

Mas vale lembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física a pessoa não pode ter restrições ou contraindicações médicas.

De acordo com artigos científicos, a prática de atividade física regular aumenta o número de linfócitos, responsáveis por destruir células infectadas por vírus, protegendo o corpo. Logo, se mexer é uma das melhores opções nesta quarentena.

Veja Também:

 

Exercícios em Casa

 

Primeiramente o ideal é a usar a criatividade no treinamento, abordando inúmeros exercícios para todos os músculos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o recomendado é fazer 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana.

O treino em casa pode também ser dividido assim como na academia, como por exemplo: na segunda-feira, superiores e na terça inferiores, sempre alternando, de modo mais flexível.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Confira abaixo algumas dicas de exercícios nas quais podem ser executados em casa durante essa pandemia.

Vamos lá!

 

# Faça exercícios que trabalha o corpo completo: membros inferiores, superiores, tronco e aeróbicos, além de agachamentos livres, afundos e panturrilhas.

# Alongar-se antes do treino pode ajudar em uma maior flexibilidade.

# Exercícios de agachamento podem ser adaptados como sentar-se e levantar-se de uma cadeira ou isométrico encostado na parede.

# Exercícios para as panturrilhas podem ser feitos nos degraus de uma escada.

# Para os membros superiores dá para fazer flexões de braço.

# Para as costas pode ser realizados exercícios como remadas curvadas, utilizando pacotes de arroz ou feijão e garrafas com água.

# Exercícios para bíceps, tríceps e ombros também podem ser feitos com esse tipo de carga.

# Para o tronco pode realizar diversos tipos de abdominais e pranchas isométricas para fortalecimento do core.

# Para a parte aeróbica pode ser feitos polichinelos, corda, corridas estáticas ou ainda subir e descer escadas.

# Para os idosos, gestantes e crianças é recomendado elevação lateral dos braços, elevação frontal, abdominal, bicicleta imaginária, elevação das pontas dos pés e corrida estacionária. Isso, sempre mantendo cuidado para evitar quedas.

# Para quem já pratica exercícios físicos regularmente, estão entre as atividades que podem ser feitas em casa: pular corda, flexão de braço, barra fixa, mergulho no banco, prancha no solo, agachamento, bíceps, elevação lateral e frontal de braços, abdominal, polichinelos, bicicleta imaginária, elevação de ponta de pé, corrida estacionária, etc.

Segue abaixo um vídeo com exercícios para fazer em casa:

 


(Por Exercício em Casa via YouTube)

 

Observações Importantes

 

Nesse momento, usar a criatividade é muito importante para tornar a atividade física em casa mais atrativa, até porque movimentar-se vai ser uma distração.

Entretanto, antes de realizar qualquer tipo de atividade física o ideal é procurar um profissional qualificado para orientar e explicar a execução do movimento.

Agora para quem já pratica atividade física regularmente e se não de adapta muito bem a poucas cargas, indicamos que além de fazer as adaptações, pode adquirir para incrementar o treino utensílios como caneleiras, colchonete, barras, cargas, bolas e elásticos.

Veja Também:

A importância de manter uma rotina equilibrada neste período de isolamento social é fundamental.

Também, dormir bem, controlar o estresse e ter uma boa alimentação é essencial. Portanto, mantenha o corpo ativo nesta quarentena, pratique exercícios físicos.

Mexa-se!

 

Nossas dicas foram úteis para você? Então curte e compartilhe!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui