23 ago

Benefícios do Matchá na Perda de Peso

Benefícios do Matchá na Perda de Peso

Muito se tem ouvido falar sobre os benefícios do Matchá, uma espécie de variação do chá verde comum. Suas propriedades excelentes para a saúde são mais concentradas e prometem trazer melhorias para o organismo como um todo.

No texto de hoje, vamos explicar melhor o que é o famoso Matchá, como ele deve ser ingerido e se há alguma alternativa saudável para ele – que seja mais acessível e tenha as mesmas vantagens.

Vamos explicar também sobre suas ações na perda de peso e na construção de massa magra de uma forma geral. Confira mais abaixo o que separamos!

 

O que é Matchá?

 

Antes de Falarmos mais sobre os benefícios do Matchá, temos que entender o que ele é. Basicamente, trata-se de um chá produzido com as folhas do chá verde comum, porém, mais jovens e, por isso, teoricamente mais concentradas.

No geral, o Matchá é usado tanto quanto o chá verde original – e os seus benefícios costumam ser bastante parecidos, para não dizer iguais. O que vai mudar na prática é a quantidade de cada um. No caso do matchá, não é preciso consumir quantidades grandes para garantir os mesmos efeitos. (1)

Por outro lado, é preciso uma certa cautela pelos mesmos motivos. Consumir em excesso o Matchá pode trazer problemas digestivos, já que ele é hiper concentrado. Como tudo na vida, é preciso dosar e evitar os excessos.

 

Benefícios do Matchá

 

Vamos falar um pouco dos benefícios do Matchá, porém, sempre lembrando que todos eles são válidos quando falamos do chá verde tradicional. Ambos são basicamente o mesmo produto, sendo um deles com maior concentração de nutrientes. Isso é importante de ressaltar, já que muitas pessoas podem exagerar no consumo do Matchá sem necessidade.

Procure sempre um nutricionista para garantir que sua saúde se mantenha intacta. Vamos aos principais benefícios do matchá:

 

Ação Antioxidante

Sem dúvidas, esse é o primeiro e mais conhecido benefício do Matchá. Sua ação antioxidante é excelente e ele é considerado um grande aliado nesse sentido. O que isso significa na prática? Significa que o matchá pode ajudar a livrar o organismo de toxinas comuns da má alimentação, além de ajudar a prevenir uma série de doenças.

 

Ação Termogênica

Outro grande benefício do Matchá é sua ação Termogênica. Isso significa que ele é capaz de aumentar a temperatura corporal e, com isso, ajudar a acelerar o metabolismo, gerando maior queima de gordura e aumento da massa magra.

Os alimentos termogênicos são altamente indicados para quem precisa perder peso. Além do chá verde, temos outros exemplos, como a pimenta, por exemplo. Obviamente, é necessário um equilíbrio para que seja possível dosar a quantidade ideal de cada um deles.

 

Concentração e foco

Muitas pessoas sabem que o Chá verde, assim como o Matchá são excelentes formas de se manter atento e concentrado. Isso acontece basicamente devido a ação estimulante de ambos, o que os tornam excelentes aliados para o pré-treino.

Nesse caso, é válido consultar um nutricionistas para que ele possa indicar a quantidade ideal para o seu caso – e ainda possa ajudar a aliar o chá com algum outro suplemento, como os de proteína, por exemplo.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Receita de Chá para Emagrecer

Conheça os Benefícios do Gengibre para o Corpo

Como fazer Termogênico Natural: dicas essenciais (+ receitas)

Colágeno: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar

Esses são alguns dos benefícios do Matchá. Além deles, há estudos que indicam sua relação com a diminuição da pressão arterial e também com a prevenção do envelhecimento precoce.

O Matchá também pode ajudar a diminuir sintomas da depressão, devido a sua ação energética que já citamos mais acima. Porém, todos esses benefícios ainda estão em fase de estudos e precisam de mais respaldo científico para serem afirmados com certeza.

 

Como se prepara o Matchá?

 

O Matchá pode ser encontrado em pó ou em mesmo em folhas naturais. Por isso, o modo de preparo irá depender exclusivamente de como ele é comprado. Em geral, basta ferver uma quantidade boa de água com uma colher de Matchá ou com algumas das suas folhas.

Deixe o chá soltar suas propriedades e beba ainda quente. A dica é tomar apenas um copo por dia – já que o Matchá é um pouco mais concentrado do que o chá comum.

 

Como tomar o Matchá?

 

Como explicamos, é preciso cautela para não exagerar nas quantidades. Em geral, as quantidades estão entre uma a duas xícaras no máximo. Embora ele seja muito benéfico para quem quer perder peso e para quem deseja ganhar massa magra, o seu excesso pode causar problemas, como:

  • Diminuição da pressão arterial.
  • Efeito diurético excessivo.
  • Problemas digestivos e dores de estômago.

 

Essas são alguns dos possíveis malefícios do Matchá. Precisamos também citar as contraindicações:

  • Mulheres grávidas devem evitar o excesso e só consumir o matchá com indicação médica.
  • O mesmo vale para lactantes.
  • Quem sofre com pressão baixa precisa ter cautela com a dosagem, especialmente se for consumir o Matchá de forma quente e natural, ou seja, com o chá feito diretamente com as plantas.

 

Onde encontrar o Matchá?

 

O Matchá pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais. Porém, é preciso cautela com a procedência das folhas ou mesmo do pó – não é comum encontrá-lo dessa última forma.

Para quem busca produtos de qualidade para comprar na internet, é recomendável continuar com o uso do chá verde tradicional. Como explicamos, ele tem as mesmas propriedades do Matchá, além de dosagem segura pré-estabelecida.

Tomar o Matchá sem indicação médica e em grandes quantidades pode causar problemas. Em caso de dúvidas sobre o quanto tomar ou de desejo de tentar encontrar uma alternativa saudável e já testada inúmeras vezes, indicamos o Chá Verde da Growth Supplements, clique aqui para conferir!

 

Para finalizar….

Se você ainda tem dúvidas sobre o Matchá e quer entender melhor sobre seus efeitos, sugerimos que fale com um nutricionista de confiança para que ele possa indicar a melhor quantidade para o seu caso.

No geral, o uso do chá verde tem os mesmos benefícios do Matchá, com a vantagem de ser um tipo de produto já testado feito em larga escala – com opções em pó, por exemplo.

Para quem treina, qualquer excesso é prejudicial, mesmo que sejam excessos de vitaminas e nutrientes. Fique sempre atento!

 

Referência

1. Nutricionista Karin Honorato

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.