Por Juliana Pansardi – 20 de julho de 2014

Alguns alimentos, principalmente as frutas, verduras e legumes, se destacam por apresentar uma variedade muito rica em nutrientes, ou por apresentar algum precioso componente com impacto positivo sobre a saúde.
Vamos conhecer 8 alimentos úteis para os corredores, tanto para melhorar a saúde quanto para acelerar o desempenho durante os treinos e competições. Escolha os alimentos de sua preferência e introduza na sua rotina alimentar com mais frequência.
AVEIA: é um alimento altamente energético e rico em vários nutrientes. Sua alta concentração de vitaminas do complexo B é excelente fonte de carboidratos complexos, auxiliam na produção de energia durante a corrida. Sua fibra solúvel, a betaglucana, apresenta comprovados benefícios à saúde, entre eles, a regulação do transito intestinal e dos níveis de glicose sanguínea, além de reduzir o colesterol LDL. O ideal é consumir de 2 a 5 colheres de aveia por dia para obter seus benefícios.
BATATA DOCE: este super alimento da roça, reúne dois importantes aliados à corrida: uma ampla fonte de antioxidantes (vitamina C, E e betacaroteno) e um altíssimo teor de carboidratos. Portanto, além de ser fonte de energia para o trabalho muscular, ajuda a evitar lesões e atua na defesa do organismo. Suas fibras atuam prolongando a sensação de saciedade. Uma unidade de batata doce atinge 50% da recomendação diária de betacaroteno.
CHÁ VERDE: importantíssimo coadjuvante da saúde, de todos seus benefícios, o que mais se destaca é na prevenção do câncer, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e auxiliar no tratamento de perda de peso. Os flavonoides do chá verde possuem potente efeito antioxidante, que equilibra o excesso de radicais livres que são produzidos em dias de longas corridas.
A quantidade necessária para que os efeitos do chá verde se manifestem, é de 4 a 5 xícaras ao dia, mas apenas uma xícara diária já produz benefícios. Para suavizar o sabor, pode ser preparado com especiarias como a erva doce, a camomila ou até mesmo para os dias quentes, ser acrescido de limão.
CEBOLA: considerada um dos melhores alimentos do mundo, a cebola é uma excelente fonte de magnésio. Além do magnésio, a cebola possui uma substância chamada quercetina, importante anti-inflamatório, competente contra os radicais livres e na redução do colesterol ruim (LDL). Sendo uma ótima opção para compor as preparações do corredor após a corrida.
A cebola roxa possui mais quercetina que a cebola branca comum. Basta caprichar no cozimento para reduzir seu sabor acentuado, evitando o cozimento em água (elimina os efeitos da quercetina) e preferindo refogar, grelhar ou assar. Uma cebola média possui aproximadamente 50% da recomendação diária de magnésio.
SEMENTE DE LINHAÇA: esta semente provou seu super potencial em diversos estudos científicos. Dentre suas principais propriedades destacam-se o efeito anti-inflamatório, a defesa imunológica e a presença da lignana, essencial papel antioxidante. Utilizada também na redução dos níveis de triglicerídeos.
Se adicionar 1 colher de sopa de linhaça no seu dia a dia, os nobres benefícios do ômega 3 entrarão em ação. Para que as lignanas e o ômega 3 possam ser melhor aproveitados, é preciso romper a casca resistente da linhaça, por isso a necessidade de triturá-la no processador ou liquidificador imediatamente antes do seu consumo (podendo aproveitar até no máximo 3 dias).
SALMÃO: além de ser saboroso, este peixe de águas profundas é uma excelente fonte de ômega3 e proteínas. Suas propriedades o tornam um dos melhores alimentos para a recuperação muscular, ajudando a reparar nas fibras musculares os danos provocados pelo exercício, agindo como anti-inflamatório.
Pode ser consumido cru na salada, como sashimi, assado ou grelhado com molho de maracujá. Um filé de salmão atinge 100% das recomendações diárias de ômega 3.
QUINOA: é um cereal que possui propriedades diferenciadas dos demais, por ser considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um dos cereais mais nutritivos do mundo.
Sua importância para o corredor destaca-se pela sua super combinação de aminoácidos, superior à de outros cereais. É um diferencial para os vegetarianos, que podem se beneficiar destes aminoácidos que são menos frequentes entre os alimentos de origem vegetal. Além de fornecer os aminoácidos essenciais, é rica em fibras e possui baixo teor de gordura, já que os alimentos de origem animal (fontes de aminoácidos) são pobres em fibras e ricos em gordura.
NOZ PECÃ: rica em gordura poli-insaturada (gordura saudável). Esta oleaginosa também destaca-se pelo teor de selênio, magnésio, fibras, vitamina E e potássio, que além de protegerem a integridade da membrana celular, reforçam as defesas antioxidantes do organismo e contribuem para a reposição dos eletrólitos perdidos no suor, durante as corridas. A ingestão de 4 nozes já é suficiente para promover seus benefícios.
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
A gordura no fígado é conhecida tecnicamente como esteatose hepática e tem se tornado um…
A Polícia Civil do Paraná desarticulou um grupo suspeito de movimentar milhões com o tráfico…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
Vale Mais a Pena Comprar Ovos ou Albumina? Essa é uma dúvida muito comum, e…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
COMENTÁRIOS
Muito bom o site, me ajudou muito em um trabalho da faculdade sobre nutrição esportiva. Parabéns!
Quem precisa perder peso, antes de treinar pode comer batata doce?
Perfeita as dicas do site, cada dia aprendendo mais!