10 Alimentos Detox para Emagrecer que não podem ficar de fora da Dieta!

Lista de alimentos detox para Emagrecer
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Nosso organismo recebe muitos resíduos que podem sobrecarregá-lo diariamente como agrotóxicos, metais, aditivos químicos, tudo isso é proveniente daquilo que consumimos em nossas refeições, contamos com um sistema do próprio organismo para eliminar tais resíduos, mas também podemos consumir alimentos detox que ajudarão a eliminar esses produtos que causam toxicidade.

Os alimentos chamados detox ajudam tanto neste processo como para perda de peso, porém é preciso entender que o o que é chamado de alimentos detox na verdade são alimentos ricos em antioxidantes que defenderão o organismo dos radicais livres e fibras que farão o intestino funcionar melhor.

Estes alimentos favorecem a eliminação de líquidos por serem diuréticos e poderão acelerar o metabolismo porque alguns são termogênicos e tudo isso ajuda na perda de peso e na eliminação de toxinas, mas quem faz todo o trabalho de detoxificação são os rins, fígado, pulmões, sistema linfático.

Se o objetivo é emagrecer é preciso deixar bem claro que além de incluir estes alimentos, é necessário investir em uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regulares e procurar um médico para fazer exames específicos e um nutricionista para dar as devidas orientações.

Nunca se deve sair por aí fazendo dietas restritivas, que causarão frustração, angústia, muita fome e estresse, isso não vai ajudar ninguém, não é mesmo?

 Nunca houve tantos tipos de dieta para emagrecimento e mesmo assim a porcentagem de obesos cresce no mundo, alguma coisa está errada não acham? As dietas restritivas contribuem com a obesidade sim e você vai entender o porquê mais adiante.

A melhor maneira de perder peso é tendo equilíbrio, bom senso e não fazer desta a coisa mais importante da vida.

Alimentos detox ajudam? É claro que sim e é sobre isso que falaremos neste post, por isso não saia daí!

 

Por que dietas restritivas são prejudiciais?

 

Como aqui gostamos de passar uma informação mais completa, antes de falarmos dos alimentos detox, vamos mostrar como a ciência comprova que dietas restritivas não ajudam emagrecer saudavelmente e ainda contribuem para o ganho de peso.

Dietas restritivas são aquelas onde se excluem vários alimentos, ou um grupo inteiro de alimentos como carboidratos.

A restrição alimentar só é necessária em casos como alergias alimentares como na doença celíaca onde é altamente prejudicial consumir alimentos com glúten por exemplo.

Quando não há necessidade de restrição organismo fica alterado e a fome aumenta após parar de fazer a dieta, o cérebro entende que há falta de comida e aumenta a vontade de comer aquilo que foi proibido e isso é uma porta de entrada para compulsões por doces por exemplo.

Leia também:

Receita de Suco Detox para Tomar a Noite

Receita de suco Detox Seca Barriga

Melhores horários para beber Suco Detox

Receita de Suco Detox para Emagrecer Rápido

Receitas de Suco Detox de Maracujá para Perder Peso

Receita: Suco Detox de Melancia com Gengibre para Emagrecer

Suco Detox Abacaxi: Receitas de Suco Detox para Perder Peso

Suco Detox de Couve com Limão e Gengibre para Emagrecer

20 Alimentos que ajudam na Perda de Peso

10 Alimentos para comer Antes de Dormir (para Hipertrofia Muscular)

O que comer antes do treino para emagrecer? (Principais Alimentos)

Ninguém consegue viver eternamente de dieta e isso é o que ocasiona o temido efeito sanfona, pois ao voltar para a alimentação original o organismo vai acumular as calorias perdidas no tempo de restrição e vai querer recuperar o tempo perdido aumentando a vontade daquilo que não pôde consumir naquele período.

Para que isso não aconteça é preciso eliminar a culpa em comer para comer com equilíbrio, sem exageros e sempre respeitando nossa fome e saciedade, além de entender quando temos fome fisiológica e quando a fome é emocional.

As dietas restritivas não dão certo porque o nosso sábio cérebro não permite a restrição alimentar por um longo período de tempo.

 

 

10 alimentos detox  para ajudar na Perda de Peso

 

 

Todo mundo tem uma avó ou uma mãe que adora receitar chazinhos para vários tipos de problemas e muitos são realmente ótimos e como não poderia faltar na nossa lista o primeiro dos alimentos detox para emagrecer são alguns chás.

 

#1 – Chás

Chá de camomila: esta erva contribui para a diurese e serve também de calmante, tirando a ansiedade por comida e acalmando também o estômago.

Chá verde: rico em antioxidantes, protege o organismo dos radicais livres, é termogênico acelerando o metabolismo e também diurético.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Chá de cavalinha: evita o inchaço porque é diurético, aumenta a eliminação de líquidos.

Chá de carqueja: é antioxidante e diurético.

Chá de hibisco: tornou-se famoso por ser um ótimo diurético, é também rico em antioxidantes.

Obs: Estes chás devem ser consumidos na forma de suas folhas secas ou frescas, os sachês passam por um processo de produção que eliminam grande parte de suas propriedades.

 

#2 – Abacaxi

Esta fruta tem bromelina, uma enzima que induz a produção de componentes fisiológicos que combatem inflamações evitando assim o inchaço, além de ser eficiente para prevenir o crescimento de tumores.

O abacaxi também é rico em fibras que ajudam o funcionamento do intestino e é diurético, este é um dos alimentos detox que faz parte de muitas receitas de sucos detox também.

 

#3 – Gengibre

Esta especiária tem muitas funções no organismo, uma delas é agir como anti inflamatório natural, além de ser antioxidante e acelerar o metabolismo por ser termogênico, ajuda o fígado a se livrar de resíduos.

 

#4 – Açafrão ou Cúrcuma

Este tempero é um ótimo reforço para o sistema imunológico porque é repleto de antioxidantes, tem efeito anti inflamatório e protege o fígado.

 

#5 – Maçã

É uma fruta com efeito adstringente, ela absorve as gorduras do fígado e ajuda a controlar os níveis de colesterol, é rica em pectina, uma fibra que ajuda a combater a prisão de ventre e ajuda no trânsito intestinal, também provoca maior saciedade, além de ser rica em cromo, um mineral que diminui a fome,  além de ser rica em antioxidantes.

Para ter os benefícios da fibra mais acentuados, é preciso consumi-la com casca.

 

#6 – Couve

Como toda folha verde, é rica em clorofila, pigmento antioxidante que neutraliza efeitos tóxicos.

A couve também é rica em fibras, melhora a oxigenação e tem capacidade anti inflamatória, reduzindo inchaços.

Este é um dos mais famosos alimentos detox e não poderia ficar de fora.

 

#7 – Limão

Ajuda na digestão, o que facilita o trabalho do fígado, tem fibras e facilita o trabalho do intestino, é rico em vitamina C e antioxidantes, evita inchaços.

 

#8 – Berinjela

Sua maior composição é de água por isso ajuda na função intestinal e também age como um diurético.

Ajuda a eliminar as gorduras do fígado, controlando o colesterol.

 

#9 – Melancia

Esta fruta tem bastante água e fibras, por isso ajuda como diurético e também o intestino a funcionar melhor, eliminando assim o inchaço causado por inflamações.

A melancia também é rica em licopeno, um poderoso antioxidante que evita a formação de alguns tumores.

 

#10 – Grãos Integrais

Estes grãos são ricos em fibras que retardam a fome, pois dão sensação de saciedade e demora mais tempo para que o estômago fique vazio.

Isso vale para todos os grãos e sementes como o amaranto, linhaça, chia e quinoa.

Estes alimentos permitem que o intestino trabalhe com maior regularidade, o que facilita a eliminação de resíduos tóxicos e gorduras.

 

Dica Bônus

 

A água é fator fundamental para fazer um detox em qualquer tempo no organismo, além de ser super importante seu consumo também quando consumimos muitos alimentos diuréticos, pois é preciso repor os sais minerais que eliminamos.

A água purifica o organismo, ajuda o intestino funcionar e participa de vários processos fisiológicos, por isso não adianta se entupir dos alimentos detox acima se o consumo de água for insuficiente, pois este líquido precioso serve também de condutor para levar os nutrientes até o trato digestivo.

Outro fator importante é eliminar o máximo possível o consumo de alimentos ultraprocessados pois eles são ricos em sódio que causa inflamação, açúcar, aditivos químicos para melhorar a textura, aroma e sabor, além de conservantes e isso sobrecarrega o organismo diariamente.

O melhor é procurar fazer uma alimentação mais natural, como verduras, legumes, frutas, carnes magras, peixes, comida caseira e não aquela comprada no freezer do supermercado ou aquelas embaladas, ok?

 

Aqui finalizamos, esperando que tenham gostado das informações que foram compartilhadas neste post!

Compartilhem com os amigos! E nos contem o que acharam!

Nos vemos em breve!

 

Referência

Betoni, Fernanda, Skzypek Zanardo, Polachini, Ceni, Giovana Cristina, Avaliação de utilização de dietas da moda por pacientes de um ambulatório de especialidades em nutrição e suas implicações no metabolismo. ConScientiae Saúde [en linea] 2010, 9 (Sin mes).

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui